Entre tantas profissões a serem escolhidas no mercado de trabalho, temos a de secretária executiva. Você já conhece o papel dessa profissional? No mundo corporativo, esse é um cargo concorrido e que exige muitas habilidades.

Extensivo 2023

Apesar de as mulheres serem a maioria na área, nada impede que um homem ocupe as funções do secretariado executivo. Contudo, ambos precisam estar muito bem preparados para isso.

Quer saber mais sobre a oportunidade? Leia o texto que preparamos para você!

O que faz uma secretária executiva?

A principal tarefa de uma pessoa que trabalha nessa função é assessorar os executivos do ambiente de trabalho, que pode ser uma empresa privada ou uma instituição dentro do poder público.

Isso significa atender a todas as demandas desses profissionais, ajudando nas tarefas cotidianas, como organização da agenda e atendimento externo. Muitas vezes, o assessor trabalha com somente um outro profissional ou talvez represente um grupo — pode ser o secretário executivo da diretoria de uma universidade.

A secretária ou secretário é uma espécie de assistente especial, assumindo grandes responsabilidades ao cuidar pessoalmente da rotina de alguém importante para a organização.

Por isso, o secretariado executivo não pode ser confundido com um cargo de secretário comum. Todos têm seu valor e contribuem para o funcionamento de um negócio, mas, no primeiro caso, as exigências costumam ser ainda maiores.

Não por acaso, existe uma formação específica para preparar as pessoas interessadas em seguir essa profissão. O curso de Secretariado Executivo é uma graduação completa, que visa desenvolver várias competências para transformar alunos em assessores de alto nível.

Eligis - teste vocacional e profissional

Áreas de atuação

Embora essa seja uma carreira bem direcionada, existem diferentes possibilidades de atuação dentro dela — inclusive porque os conhecimentos adquiridos no curso são abrangentes e úteis para diversos segmentos.

Todo tipo de empresa pode contratar uma secretária executiva, desde companhias de medicamentos ou tecnologia até escritórios de advocacia. Profissionais autônomos também contratam assessores para terem ajuda em suas rotinas, assim como instituições públicas precisam desse tipo de serviço.

A carreira acadêmica é mais uma possibilidade, especialmente para aqueles que gostam de lecionar. Dar aulas e trabalhar na área da educação não deixa de ser uma maneira de contribuir para transformar o mundo, não é mesmo?

Quanto ganha uma secretária executiva?

secretária executiva

Essa é uma pergunta um tanto quanto complexa, pois a resposta é uma grande variável. De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial de uma secretária executiva no Brasil é de R$ 2.977,70.

A descrição profissional envolve a missão de auxiliar diretores e presidentes de empresas nas atividades cotidianas. Porém, a verdade é que esse valor pode variar muito. Encontrando uma boa oportunidade, é possível multiplicar o salário de secretária executiva muitas vezes.

Por se tratar de um cargo de alta confiança, o profissional competente e que desenvolve um bom relacionamento com seu chefe deve ser bem valorizado. Vale dizer que a dedicação também precisa ser intensa — e essa é uma palavra-chave para ser um excelente secretário.

Curso de Secretariado Executivo

O melhor caminho para se dar bem nessa profissão é fazendo o curso de Secretariado Executivo, além de nunca parar de aprimorar sua capacitação.

As formações são estruturadas exatamente para formar profissionais diferenciados, que dominem diversas habilidades e sejam capazes de fazer a diferença na vida dos assessorados.

Os cursos disponíveis são de nível tecnológico ou superior, com duração de 2 e 4 anos respectivamente.

Nos dois casos, a intenção é trabalhar os conteúdos básicos e específicos da área para que os estudantes sejam bem preparados, mas no bacharelado isso acontece de forma mais completa — até mesmo pela quantidade de horas do curso.

Cada instituição organiza sua grade curricular, que normalmente oferece disciplinas relacionadas com os seguintes temas:

  • Gestão;
  • Ciências Sociais;
  • Planejamento Estratégico;
  • Comunicação;
  • Contabilidade;
  • Estatística;
  • Marketing;
  • Psicologia das Organizações;
  • Recursos Humanos;
  • Liderança;
  • Ética Profissional;
  • Direito;
  • Organização de Eventos;
  • Tecnologia da Informação;
  • Relações Públicas.

Outra habilidade muito valorizada nesse meio é o domínio de línguas estrangeiras. Por isso, é comum encontrar cursos que incluem o estudo de idiomas como inglês e espanhol, que estão entre os mais utilizados no mundo.

Se houver a necessidade de aprender outra língua, é muito importante que o estudante busque esse tipo de qualificação. Por exemplo, existem grandes empresas multinacionais de origem francesa, alemã ou de qualquer outra nacionalidade que contratam secretária executiva bilíngue.

Inclusive, os CEOs podem vir de outros países e nem sempre dominam bem o português. Logo, é interessante desenvolver o conhecimento relacionado com as oportunidades do trabalho, apesar de a língua inglesa ainda ser a principal referência.

Onde estudar?

Os cursos de Secretariado estão espalhados por todo o país em instituições públicas e privadas. Diante das exigências da área, escolher uma formação de boa qualidade é essencial.

Muitas delas já são oferecidas na modalidade EAD, o que facilita o acesso para milhares de alunos e permite ter uma rotina de estudos mais flexível. Faculdades reconhecidas, como Unip, Uninter e Anhembi, apostam nesse formato.

Mercado de trabalho

Como dissemos, o mercado é bastante amplo e os profissionais formados em Secretariado Executivo encontram espaço em diferentes tipos de instituições. Empresas de todos os setores e órgãos do governo podem contar com a expertise dos secretários de alto nível.

Um detalhe interessante desse segmento é o foco na performance individual. O destaque e o crescimento de cada profissional dependem muito do seu desempenho no dia a dia. Em outras áreas, os resultados são compartilhados por equipes e nem sempre há tanta pressão focada em apenas uma pessoa.

Nesse caso, por mais que as secretárias executivas trabalhem em grupo e lidem com outras pessoas, a responsabilidade é totalmente direcionada para quem ocupa o cargo. Isso representa um enorme desafio, mas os benefícios costumam ser proporcionais.

Um excelente assessor tende a ser valorizado pelo seu chefe, já que é o seu “braço direito“. Quem precisa de um secretário executivo geralmente não consegue lidar com todas as demandas sozinho, o que aumenta a importância do profissional que ajuda a resolver todas as pendências.

Esta deve ser a maior motivação para quem quiser seguir essa profissão: investir em desenvolvimento pessoal,combinando competências técnicas e comportamentais.

E aí, será que você tem vocação para ser uma secretária executiva ou secretário? Agora que você já conhece as principais características da área, comece a considerar essa opção de carreira!

Se ainda não decidiu qual curso fazer, aproveite nosso teste vocacional e descubra algumas alternativas que combinam com seu perfil.

Extensivo 2023
Você pode gostar também