Na hora de escolher qual curso fazer, muita informação pode ser encontrada nas escolas, na internet e em outros canais de comunicação. O excesso de notícias sobre profissões e empregos pode dificultar essa tarefa, e a realização do teste de aptidão profissional pode ajudar nessa missão.

Extensivo 2023

Precisamos confessar que fazer essa escolha realmente não é tão simples. Por isso, este artigo vai explicar direitinho o que é e como fazer teste de aptidão profissional. Ele pode ajudar você a fazer uma das escolhas mais importantes da sua vida. Preparado? Vamos lá!

O que é teste de aptidão profissional?

Também chamado de teste vocacional, o teste de aptidão profissional é uma espécie de questionário com perguntas de múltipla escolha, em que o participante escolhe as opções mais adequadas de acordo com o que pensa sobre diversos assuntos.

Feito com a orientação de psicólogos, seus resultados revelam as opções de carreira mais adequadas para o estudante que ainda está em dúvidas sobre qual profissão seguir.

Sua realização é muito importante, especialmente para quem está indeciso, pois traz um norte às possíveis carreiras que podem ser seguidas e, consequentemente, entre quais cursos escolher.

Para que serve o teste de aptidão profissional?

Como adiantamos no início deste post, decidir qual curso fazer é um desafio e tanto. Afinal, a escolha da graduação é o primeiro passo para que a gente defina a profissão que vamos exercer pelo resto da vida.

Além de lidar com centenas de possibilidades de escolha, não dá para ignorar a pressão da família, dos amigos e da sociedade em geral. A cada conselho recebido ou conversa com as pessoas com quem convivemos, são vários fatores a serem considerados, como:

No entanto, para que você tome uma decisão correta, segura e tranquila, é preciso que a profissão escolhida tenha tudo a ver com você. Afinal, a satisfação pessoal é tão importante quanto a realização profissional.

O apoio de profissionais pode ajudar nesse processo, por meio do teste de aptidão profissional e de personalidade, que vai afunilar as opções de carreira disponíveis no mercado e revelar qual área tem tudo a ver com você.

Como fazer o teste de aptidão?

É possível encontrar, na internet, teste de aptidão profissional grátis: ela está cheia de testes disponíveis. Porém, para garantir um resultado seguro, o recomendado é buscar por um profissional de Psicologia ou conselheiro vocacional. Esses profissionais vão aplicar um teste confiável e ajudar com a interpretação dos resultados.

Para que isso seja possível, também é necessário o total comprometimento de quem está se submetendo ao teste. Ou seja, é imprescindível ser honesto nas respostas, evitando manipular a si mesmo para que o resultado se aproxime daquilo que deseja.

O teste ajuda na escolha da profissão?

Como o principal objetivo de um teste de aptidão profissional é encontrar a carreira mais compatível com a personalidade da pessoa, podemos considerar que sim, ele ajuda na escolha da profissão.

Para se chegar ao resultado, são feitas várias perguntas. As respostas ajudam o profissional a identificar quais as principais características de quem é submetido ao teste, permitindo a relação entre a personalidade do estudante e as possíveis áreas de atuação.

No entanto, aqueles que se submetem à avaliação esperando que as respostas sejam os exatos cursos ou profissões específicas podem se frustrar. Isso porque um teste vocacional até pode fazer esses apontamentos, mas a maioria dos resultados está relacionada a uma área de abrangência.

Por exemplo: Artes. Caso você receba essa resposta, não significa que você deva investir na carreira de ator ou cantor, mas ficar atento a profissões que envolvam habilidades artísticas, como:

teste de aptidão profissional

Perceba que todas essas opções envolvem desenho, artes e edições de imagens ou vídeos. Por isso o apoio de um psicólogo é tão importante na hora de interpretar os resultados.

Outro exemplo tem relação com os números. Se você gosta de Matemática e seu teste revela essa facilidade, não significa que seu única destino seja dar aulas sobre a matéria. Você pode ser engenheiro, consultor financeiro, trabalhar com investimentos ou na construção civil. A cada resultado conquistado, abre-se um leque de oportunidades.

Teste de aptidão profissional x teste de personalidade

Ao longo da carreira, o profissional é submetido a vários testes. Na condições de estudante que ainda precisa fazer o vestibular, é indicado o teste de aptidão profissional.

Isso não significa que ele seja voltado apenas para as pessoas que nunca trabalharam ou não têm um diploma. Na verdade, qualquer pessoa que esteja buscando um lugar no mercado de trabalho pode realizar um teste vocacional.

A partir dos resultados, fica mais fácil investir em qualificação e concorrer a oportunidades que tenham tudo a ver com a área escolhida. Quando você chega a esse estágio, os testes de personalidade se tornam mais comuns.

Assim como o teste de aptidão profissional revela os traços de personalidade de um indivíduo, o teste de personalidade é uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas. O principal objetivo é descobrir se o candidato realmente se encaixa no cargo pretendido e no perfil da empresa.

Para que possam ser aplicados e seus resultados sejam validados, é fundamental que os testes sejam validados pelo Conselho Federal de Psicologia. Além disso, somente psicólogos com habilitação em dia podem comprar, aplicar, corrigir e interpretar esses materiais.

O que fazer após o resultado?

Com o resultado do teste de aptidão profissional em mãos, é hora de começar a pesquisar os cursos de graduação que tenham relação com aquelas áreas.

Busque informações nos sites da instituições de ensino que deseja cursar, veja os projetos realizados e a grade de disciplinas.

Caso seja possível, procure profissionais que já atuam na área para conversar, ou estudantes que estejam completando a graduação. A experiência dessas pessoas pode trazer informações valiosas e ajudá-lo a ter certeza de que está fazendo a escolha certa.

Chegamos ao fim do nosso artigo! Agora você já sabe que, em caso de dúvidas sobre qual carreira seguir, a realização de um teste de aptidão profissional pode ajudar nessa importante decisão. Confira mais algumas dicas sobre como escolher a profissão certa.

Eligis - teste vocacional e profissional

Faça agora o seu teste de aptidão profissional!

Você sabia que com o teste vocacional da Orientu é possível ter uma boa ideia de qual profissão tem mais a ver com o seu perfil? Pois é! Além de te trazer os resultados mais compatíveis com o seu perfil, é possível também entender um pouco mais sobre o curso dentro do próprio aplicativo!

Depois de responder todas as perguntas do teste, você terá uma lista de cursos que são compatíveis com o seu perfil profissional, podendo salvá-los para que você possa consultar quando quiser.

Baixe agora mesmo o App e tenha em mãos o início do seu futuro profissional!

google play
apple store
Extensivo 2023
Você pode gostar também