Group of diverse people having a business meeting Free Photo

Imagem: Freepik

Se você tem habilidade em analisar dados, lidar com números e criar estratégias, conheça as profissões que mais se destacam na área financeira.

Não importa quanto o tempo passe ou a tecnologia avance: o trabalho na área financeira é uma constante, já que sempre haverá a necessidade de profissionais qualificados.

Além de oferecer boas oportunidades de crescimento, a área financeira é ideal para quem gosta de trabalhar com estratégia, baseando-se em informações e dados. 

Como todo mercado amplo, existem vários caminhos que um profissional pode seguir no ramo financeiro, com novas possibilidades que ganham destaque a cada ano.

Descubra quais são as 4 profissões em alta na área financeira que você precisa conhecer e, quem sabe, considerar como uma opção.

4 profissões em alta na área financeira

Uma profissão é considerada “em alta” quando apresenta boas oportunidades e condições de trabalho, com baixa ou média concorrência e um alto nível de remuneração. 

É normal que, com o passar dos anos, essas profissões em destaque mudem, acompanhando as transformações que a própria sociedade enfrenta.

A seguir, veja 4 profissões em alta na área financeira que você precisa conhecer.

1. Consultor de Investimentos

O consultor de investimentos é um profissional que se especializa no gerenciamento de carteiras de investimentos.

Na prática, significa que o profissional vai fazer análises de mercado e recomendar aos clientes quais são os melhores investimentos do momento. 

Para trabalhar nessa área, é preciso ter um alto nível de conhecimento sobre produtos do mercado financeiro e quem deseja atuar nesse ramo, deve entender o quanto é importante ser bem informado, além de entender a diferença de cada corretora, ativos, suporte ao cliente,  métodos de armazenamento e coleta. 

Por isso, informe-se sobre produtos, veja reviews de instituições, como a análise da XM Corretora, que possui filiais em 197 países e mais de 2,5 milhões de clientes ativos, e acompanhe dicas para se sair bem no mercado financeiro.

Com a popularização da cultura do investimento entre os brasileiros, que há poucos anos descobriram que existem possibilidades além da poupança, o mercado para os consultores está cada vez mais atrativo.

2. Analista de controladoria

Essa é uma das profissões em alta na área financeira que exige um maior nível de especialização, mas tem sido fundamental para empresas de grande porte, nacionais e internacionais.

O analista de controladoria é um profissional que consegue analisar a contabilidade de uma empresa, para construir o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

No cenário pós pandemia, o analista de controladoria será fundamental para que os negócios consigam tomar decisões seguras de quais serão os próximos passos, estrategicamente falando.

Close-up of messy table with co-workers background Free Photo

Imagem: Freepik

3. Gerente de planejamento financeiro

Para as pessoas que gostam de trabalhar com análises, projeções e estratégias, uma carreira interessante é o planejamento financeiro de empresas.

Este profissional passa a ser ainda mais visado no cenário pós pandemia, em que o PIB mostra sinais de recuperação e há um certo otimismo em relação à economia.

As empresas já estão entendendo que, com um gerente de planejamento financeiro, é possível fazer previsões contábeis, estruturando passos estratégicos para se recuperar e ampliar os resultados. 

Quem opta pelo planejamento financeiro, além de ter habilidade de fazer projeções, deve ter a capacidade de comunicar com clareza suas estratégias.

4. Especialista tributário

O Brasil está em segundo lugar na lista de países que mais pagam impostos da América Latina, perdendo somente para Cuba.

Além dos impostos pagos como pessoa física, como em uma compra no supermercado, os brasileiros também enfrentam taxas no âmbito empresarial.

E para garantir que tudo está sendo pago, de forma devida, existe uma das profissões em alta na área financeira: o especialista tributário.

É este profissional que vai elencar todos os impostos, fazendo ainda um planejamento tributário, para que as taxas não comprometam a atuação do negócio.

Quem opta por essa área encontra um campo cheio de possibilidades, mas precisa se preparar para manter-se sempre atualizado, já que as leis tributárias mudam o tempo todo.

Como começar no mercado financeiro

Young concentrated businesswoman in glasses and striped shirt working with papers at home Free Photo

Imagem: Freepik

Seja em uma das profissões em alta na área financeira que você precisa conhecer, ou em outras funções deste mercado, em comum todas exigem um certo nível de especialização do profissional.

Quem está considerando a área financeira, precisa saber que para começar neste mercado é preciso fazer um curso de graduação.

Neste caso, o estudante pode optar pelos cursos de Economia, Administração de Empresas e Contabilidade. A partir daí, é preciso fazer cursos de especialização para crescer em uma área.

Como toda profissão, o começo exige um pouco mais de esforço e dedicação, que é compensado com boas faixas salariais após alguns anos de experiência.

Agora, com todas essas informações em mente, você pode escolher uma das 4 profissões em alta na área financeira (ou pesquisar outras) para dar os primeiros passos em uma carreira de sucesso!

Você pode gostar também