Quando chega a hora de escolher um curso de graduação, nos deparamos com uma infinidade deles. Como se isso não bastasse para nos deixar em dúvidas, alguns ainda oferecem mais de uma modalidade de diploma. Além do bacharelado e do tecnológico, você sabe o que é licenciatura?

Essas 3 opções de ensino superior habilitam o profissional de maneiras distintas. Para fazer a escolha certa, é interessante saber o que cada uma delas possibilita. Pensando nisso, resolvemos trazer este post para, de uma vez por todas, esclarecer para você o que é a licenciatura. Continue a leitura!

O que é licenciatura?

Sabe o que as graduações dos seus professores de Matemática e Português do ensino fundamental têm em comum? Elas são licenciaturas! Esse grau de estudo é adquirido por meio de um curso que forma profissionais aptos a lecionar.

Isso significa que os licenciados podem exercer as funções de magistério, dando aulas em educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. O curso de licenciatura tem a intenção não somente de que o formado domine o assunto, mas, também, de que saiba como ensinar.

Por exemplo, alguém que faz licenciatura em Educação Física, além de saber tudo sobre a área, pode ser professor da matéria para estudantes em uma escola. Para isso, os cursos têm disciplinas de cunho pedagógico, que ensinam as técnicas para que o aluno saiba como transmitir aquilo que conhece.

Os licenciados podem trabalhar dando aulas em escolas e de maneira particular, mas não é só isso. Eles também podem atuar em diversos outros cargos, como:

  • ensino a distância;
  • administração escolar;
  • editoriais;
  • institutos ou centros de pesquisa;
  • serviço público;
  • consultorias;
  • ONGs.

Quais são os principais cursos de licenciatura?

Você sempre curtiu a ideia de dar aulas? Então, saiba um pouco sobre os cursos de licenciatura mais procurados.

Licenciatura em Pedagogia

O curso de licenciatura em Pedagogia forma professores para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental. Além das disciplinas em sala de aula, os estudantes de Pedagogia devem cumprir carga horária de estágio e de outras atividades, conforme a instituição de ensino superior.

licenciatura o que é

Licenciatura em Matemática

Para ser um professor dos números, é preciso fazer o curso de licenciatura em Matemática. Essa formação também permite que o profissional atue como pesquisador. A duração do curso varia entre 3 e 4 anos, dependendo da instituição.

Licenciatura em Educação Física

A aula de Educação Física é uma das preferidas da criançada na escola. Embora ela seja divertida, saiba que, para que seja efetiva em seus objetivos, há todo um estudo por trás. Por isso, o professor de Educação Física é um profissional graduado e capacitado.

Naturalmente, quem faz o curso de bacharelado não pode dar aulas em educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

Outros cursos de licenciatura

Como os cursos de licenciatura têm o objetivo de formar professores para o ensino básico, eles são de áreas referentes às matérias lecionadas nesses graus. A seguir, confira outras possibilidades:

  • Artes Cênicas;
  • Artes Visuais;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Química;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Música;
  • Pedagogia;
  • Teologia;
  • Turismo.
Eligis - teste vocacional e profissional

Qual é a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Só de entender o que é licenciatura, já dá para perceber que essa modalidade é bastante diferente do bacharelado, não é? Geralmente, ambas têm as mesmas disciplinas, porém, a licenciatura oferece matérias voltadas para o ensino pedagógico.

Nelas, o aluno estuda técnicas de didática, aprendendo a arte de ensinar. Sendo assim, como vimos, a licenciatura é destinada a quem deseja atuar como professor. Já no bacharelado, o estudante é formado para seguir para o mercado de trabalho nas outras possibilidades da profissão.

Entretanto, você sabia que há uma maneira de o bacharel ser professor? Ele pode lecionar em faculdades e universidades. Para isso, as instituições de ensino superior costumam exigir uma pós-graduação, como mestrado ou doutorado.

Como escolher entre licenciatura e bacharelado?

Como você pôde ver, a principal diferença entre licenciatura e bacharelado é que, na primeira, o estudante também será preparado para lecionar em educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

Sendo assim, a principal razão pela qual se deve escolher a licenciatura é a vontade de dar aulas ou atuar na área de educação. Entretanto, se você acha que não tem muita habilidade para ensinar ou, até mesmo, não tem esse desejo, o ideal é optar pelo bacharelado.

Assim, você terá outras possibilidades de atuação, mas estudará, praticamente, o mesmo conteúdo, exceto pela didática.

Se você sempre sonhou em dar aulas ou assumiu esse objetivo ao longo do tempo, com certeza, a licenciatura é o caminho ideal. O curso dá toda a base necessária para planejar aulas, passar matérias, lidar com alunos, entender como funciona a educação no Brasil e muito mais.

Além disso, a licenciatura não precisa ser o ponto final da sua carreira acadêmica. Depois dela, dá para especializar-se, fazendo uma pós-graduação — seja lato ou stricto sensu. Dessa maneira, você se torna uma referência no assunto e amplia as suas oportunidades de trabalho e de maior remuneração.

Onde fazer uma licenciatura?

Se a sua ideia é dar aulas no ensino básico, como já vimos, o diploma de licenciatura é obrigatório. Por isso, você precisa escolher um curso que ofereça esse grau, mas não para por aí. Ao optar por uma instituição de ensino, veja se ela é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Assim como em qualquer outro curso de graduação, o credenciamento ao MEC é essencial para a validação do diploma. Sem isso, os formados não poderão atuar na profissão.

Os cursos de licenciatura são oferecidos por diversas faculdades e universidades por todo o país. Entretanto, se você não tiver acesso a nenhuma delas, não precisa desistir do seu sonho. 

Essa modalidade também pode ser feita em formato EAD (ensino a distância), o que significa que as aulas são online, e você só terá que ir ao campus ou ao polo educacional para fazer as provas. Quanto ao diploma desse tipo de ensino, pode se tranquilizar. Sua validade é a mesma dos cursos na modalidade presencial.

Agora que você já sabe o que é licenciatura e sua diferença para o bacharelado, fica mais fácil escolher o curso que deseja. Se a sua vontade sempre foi ensinar para ajudar crianças e adolescentes a serem adultos de sucesso em todos os aspectos da vida, esse é o caminho ideal para você!

Gostou deste post? Então, aproveite que está por aqui e veja 5 dicas para ajudar na escolha do seu curso!

Você pode gostar também