Ler vai muito além de acompanhar uma história. É dar asas à imaginação, mergulhar em outras culturas e realidades, experimentar novas sensações e colecionar aprendizados. Por essa razão, trouxemos este post para que você confira dicas de livros que prendem qualquer leitor do início ao fim — inclusive as crianças, viu?

Extensivo 2023

De quebra, ainda reunimos algumas sugestões que vão facilitar as suas próximas leituras e garantir que elas sejam realmente proveitosas e marcantes. Curioso para saber mais? Acompanhe até o fim!

Como escolher um bom livro?

Saber como escolher um bom livro é um dos principais desafios dos leitores. Afinal, há uma imensa variedade de títulos disponíveis, e, eventualmente, você vai esbarrar com algum que não lhe pareceu cativante ou mesmo despertou o seu interesse. Por essa razão, trouxemos algumas dicas que vão ajudar você a ter sempre boas leituras. Veja:

  • identifique gêneros (como romance, suspense, ficção, fantasia etc.) que realmente lhe agradem e prendam a sua atenção e dê preferência a eles;
  • confira as avaliações e resenhas dos livros feitas em plataformas de leitura, como o Goodreads e o Skoob, para saber o que outros leitores estão achando;
  • acompanhe as listas de livros mais vendidos e buscados da temporada, como as do The New York Times, da Amazon e da Veja, para fazer novas descobertas;
  • pesquise por títulos de autores que você já leu e gostou do estilo de escrita, andamento da narrativa e desenvolvimento de personagens;
  • faça parte de clubes de leitura — sejam eles virtuais ou presenciais —, pois, além de discutir e refletir sobre os livros lidos pelo grupo, você fica por dentro de muitas sugestões de autores, sagas e obras;
  • peça recomendações de conhecidos que têm um gosto literário parecido com o seu; 
  • fique atento aos youtubers (como o Livraria em Casa, o Geek Freak e o Navegando) que têm canais sobre livros, para conferir indicações de novas obras — se possível, siga aqueles que têm uma lista de leitura parecida com a sua.

5 dicas de livros envolventes

Se você está ansioso para conferir dicas de livros para ler, saiba que, neste tópico, estão cinco sugestões de tramas intensas, cheias de reviravoltas e que trazem referências a muitos conteúdos que caem no vestibular.

Ou seja, além de se entreter, você se aprofunda em temáticas históricas, filosóficas e sociais que podem potencializar o seu resultado no Enem e garantir a sua vaga na faculdade. Ficou animado? Pois veja nossa lista!

moça lendo livro dicas de livros

1. Fahrenheit 451

Imagine viver em um mundo onde ler é algo proibido, e livros são queimados por bombeiros — que se tornam os responsáveis por destruir todas as obras existentes.

Essa é a premissa de Fahrenheit 451, que apresenta uma sociedade em que as pessoas apenas podem ter acesso à informação e ao conhecimento permitido pelo regime totalitário que as controla. O resto é confiscado, considerado crime e passível de punição.

2. 1984

Já 1984 é um clássico da ficção científica que apresenta um mundo distópico onde também há um regime político totalitário que controla as pessoas, eliminando completamente a liberdade, a individualidade e a privacidade delas.

Durante a narrativa, acompanhamos como esse processo de opressão e vigilância constante é colocado em prática por meio do Grande Irmão e os riscos que o protagonista Winston corre ao quebrar as regras impostas.

3. O Menino do Pijama Listrado

O Menino do Pijama Listrado é uma obra que utiliza o cenário da Segunda Guerra Mundial e expõe as atrocidades cometidas contra o povo judeu por meio do personagem Bruno, uma criança que é filha de um soldado nazista.

Durante a infância, ele se torna amigo de um garoto que está em um campo de concentração. Contudo, o contato entre eles só é possível por meio da cerca que os separa e define o destino de ambos.

4. O Pacifista

O Pacifista conta a vida de Tristan, um rapaz inglês que decide se alistar no Exército para combater na Primeira Guerra Mundial após ser expulso de casa.

Inspirando-se em eventos reais, o autor apresenta a dura realidade daqueles que foram para o conflito, perderam amigos, familiares e conhecidos e voltaram para casa com sequelas, transtornos psicológicos e traumas incuráveis.

5. Kindred: Laços de Sangue

Kindred: Laços de Sangue é uma obra bem conhecida da literatura inglesa que narra a vida de Dana e a misteriosa habilidade dela de voltar no tempo. Porém, o que ela não imaginava é regressar ao ano de 1815 e ter que lidar com uma sociedade marcada pela escravidão e pronta para entrar na guerra civil que abalou os Estados Unidos no século XIX.

Eligis - teste vocacional e profissional

Dicas de livros de romance

Como histórias de amor agradam a gregos e troianos, não poderiam faltar dicas de livros de romance neste artigo, não é mesmo? Por isso, veja a nossa seleção:

  • Amor(es) verdadeiro(s): conta a vida de Emma e o casamento dela até que a protagonista se vê perdida em um triângulo amoroso que nunca imaginou;
  • Jane Eyre: apresenta uma moça que se torna governanta em uma casa cheia de mistérios e que, ao mesmo tempo, se apaixona por Edward, que a faz esquecer os traumas da infância.

Dicas de livros infantis

Sim, os pequenos também têm vez quando o assunto é leitura. Afinal, não faltam títulos que são voltados para as crianças e trazem histórias leves, divertidas e dinâmicas, que as estimulam no interesse por ler e escrever e ainda melhoram suas capacidades cognitivas.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de livros infantis que vale a pena apresentar à garotada. Veja:

  • Contos de fadas dos irmãos Grimm: que é uma coletânea das histórias que marcaram gerações e estão presentes até hoje no imaginário popular;
  • Amoras: que é um livro ilustrado inspirado em uma canção de mesmo nome do cantor Emicida e que retrata as descobertas de uma garota na infância.

E então, gostou de conferir as dicas de livros do post? Faça uma lista com aqueles que mais chamaram a sua atenção e aproveite para pesquisar formas de adquiri-los, seja em edição física, seja em edição virtual.

E já que falamos bastante sobre leitura, aproveite para conferir algumas das principais obras para quem se interessa por liderança!

Extensivo 2023
Você pode gostar também