Procurando por dicas de livros sobre empreendedorismo? Pois saiba que não é o único com esse objetivo! Afinal, quem pensa em abrir um negócio, explorar diferentes nichos de consumo, investir no comércio online ou mesmo reinventar antigas empresas está sempre em constante busca de conhecimento, informação e tendências do mercado.

Extensivo 2023

Pensando nisso, resolvemos dar aquela força e complementar a sua leitura com obras que debatem a fundo o que é empreender e como ter sucesso nessa jornada. Preparado para anotar as sugestões? Então vamos lá!

Livros sobre empreendedorismo

A seguir, trouxemos uma lista com 10 títulos muito interessantes sobre empreendedorismo para você que tem interesse na área. Acompanhe! 

De zero a um

Para começar, este livro promete mudar a sua forma de ver o que é a competitividade do mercado e como ela influencia todos os setores. Para isso, ele discute inovação de uma forma crítica, mostrando o erro de muitas pessoas que querem montar um negócio: focar em reproduzir o que está dando certo em outros empreendimentos.

A partir daí, o autor se aprofunda na importância de construir algo próprio para conseguir destaque e atração do público consumidor, mesmo que seja arriscado e vá à contramão dos seus concorrentes.

Empreendedorismo para subversivos

Por outro lado, esta obra traz uma história autobiográfica de um profissional que, mesmo bem-sucedido, decidiu abrir mão da carreira e apostar todas as fichas em uma empreitada: a abertura de um negócio.

No desenrolar da narrativa, vemos como a capacitação técnica, o planejamento empresarial, a prospecção de capital e a definição de público-alvo fazem a diferença para quem está começando uma atividade sem experiência.

O mito do empreendedor

Outro dos melhores livros sobre empreendedorismo, este resolve colocar por terra aquelas percepções equivocadas e fantasiosas sobre o que é empreender e administrar um negócio.

Entre os principais pontos desmistificados, está justamente a ideia de que o empreendedor é alguém que faz tudo sozinho, quando, na verdade, é o oposto. Ele precisa de uma equipe bem-qualificada e capaz de assistir aos planos e ações que ele tem. Para tanto, o autor se aprofunda e mostra como selecionar e investir nos seus parceiros comerciais.

Pare de pensar como empregado

Neste título, o autor explora as características que fazem um bom empreendedor e o diferenciam de um profissional regular — isto é, aquele que construirá a carreira como colaborador de uma empresa.

Como complemento, ele traz dicas e estratégias para quem deseja mudar o próprio perfil e capacitar-se para gerenciar empreendimentos, fechar negócios, elaborar projetos etc.

Vai lá e faz: como empreender na era digital e tirar ideias do papel

Aqui, o leitor é apresentado às possibilidades que os empreendedores têm com os recursos da internet: sites, blogs, redes sociais, plataformas de serviços, e-commerces etc.

Daí em diante, ele traz um debate estimulante sobre como se destacar em um cenário marcado pelas mudanças tecnológicas e no qual as ideias criativas estão em falta.

Eligis - teste vocacional e profissional

Empreendedorismo feminino: protagonistas em ação

Além do que já foi falado, não poderia faltar dicas de livros sobre empreendedorismo feminino.

Esta obra é um perfeito exemplar, onde podemos encontrar cerca de 30 relatos de mulheres que decidiram mudar o curso da carreira e ingressar no mercado, não como profissionais que representam as marcas já existentes, mas como nomes que carregam inovação, tecnologia e diversidade comercial.

Em paralelo, aprendemos sobre as dificuldades que elas tiveram no início de cada empreitada e como superaram o sexismo com o qual lidam na sociedade e no trabalho.

Negocie como se a sua vida dependesse disso

Este é um livro dinâmico que aborda a importância de fazer acordos que não só tenham o aparato financeiro e legal desejados, mas que realmente cumpram com o objetivo de impulsionar a sua empresa.

Para tanto, ele discute como se relacionar de forma produtiva e assertiva com parceiros, fornecedores, investidores, concorrentes e, é claro, consumidores.

Satisfação garantida

Esta é outra excelente opção entre as dicas de livros sobre empreendedorismo. Isso porque ele trata de um assunto que nem sempre é foco da leitura de quem quer empreender: a percepção de quem trabalha com você.

Como o autor defende nas mais de 250 páginas, não basta traçar ações de engajamento com o público consumidor, estratégias de marketing para divulgação na mídia e pesquisas mercadológicas para avaliação de concorrentes. É preciso deixar a equipe alinhada e satisfeita com o trabalho que ela realiza.

Da ideia ao bilhão: estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras startups

O nono livro da nossa lista aborda um dos modelos de negócio que mais têm crescido no país, as startups, e o que o empreendedor precisa para conquistar um mercado, muitas vezes, dominado por companhias sólidas e tradicionais.

Para isso, ele traz uma série de exemplos de startups bem-sucedidas e realiza um estudo de caso, expondo os desafios, os acertos e as estratégias comerciais que permitiram que elas fossem economicamente rentáveis.

Gente de resultados: manual prático para formar e liderar equipes enxutas de alta performance

Para encerrar, neste título, o empreendedor é desafiado a fazer um exercício de autoavaliação sobre o tipo de liderança que ele vai exercer no próprio negócio.

Em seguida, a obra traz diversas medidas e sugestões que vão permitir não só uma cultura organizacional harmônica, mas, acima de tudo, a definição de uma equipe comprometida com o sucesso do seu empreendimento.

Depois de conhecer nossas dicas de livros sobre empreendedorismo, certamente, não vai faltar o que ler nos próximos dias? Por isso, aproveite esses momentos de leitura para se desenvolver como profissional, ter uma visão mais sistêmica do mercado e avaliar as ações e estratégias que podem impulsionar o seu futuro negócio.

Gostou do texto? Seguindo o mesmo tema do seu interesse, agora, que tal conferir os cursos de Empreendedorismo que você pode fazer para turbinar o seu currículo?

Extensivo 2023
Você pode gostar também