Uma das maiores questões da vida adulta é saber como ficar rico, afinal, ter dinheiro para realizar os sonhos é o que a maioria das pessoas quer. O caminho, no entanto, não é tão fácil para quem não é herdeiro ou não ganhou na loteria.

Extensivo 2023

Isso não significa que é impossível — muito pelo contrário —, mas, para isso, é preciso seguir algumas dicas. Neste post, listamos tudo o que você precisa saber para começar a cuidar da sua renda e construir, desde já, o seu patrimônio. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

7 dicas de como ficar rico rápido

Sabemos que ganhar na loteria ou descobrir uma herança de um tio rico desconhecido é algo bem difícil de acontecer, por isso, não dá para esperar: o melhor é correr atrás da sua própria riqueza. A seguir, veja algumas dicas.

1. Faça um planejamento financeiro

Você tem a impressão de que o seu dinheiro voa e não sabe para onde ele está indo? Sobra mês no final do salário? Isso é falta de planejamento financeiro. Colocar na ponta do lápis o que você ganha e o que você gasta é o primeiro passo para ficar rico.

Estabeleça os objetivos a curto, médio e longo prazo, além de metas pequenas, médias e grandes. Quando não temos destino para o dinheiro, é bem mais difícil controlar a saída dele. Mantenha o foco e fique dentro do seu plano financeiro.

2. Gaste menos do que você ganha

Pode até parecer óbvio, mas uma das coisas que ajudará você ficar rico é gastar menos que ganha, já o contrário fará com que você contraia dívidas. Lembre-se: mais importante do que o quanto você ganha é como você gasta! Um truque é estabelecer valores que você pode empregar em cada área da vida, como se fossem limites.

Por exemplo: em vez de deixar o orçamento aberto para o delivery de comida, estabeleça 50 reais por semana para isso. Além do dinheiro das contas, reserve um valor para gastar com o quiser e o restante para poupar e realizar as suas metas.

3. Gerencie o seu patrimônio

Mesmo que você não tenha muito, cuide das suas economias como se elas fossem uma grande fortuna. Não tome para si a ideia de que você tem poucos bens e não é preciso administrá-los. Grandes fortunas cresceram a partir de pequenas quantias.

Um dinheiro parado na poupança ou um carro sem uso na garagem podem ser uma grana perdida. Cuide bem do que é seu para não ter que gastar dinheiro consertando ou comprando outro bem no lugar.

Outra dica é fazer o seu dinheiro render aplicando em investimentos seguros, por exemplo, que rendem mais que a poupança.

4. Poupe pelo menos 10% do que você ganha todos os meses

Poupar uma quantia de dinheiro por mês é fundamental para começar a se organizar e ficar rico. Se possível, guarde 30%. Sabemos que nem todo mundo consegue juntar esse valor, então, se você puder guardar, pelo menos, 10%, já está ótimo.

Estipule os seus gastos como se você ganhasse 10% a menos no seu pagamento. Assim que você receber o seu salário, reserve a quantia em uma conta separada. Se você esperar sobrar dinheiro para juntar, ficará mais difícil enriquecer.

5. Respeite o seu dinheiro

Você já ouviu falar que dinheiro não aceita desaforo? Isso quer dizer que, se você não souber empregá-lo bem, certamente não ficará rico. É comum pessoas viverem de status, ou seja, mostrando mais do que tem. Saiba que pagar caro em algo só por ser de marca, sendo que outro item mais em conta atende às suas necessidades, não é sinal de riqueza, mas de imaturidade.

Além disso, já parou para pensar que o dinheiro que você ganha custou tempo de vida? Sim! Você gastou parte do seu tempo trabalhando para ter a grana. Pensando assim, você hesitará em comprar algo sem necessidade.

como ficar rico

6. Pague suas dívidas

Você tem dívidas? Então, quite-as assim que puder! Não, não estamos falando apenas daquelas que vão para os órgãos de devedores. Qualquer parcelamento, mesmo que esteja com pagamento em dia, é considerado uma dívida.

Dessa forma, evite parcelar o que for comprar e prefira juntar o dinheiro antes. Aliás, essa dica é boa também para dar tempo de refletir se aquele produto ou serviço é realmente necessário — ou somente um impulso.

7. Aprenda sobre educação financeira

Ter uma boa educação financeira é algo difícil. A nossa cultura não é muito ligada nessa parte, o que prejudica a maioria das pessoas. Por esse motivo, é importante você buscar esse conhecimento. Saiba que os ricos se preocupam em serem educados financeiramente, e um dos passos para ser bem de grana é viver como os milionários.

Como ficar rico na Internet

Hoje em dia, vemos pessoas supernovas e milionárias com a Internet. YouTubers e influencers que fazem sucesso ganham muito, mas muito dinheiro para fazer as publicidades.

Se você não é muito fã de fazer dancinhas para as redes sociais, pode se tranquilizar: existem outras maneiras de ficar rico com a Internet. Veja:

Livros sobre como ficar rico

Uma das atitudes em comum entre os milionários é estar em constante aprendizado — são pessoas que leem muito e estão sempre em busca de aprender algo novo. Sendo assim, que tal aproveitar para ganhar esse hábito e ler livros sobre como ficar rico? Veja algumas sugestões:

  • “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker;
  • “Quem pensa enriquece”, de Napoleon Hill;
  •  “Pai rico, pai pobre”, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechte;
  • “Quanto custa ficar rico – O guia definitivo para a tão sonhada liberdade financeira”, de Paulo Portinho;
  •  “12 meses para enriquecer – O plano da virada”, de Marcos Silvestre.

Viu como ficar rico é mais questão de hábitos e estratégias do que de sorte? Mesmo que você não tenha herdado uma grande herança, ainda é possível ser um milionário, mas, para isso, é preciso começar agora mesmo, colocando em prática as nossas dicas!

Ainda não sabe qual carreira seguir para ficar rico? Então, aproveite que está por aqui e saiba como o teste vocacional pode ajudar nessa missão!

Extensivo 2023
Você pode gostar também