A leitura, por si só, já é uma atividade ótima. Mas ler sobre uma área na qual você quer construir uma carreira tem um gostinho especial. Afinal, você aprende, expande os seus conhecimentos, ganha novas referências e ainda conhece mais sobre o mercado de trabalho. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de livros de Psicologia.

Extensivo 2023

Fique atento, pois elas reúnem um conteúdo bem diverso, que vai lhe permitir aprofundamento na área e compreender desde a história e as abordagens psicológicas até os campos de atuação que ela tem. Acompanhe!

Melhores livros para quem gosta de Psicologia

Começamos as nossas dicas de livros de psicologia com uma seleção de títulos que é essencial para entender não só o que é ser humano, mas, principalmente, como se relacionar e promover bem-estar àqueles que precisam. São eles:

  • Ética na Psicologia — apresenta as principais questões para uma boa relação psicólogo-paciente e os procedimentos que devem ser adotados para um tratamento humanizado e acolhedor;
  • Psicodiagnóstico — destaca as formas de entrevista, avaliação e diagnóstico de pacientes, garantindo o respeito e a compreensão pelas particularidades do outro;
  • Desenvolvimento Humano — mostra e discute a evolução psicológica, cognitiva e emocional dos humanos ao longo dos ciclos da vida.

Livros de psicologia comportamental

Uma das principais e mais antigas abordagens da psicologia é a Análise do Comportamento (também conhecida como Behaviorismo).

Ela estuda como o ambiente em que estamos inseridos é capaz de ditar, influenciar e mudar as nossas ações — que nada mais são do que respostas a estímulos ao nosso redor. Curioso?

Por essa razão, trouxemos alguns livros que vão ajudá-lo a conhecer melhor o assunto e entender o porquê de psicologia comportamental ser ainda tão importante na área. Veja!

Compreender o Behaviorismo: Comportamento, Cultura e Evolução

Nesta obra, você tem a oportunidade de conhecer a história da criação dessa abordagem.

Ao longo do livro, os autores exploram por que conceitos como consciente, inconsciente e cognição não fazem parte dela e como o estudo científico do comportamento é capaz de beneficiar o desenvolvimento evolutivo do homem.

Além disso, o livro discute como o comportamento pode ser analisado e monitorado, tanto em animais quanto em pessoas, e os aspectos éticos e legais envolvidos na mudança de atitudes e posturas em testes experimentais.

Eligis - teste vocacional e profissional

Princípios Básicos de Análise do Comportamento

Entre os melhores livros de psicologia comportamental, também não poderia faltar deste. Isso porque ele aborda, de forma prática e direta, os principais aspectos envolvidos no comportamento humano e os processos de controle e avaliação das nossas ações.

É por isso que ele traz questões como reforçamento e punição de comportamentos, aprendizagem de posturas sociais, reflexos aprendidos e inatos, condicionamento e indução e muito mais.

Livros de Psicologia para iniciantes

Quem está interessado na área da psicologia, mas ainda não teve contato com ela, pode sentir-se um pouco confuso sobre por onde começar a ler e obter informação sobre tudo o que ela envolve. Por essa razão, trouxemos algumas dicas de livros de psicologia para iniciantes, que vão ajudá-lo a entender a profissão e o trabalho que ela realiza. Confira!

História da Psicologia: rumos e percursos

Este livro trata a respeito de como a psicologia se tornou uma ciência, da relação próxima e complexa com a Medicina — principalmente os campos da Psiquiatria e da Neurologia — e dos principais nomes do ramo (como Pavlov, Wundt, Watson, Piaget etc.).

Para completar, ele traz várias informações de como esse campo profissional estruturou-se nas mais variadas sociedades, em especial, a brasileira. Para tanto, ele discute o trabalho do psicólogo no mercado nacional.

dicas de livros de psicologia

Introdução à Psicologia

Este título, por sua vez, traz um grande panorama sobre os aspectos biopsicossociais que a psicologia estuda, trabalha e auxilia a desenvolver. Entre eles, estão: a aprendizagem, a personalidade, a inteligência, a emoção etc.

Além disso, ele aborda algumas das áreas de atuação que você pode seguir depois de formado (como a psicologia social, a neuropsicologia e a psicologia da saúde) e os processos envolvidos na terapia e no tratamento de transtornos psicológicos.

Livros para estudantes de Psicologia

“E quais são os melhores livros de Psicologia para estudantes?” — você deve estar se perguntando. Por essa razão, também trouxemos algumas obras que fazem toda a diferença para a formação dos futuros profissionais da área. Veja!

Teorias da Personalidade

Este livro reúne, em quase 500 páginas, todas as abordagens da Psicologia, o que inclui a análise do comportamento, a psicanálise, o humanismo, a Gestalt, a fenomenologia etc.

A cada capítulo, você confere as diferenças entre elas, as bases científicas envolvidas em cada uma e os conceitos utilizados para estudar, compreender, catalogar e tratar a personalidade humana. 

É um material muito rico em informações e que explora a fundo os aspectos sociais, culturais, históricos, genéticos e ambientais envolvidos na construção da nossa personalidade.

Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais

Já esta obra, que está em sua quinta edição — por isso, é chamado de DSM-V — é fundamental para o conhecimento detalhado dos problemas que afetam o bem-estar psicológico das pessoas.

Por exemplo, trata dos transtornos, as desordens, as disfunções e as disforias que alteram não só a personalidade, mas também a cognição, o comportamento e as capacidades de se relacionar e socializar, causando uma série de prejuízos à qualidade de vida do indivíduo.

É um livro denso, que você deve conferir ainda na faculdade para se habituar ao conteúdo dele. Afinal, ele também será fonte de referência e pesquisa na sua vida profissional.

Viu só como não faltam dicas de livros de psicologia para quem deseja conhecer o ramo e começar os estudos para se tornar um profissional capacitado e preparado para ajudar o próximo? Portanto, anote as nossas sugestões e tenha uma leitura produtiva e instigante!

Se gostou do post, aproveite para conhecer mais sobre algumas das especialidades da psicologia, como a Psicologia Educacional, a Psicologia Clínica e a Psicologia Hospitalar!

Extensivo 2023
Você pode gostar também