Muito antes do sucesso dos programas televisivos como o MasterChef, ser chefe de cozinha já dominava o pensamento de inúmeros jovens. Afinal, trata-se de uma profissão que se assemelha com a arte e a ciência, criando um elo afetivo incrível com o que se faz e com os ingredientes utilizados. Atualmente, há chefes que têm as próprias hortas orgânicas, com uma escolha rigorosa dos temperos.

Extensivo 2023

Ao contrário dos cozinheiros de fins de semana, essa profissão exige muito estudo, disciplina e vários outros requisitos que mostraremos ao longo deste post. Confira!

O que faz um chefe de cozinha?

Você pode até responder: cozinhar, né! No entanto, a atividade de um chefe de cozinha vai bem além do que simplesmente o ato de preparar os alimentos.

Afinal, ele é um líder dentro da cozinha e tem a responsabilidade de coordenar toda a equipe, do ajudante ao confeiteiro, passando pelo churrasqueiro e até mesmo destinando informações aos garçons sobre as receitas elaboradas.

Não é à toa que clientes exigentes querem conhecer pessoalmente o chefe. Aliás, esse contato também faz parte do dia a dia do profissional, que precisa se desdobrar em um pequeno espaço para conquistar os paladares mais refinados.

Além disso, muitos chefes de cozinha gostam de realizar as compras dos ingredientes, principalmente quando são os proprietários de um determinado restaurante.

Como você já viu na TV, há chefe de cozinha famoso que grita, surta, pressiona, enfim, são realidades dessa profissão.

Mas o principal objetivo que sempre está presente nessa mesa é a preparação cuidadosa dos alimentos, elaborando pratos sofisticados e com sabores que levam os clientes ao êxtase.

Portanto, o chefe é uma junção de cozinheiro e gestor, com uma formação específica em Gastronomia. Ele também cria o conceito da cozinha, transmitindo o estilo próprio aos pratos. Tudo demanda experiência, estudo e amor à profissão.

Quanto ganha um chefe de cozinha?

O faturamento de um chefe de cozinha varia imensamente de acordo com a experiência e o reconhecimento do profissional no mercado. Quem é recém-formado, por exemplo, tem uma média salarial de R$ 2.112, mas um chefe renomado e com formações no exterior pode faturar mais de R$ 15 mil mensais.

Inclusive, muitos chefes de cozinha abrem o próprio restaurante e ainda criam canais no YouTube ou comandam programas de TV. Nesse caso, a visibilidade contribui imensamente com o aumento nos lucros, seja no próprio estabelecimento, seja com publicidade.

No entanto, com a recente alta nos alimentos e queda no movimento em razão da crise do coronavírus, muitos profissionais da área tiveram reduções salariais. Trata-se de uma situação passageira, mas que deve ser analisada.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como ser um chefe de cozinha?

Para se tornar um chefe de cozinha, você precisa, primeiramente, gostar de cozinhar e saber fazer isso com excelência, de pratos salgados a doces, passando pelos quentes e frios.

Essa é uma área em que a prática ensina muito. Portanto, além de frequentar cursos de gastronomia, você terá que experimentar receitas, novos temperos, formas de montagem dos pratos, enfim, a criatividade é um ingrediente que não pode faltar.

No Brasil, existem várias escolas e faculdades que contam com cursos técnicos seja de culinária ou gastronomia. Eles podem ser presenciais ou online. Veja algumas:

Há ainda as formações internacionais, principalmente em países tradicionais no quesito paladar, tais como França, Itália, Estados Unidos, Portugal, Inglaterra e Espanha.

chefe de cozinha

Perfil de um chefe de cozinha

Claro que, além de saber cozinhar e ter paixão pelo preparo dos alimentos, existem requisitos a mais que fazem parte do perfil profissional de quem quer se transformar em um chefe de cozinha.

Afinal, é uma profissão que exigem conhecimentos em gestão, liderança e muita criatividade. Entre os aspectos pessoais, podemos citar:

  • proatividade;
  • disciplina;
  • atualização constante;
  • espírito de liderança;
  • saber trabalhar em equipe;
  • bom senso;
  • resiliência;
  • organização.

Chefes de cozinha famosos

Sendo uma atividade que fez sucesso nos programas televisivos nos últimos anos, muitos profissionais acabaram se tornando famosos. No entanto, existem inúmeros chefes de cozinha com reconhecimentos ímpares que nunca apareceram na TV ou na internet.

Mas, como a visibilidade é notória e contribui com a divulgação tanto da profissão quanto dos nomes dos famosos e seus negócios, vamos mostrar alguns de quem certamente você já ouviu falar. Confira!

  • Alex Atala;
  • Paola Carosella;
  • Érick Jacquin;
  • Helena Rizzo;
  • Jamie Olivier;
  • Henrique Fogaça;
  • Alain Ducasse;
  • Rodrigo Oliveira;
  • Manu Buffara;
  • Bela Gil;
  • Palmeirinha Onofre.

Dia do Chefe de Cozinha

Desde 1999, o Dia do Chefe de Cozinha é o 13 de maio.A data foi escolhida pela Associação Brasileira de Alta Gastronomia (ABAGA). Já o dia internacional é celebrado em 20 de outubro.

A homenagem nacional é uma forma de motivar os profissionais do setor, cativando os talentos para que continuem encantando paladares e corações.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem é chefe de cozinha é altamente promissor e bem diversificado.

Afinal, todas as pessoas se alimentam diariamente e, cada vez mais, o nível de exigência da população aumenta. Com a disseminação da internet, os chefes também podem criar canais no YouTube, blogs e sites especializados, divulgando suas receitas e dando cursos.

Trata-se de um segmento que conquista muita gente, pois quem não gosta de um alimento bem preparado e saboroso?

Assim, as possibilidades de atuação são inúmeras, passando por restaurantes, hotéis, clínicas, hospitais, negócio próprio, empresas que vendem refeições, buffets, companhias aéreas etc.

Além disso, você pode atuar como personal chef, ou seja, um treinador pessoal de novos aprendizes. Como tem muita gente interessada em melhorar as aptidões culinárias, o mercado propicia essa oportunidade, com ótimos rendimentos.

Portanto, seja na cozinha de um restaurante, em um hotel-fazenda ou em seu empreendimento, ser chefe de cozinha é uma profissão altamente contagiante e que traz conquistas incríveis, principalmente quando o talento se alia ao amor pela arte de servir bem!

Chegou até aqui, mas percebeu que a Gastronomia não é a sua praia? Não desanime! Faça agora mesmo nosso teste vocacional e encontre a profissão ideal para você!

Extensivo 2023
Você pode gostar também