A faculdade é a porta de entrada para uma carreira de sucesso. Além de dezenas de opção em cursos, o Brasil tem uma vasta oferta de instituições de ensino autorizadas pelo MEC a concederem o diploma de ensino superior.

Extensivo 2023

Há opções de universidades públicas e privadas — sendo uma de suas principais características o pagamento de mensalidades.

Aqueles que não têm condições de arcar com esse custo têm algumas alternativas a seu dispor. Uma delas é o financiamento estudantil. Acompanhe o post e entenda como funciona!

O que é financiamento estudantil?

O financiamento estudantil é um programa semelhante a um empréstimo bancário, no qual o estudante escolhe uma instituição financeira para pagar uma ou mais mensalidades do curso superior que deseja.

Dessa forma, o interessado assina um contrato, em que a empresa se compromete a quitar as parcelas e estabelece prazos e outras regras para que o estudante possa quitar a dívida.

Cada instituição tem suas próprias regras, e, ao contrário do que muitos pensam, o financiamento não é só um programa do governo. Além do FIES, há instituições privadas que fornecem esse tipo de programa.                              

Financiamento estudantil: Bradesco

O Bradesco é um dos bancos que oferece o financiamento estudantil. O programa é chamado de Crédito Universitário Bradesco e possibilita o financiamento de 100% do curso.

O vencimento da primeira parcela ocorre após 30% da assinatura do contrato.

Funciona assim:

  • o estudante negocia com a faculdade um valor para pagar o curso integralmente, em apenas uma vez, à vista;
  • solicita esse valor ao Bradesco;
  • faz o pagamento à instituição;
  • no mês seguinte, começa a pagar as mensalidades para o Bradesco (e não para a faculdade).

Essas parcelas são debitadas automaticamente na conta corrente do aluno. O prazo para que o valor integral do semestre seja quitado é de 12 meses.

Eligis - teste vocacional e profissional

Financiamento estudantil: Santander

O Santander conta com um programa chamado Financiamento Estudantil Medicina, também chamado de Financiamento Graduação Saúde.

Ele está disponível para estudantes a partir do 4º período e pode ser renovado todo semestre até a conclusão do curso.

O valor financiado é pago integralmente à instituição e descontado direto da conta do cliente, com juros de 2,29% ao mês.

Além da Medicina, o Santander também financia:

  • Biomedicina;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Veterinária;
  • Zootecnia.

No caso do curso de Medicina, é necessário que o estudante tenha uma conta corrente no Santander e apresente, pelo menos, um avalista.

Já para os demais cursos, o contrato é realizado em nome da pessoa que vai pagar pelo financiamento, independentemente de ser estudante ou não.

Essa pessoa também deve ter conta corrente no Santander, bem como ter um avalista. Nesse caso, se o pagador não for o próprio estudante, ele deve assumir a posição de avalista.

financiamento estudantil

Financiamento estudantil privado

O financiamento estudantil privado não é sinônimo de FIES — falaremos dele adiante. Você pode conseguir financiar sua faculdade em empresas que operam exclusivamente a favor do financiamento estudantil ou em bancos privados.

Cada uma dessas instituições tem suas regras próprias para liberar o crédito. Contudo, todas elas funcionam basicamente da mesma forma:

  • o interessado contrata o financiamento, recebe um crédito para pagar a faculdade (parte dela ou integral) e se compromete a quitar a dívida em um determinado prazo;
  • é comum que esse tipo de financiamento contemple apenas um semestre, e não o curso inteiro, estabelecendo um prazo médio de 12 meses para pagamento;
  • há cobrança de juros no pagamento das parcelas, afinal, o financiamento estudantil privado funciona como uma espécie de empréstimo;
  • aquele que não honra com o prazo dos pagamento das parcelas pode acumular juros e outras taxas administrativas, além de ter seu cadastro negativado — ou seja, o famoso nome sujo.

FIES

O FIES, sigla para Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa de governo que possibilita o financiamento conforme a renda familiar do candidato, sem taxa de juros.

Para ingressar no programa, o estudante deve cadastrar-se no site chamado FIES Seleção, onde vai passar por uma seletiva realizada pelo Ministério da Educação.

Após o aval do MEC, ele deve procurar a Comissão CPSA da instituição em que deseja estudar, para comprovar as informações e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Ele é necessário para a contratação de um seguro, exigido por contrato.

Com a documentação e a proposta da seguradora, é hora de procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. Um profissional habilitado pelo banco deve conferir os documentos e inserir as informações no sistema SIFES, emitindo o contrato para assinatura.

Os requisitos mínimos exigidos para que tudo dê certo são:

  • ter realizado qualquer uma das edições do ENEM a partir de 2010, atingindo pontuação mínima total de 450;
  • não pode zerar a redação;
  • é necessário ser correntista da agência da Caixa Econômica, que vai emitir o contrato.

Além da proposta de seguro e do DRI, o candidato também deve apresentar RH, CPF, certidão de casamento (caso casado) e comprovante de residência recente.

O FIES também exige do aluno a documentação de um fiador, que precisa comprovar renda.

Renda mensal

A renda familiar mensal bruta deve ser igual ou superior a um salário mínimo vigente. Famílias cuja renda seja inferior a um salário mínimo ou superior a três salários por pessoa não podem inscrever candidatos ao FIES.

Financiamento estudantil: Medicina

Pode ser difícil conseguir financiar o curso de Medicina, mas não é impossível. Algumas faculdades brasileiras aceitam que o candidato financie as mensalidades. Como nos outros casos, a dívida começa a ser paga somente após o término do curso.

Os requisitos para o financiamento estudantil para Medicina exigem uma renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos, além das outras questões informadas nos tópicos anteriores.

Entre as instituições que aceitam o FIES para o curso de Medicina, destacam-se o Centro Educacional Anhaguera e a Faculdade Pitágoras, de Minas Gerais.

Como você pôde perceber, o financiamento estudantil é uma espécie de empréstimo pessoal que possibilita dar sequência aos estudos em uma instituição particular de qualidade.

Que tal aproveitar o momento para conferir a relação das melhores faculdades do estado de São Paulo?

Extensivo 2023
Você pode gostar também