Seja durante uma crise ou em um momento propício da economia, o empreendedorismo sempre se destaca. Isso porque ele é conduzido por pessoas audaciosas e com espírito de inovação. Sendo um dos principais caminhos para o sucesso, empreender é um verbo que tem sido muito conjugado no mercado brasileiro.

Extensivo 2023

Para você entender como funciona essa dinâmica, elaboramos este post com dicas incríveis. Venha com a gente e veja se você tem o espírito de criar o próprio negócio.

O que é empreendedorismo?

De origem francesa, a palavra empreendedorismo significa o ato de superar o medo de assumir o risco para começar algo novo, tornando-se o próprio dono do negócio.

Tudo começou no século XVII, mas, após tantas modificações na sociedade, uma realidade se manteve: trata-se de uma atividade desenvolvida por pessoas que têm a disposição de idealizar, coordenar e realizar projetos, ou seja, que são líderes natos.

Bons empreendedores possuem características similares que demonstram a vontade e o entusiasmo de colocar em prática as habilidades pessoais e profissionais em prol de algo que sempre norteou o pensamento de quem se permite empreender.

Dessa maneira, podemos afirmar que o empreendedorismo é uma consequência de indivíduos que são criativos, que têm visões estratégicas e que estão sempre em busca de soluções para problemas corriqueiros da sociedade.

Assim, muita gente abandona empregos fixos para investir em ideias que vão bem além da realização profissional; elas fazem parte de verdadeiros ideais de vida.

Diante da crise da pandemia do novo coronavírus, o empreendedorismo certamente crescerá consideravelmente, não só no Brasil como no mundo.

Tipos de empreendedorismo

Engana-se quem pensa que o empreendedorismo está sintonizado apenas com o ramo de tecnologia. Atualmente, empreendedores atuam em todas a esferas da economia e ainda criam novas formas de oferta de serviços e produtos.

Há empreendedores na gastronomia, na hotelaria, no food truck, no aplicativo de entregas, na pizzaria ao lado da sua casa, no açaí, no universo corporativo, no campo, enfim, por todos os lados.

Mas, para você entender melhor alguns ramos de atividade, fizemos uma seleção de alguns segmentos onde o empreendedorismo sempre está presente. Vamos a eles!

Eligis - teste vocacional e profissional

Empreendedorismo social

Observe a realidade das metrópoles. Quantos moradores de rua existem? Dependentes químicos, pessoas que nem sabem onde estão seus familiares, sem falar na falta de acesso aos direitos básicos.

Sendo assim, há um vasto campo para empreendedores sociais, com foco no desenvolvimento da qualidade de vida, no acesso à cultura, em melhorias no meio ambiente e, principalmente, no reencontro da dignidade das pessoas.

O empreendedorismo social ainda está sintonizado com projetos que auxiliam comunidades periféricas a oferecerem melhores condições de vida aos moradores, como oficinas de informática, produção cultural, acolhimento de jovens infratores, entre tantas outras iniciativas.

Portanto, esse ramo do empreendedorismo está ligado com a busca de uma sociedade melhor, de mais acessos e diminuição da desigualdade social.

Sabendo-se que o Brasil é um dos campeões no ranking de pobreza e falta de acessos, nada melhor do que ideias consistentes para ajudar pessoas desfavorecidas a encontrarem um rumo de vida que seja totalmente sintonizado em suas habilidades e seus diferenciais.

Geralmente, o empreendedorismo social está focado naquilo que se chama popularmente de ensinar a pescar, ou seja, é uma oportunidade que conta com o investimento de pessoas bem-sucedidas em prol da melhoria na condição de vida dos que não tiveram os devidos acessos descritos na Constituição.

Empreendedorismo individual

A ideia de empreendedorismo individual é muito simples de ser compreendida. Imagine um analista de sistemas que passou os últimos dez anos dedicando-se a uma empresa, sem obter as mais almejadas concretizações de suas idealizações, apesar de talento e dedicação extremos.

Aí, esse colaborador cria coragem e investe todo o conhecimento prático e teórico de sua atividade profissional em uma empresa própria ou criada por meio de uma sociedade, para, assim, alavancar todos os seus desejos e convicções.

É exemplo prático de um empreendedor individual que se cansa das atribuições das relações CLT e mergulha no que sabe fazer e bem-feito.

É um campo em plena expansão no Brasil e que revela talentos incríveis, balançando as pernas de grandes corporações.

Empreendedorismo corporativo

Imagine a seguinte situação: determinado empresário tem um negócio com 15 funcionários, um faturamento bruto de R$ 40 mil e um índice de faturamento bem abaixo de suas expectativas.

Sem saber como mudar a situação, de repente, ele percebe que determinada consultoria poderá ajudar a sua empresa a mudar os rumos da história. Nesse instante, entra a presença de um empreendedor corporativo.

Ele é um profundo conhecedor do ramo de atividade, de suas dinâmicas e formas de fazer. Com uma rica bagagem, presta um serviço preponderante para reduzir custos, aumentar a produtividade e ainda otimizar o tempo.

Assim, o empreendedorismo corporativo ganha cada vez mais espaço no mercado brasileiro. São empresas de consultoria em todos os ramos do conhecimento humano, sempre com foco no auxílio de companhias que estão sedentas por orientações confiáveis e baseadas em experiências de sucesso.

empreendedorismo corporativo

Empreendedorismo digital

Olhe para frente. Você está lendo este texto? Agora vire ao seu lado. Está dentro de casa, na rua ou no transporte público? Não importa, a conexão com a internet é uma companheira dos nossos cotidianos.

É um universo de possibilidades! Expansão que propicia ao desenvolvimento de negócios mil, da venda de produtos a agendamentos de limpeza de casas, passando pela entrega de alimentos, medicamentos, atendimentos: enfim, a internet das coisas revolucionou o mercado.

Graças ao empreendedorismo digital, brasileiros que nunca tiveram uma conta bancária hoje estão vendo seus saldos a um toque no celular, fazendo investimentos e ainda mostrando por que deveriam ter sido valorizados pelas instituições tradicionais.

Empresas se conectam, pessoas se valorizaram e as ideias explodiram rumo ao desenvolvimento de um mercado altamente e incrivelmente maravilhoso.

As crianças sonham ser youtubers, gamers, programadores, desenvolvedores de soluções. Tudo graças a que? Ao empreendedorismo digital!

Perfil do empreendedor

Ser empreendedor é uma espécie de dom que só floresce por meio da constante busca incessante por renovações e rendimentos mais atrativos.

O aprendizado deve ser constante, tendo as experiências como maiores mentoras frente a um mercado que exige competitividade, análise da concorrência, inovações, investimentos certeiros, conhecimento do público-alvo, entre infindáveis atitudes.

Além disso, aplicar o empreendedorismo com sucesso demanda aplicações criativas, do bom atendimento à transparência diante dos seus colaboradores.

Ser empreendedor quer dizer “vem aqui eu confio em você e tamo junto”. Claro, sabendo sobre onde pisa e das possibilidades viáveis.

Ação é a palavra-chave, ou iniciativa como muitos pronunciam. Você tem pensamento estratégico? Acredita em si mesmo? É motivado, cuida-se e reconhece suas potencialidades? Então as suas ideias poderão ser positivas em prol dos seus ideais de vida. Isso é ter perfil de empreendedor.

Filmes empreendedorismo

O primeiro filme que todo empreendedor deve assistir é o referente à própria história. Esqueça-se de roteiros de Hollywood ou superproduções. O importante é sempre ter os pés no chão. Mas, deixando a brincadeira de lado, há opções excelentes na sétima arte para você se inspirar. Veja algumas:

  • O Lobo de Wall Street;
  • A vitória;
  • Vitória de poder;
  • O homem que mudou o jogo;
  • A grande aposta;
  • O jogo da imitação;
  • O encantador de cavalos.

Como você pôde ver, empreendedorismo é um assunto bem extenso e que deve ser amplamente debatido. Portanto, se essa é a sua praia, acredite e invista em si mesmo!

Viu como esse segmento é muito promissor? Mas ainda está com algumas dúvidas? Aproveite e conheça o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também