Ter uma carreira em Vendas não é fácil. Pode parecer, para quem olha de longe, mas é uma das profissionais mais difíceis de ter sucesso no mercado nacional. Em primeiro lugar, há a pressão constante de conseguir resultados, já que a maior parte dos vendedores recebem apenas por comissão. Se não vendem, não conseguem lucrar. Em segundo lugar, com o crescimento das lojas virtuais, o espaço para vendedores vem diminuindo.

Extensivo 2023

É por isso que muitos estão migrando para todas as áreas em que se é possível, testando coisas novas. No entanto, há ainda muitas oportunidades de carreira em Vendas, se o interessado souber como se preparar e estudar para ter sucesso na área. Afinal, enquanto houver capitalismo, haverá a necessidade de vender e, ali, estará um vendedor pronto para fechar negócio.

Quer saber como se preparar e o que estudar para uma bem-sucedida carreira em Vendas? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 pontos a fazer para ter uma boa carreira em Vendas

1. Estudar gatilhos mentais

Um dos principais conhecimentos do mundo das Vendas atualmente é a aplicação prática de conhecimentos de Neurociência no cenário comercial. A Neurociência estuda o funcionamento do nosso cérebro, inclusive como nós tomamos decisões. Todo esse processo é documentado e o conhecimento pode ser adaptado para aumentar as vendas.

Por exemplo, é fato que o nosso cérebro responde a certos gatilhos que induzem um determinado estado mental em nossa cabeça. Por exemplo, o gatilho da escassez (“Essa é nossa última unidade”) ou o gatilho de perder uma oportunidade (já viu aquela mensagem “5 pessoas estão vendo essa acomodação” em sites de hotéis?).

Esses gatilhos estimulam certas respostas e padrões de pensamentos em nossos corpos e a tendem a fazer com que as pessoas fechem compras de maneira mais fácil. Por isso, um bom vendedor precisa dominar os gatilhos para conseguir mais vendas.

Inclusive uma forma de entender como aplicar os gatilhos mentais é verificar sites de venda de carros, como o Karvi, captando quais gatilhos estão sendo usados.

2. Atuar em mercados mais interessantes

O que você prefere: ganhar a comissão de vender 4 carros Jeep no mês ou a comissão de 1.000 capinhas de celular?

É claro que você respondeu que prefere a comissão dos carros Jeep. Talvez sequer o valor total do faturamento de 1.000 capinhas de celular não seja o suficiente para a comissão de 1 carro, imagine de 4.

Isso prova como é vantajoso para o vendedor atuar em mercados mais interessantes, com maior valor agregado e oportunidades mais específicas. Lembre-se de procurar o mercado que mais funciona para você, mas que também tenha um futuro próspero e bastante lucratividade.

3. Nunca parar de analisar e medir

Você acompanha as suas métricas de desempenho? Se não, deveria começar a acompanhar. Estamos falando de métricas como taxa de fechamento, taxa de rejeição, tempo médio de atendimento e muito mais.

Isso fará com que você possa registrar dados importantíssimos para entender o que dá errado e o que dá certo dentro do seu segmento e da sua rotina. Assim, você sempre poderá melhorar a sua abordagem, sendo cada vez mais eficaz.

4. Nunca parar de estudar

Muitos vendedores param de estudar depois de conseguir um emprego. Para eles, não sobra mais tempo para isso. Mas esse é um erro grave, pois as novidades estão surgindo o tempo todo.

São novos conceitos, novas técnicas, novas visões e novas abordagens, todas que podem ser testadas a qualquer momento por você. Quanto mais um vendedor estuda, mais na dianteira dos seus concorrentes ele estará.

Por isso, acompanhe revistas especializadas, influenciadores confiáveis e aprenda inglês para ler o que é discutido no mercado internacional. Assim, você poderá melhorar a sua abordagem e carreira a passos largos.

5. Melhorar ao máximo sua apresentação

Por fim, lembre-se de que uma venda depende muito da sua apresentação. Estar bem vestido, com a roupa bem alinhada, com o cabelo bem penteado e falando de forma convincente é muito melhor do que ir de postura torta, calça desbotada, camisa para fora da calça e chinelo. Você tem muito mais chances de fechar negócio com a primeira apresentação.

Portanto, estude como melhorar a sua apresentação constantemente, melhorando suas roupas, perfume, estilo, dicção, tom de voz e muito mais. Esteja sempre aprimorando isso para ser um vendedor cada vez mais impactante e com melhor performance, desarmando o público antes mesmo de começar a negociar.

Pronto! Agora que você viu esses x pontos sobre uma carreira em Vendas, poderá se preparar para entrar no setor no futuro próximo. Os vendedores ainda são ferramenta vital para o sucesso de empresas de todos os tipos e continuarão sendo nos próximos anos, enquanto migram de uma posição puramente de atendimento para algo um pouco mais especializado e próximo. Uma venda de comissão alta ao invés de 20 vendas de comissão baixa. Essa é a tendência.

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário com a sua opinião sobre o futuro da carreira de Vendas!

Extensivo 2023
Você pode gostar também