Sabe quando você come algo que não cai bem, deixando um incômodo que teima em não ir embora? Nessa hora, o médico especialista em Gastroenterologia é o profissional mais capacitado para realizar o diagnóstico e indicar o devido tratamento em busca do restabelecimento da saúde. Trata-se de uma especialidade da Medicina focada no aparelho digestivo.

Extensivo 2023

Com o objetivo de ajudá-lo a entender em que consiste essa área médica, vamos mostrar neste post as principais características da profissão do gastroenterologista. Portanto, continue lendo!

Gastroenterologia: o que é?

Gastroenterologia é uma especialidade médica que estuda o sistema digestivo. Após a conclusão dos seis anos do curso de Medicina, o estudante faz mais dois de residência com foco na área em que quer seguir na carreira.

Há pessoas que optam por Psiquiatria, Cardiologia, Clínica Geral, Pediatria e também por Gastroenterologia, entre muitas outras. Assim, esse segmento só pode ser exercido pelos profissionais que são devidamente autorizados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) depois da aprovação em uma avaliação que cobra todos os aprendizados tanto do curso de Medicina quanto da especialização.

Ao obter o título, o médico poderá atender pacientes com problemas em todo o sistema digestivo, que vai da boca ao ânus. Trata-se de um complexo universo que abrange vários tipos de diagnósticos e tratamentos.

O gastroenterologista realiza vários exames necessários em alguma fase da vida das pessoas, como endoscopia e colonoscopia,e até mesmo cirurgias gastroenterológicas.

Dessa maneira, o médico com essa especialização atua no combate a várias doenças que envolvem o sistema digestivo e podem atingir o estômago, o intestino, indo desde cólicas até diarreias crônicas, passando por prisões de ventre, a cânceres.

Gastroenterologia pediátrica

A Gastroenterologia não é uma especialidade que atende apenas adultos ou idosos. Crianças e jovens também sofrem com problemas intestinais e necessitam do profissional para tratar as doenças.

Inclusive, trata-se de uma situação que causa vários transtornos nos primeiros anos de vida, pois o sistema digestivo ainda está em formação, necessitando de cuidados especiais.

Por isso, a Gastroenterologia pediátrica é uma especialidade médica que atua justamente na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das enfermidades gastrointestinais que atingem crianças e adolescentes.

Assim, tudo referente a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas recebe atendimento por parte desse profissional.

Portanto, muitos médicos escolhem essa área para atuar, com um trabalho específico para essa faixa etária. Entre as doenças que acometem crianças e adolescentes, podemos citar:

  • refluxo gastroesofágico;
  • alergia a proteína do leite de vaca;
  • intolerância à lactose;
  • constipação intestinal;
  • diarreia;
  • dor abdominal;
  • gastrite;
  • sangramentos gastrointestinais.

Onde estudar Gastroenterologia?

Sendo uma especialidade da Medicina, o estudante que optar pela Gastroenterologia deverá fazer a residência com foco na área, ou seja, serão dois anos após os seis do curso superior.

Sendo assim, as próprias faculdades que oferecem o curso de Medicina já contam com as residências em todas as especialidades, como a Gastroenterologia.

Dessa maneira, você deve primeiro cursar Medicina para depois se especializar. As opções são inúmeras: veja algumas instituições que oferecem a graduação.

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • UNIFENAS;
  • PUC Minas;
  • UNOESTE;
  • UNAERP;
  • UNITAU;
  • Faculdade Anhanguera;
  • Faculdade Pitágoras.
Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de Gastroenterologia

Quem já se formou em Medicina e quer seguir na especialidade pode também fazer um curso específico em Gastroenterologia. Ele é oferecido por instituições de ensino e hospitais, sendo uma atualização profissional bem acessível para os profissionais da saúde.

O diferencial é que as aulas são ministradas por médicos atuantes na área, ou seja, trata-se de uma excelente forma para os alunos ficarem por dentro das novidades da Gastroenterologia.

Portanto, a dica é observar se o corpo docente é atuante, se os professores têm mestrado e doutorado e verificar a credibilidade da instituição que está oferecendo a atualização.

Graças à internet, existem vários cursos a distância, mas sempre é preciso avaliar a qualidade dos mesmos no momento de buscar uma atualização profissional.

Assim como na hora de escolher a faculdade, observe se há credibilidade do local que oferece a especialização e busque sempre o maior número de informações antes de realizar a sua inscrição. Dessa forma, certamente você fará a melhor escolha, sempre com foco em seu crescimento profissional.

Mercado de trabalho e profissão

Assim como todos os ramos da Medicina, quem faz Gastroenterologia não tem dificuldades para encontrar trabalho. Além dos atendimentos ambulatoriais, o mercado é vasto nas clínicas especializadas tão quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Sabendo-se que a população sofre cada vez mais por conta de problemas no fígado, pâncreas, intestino, pedra na vesícula, gastrite e intolerância à lactose, o que não faltam são pacientes.

De forma geral, o mercado de trabalho para médicos é muito aquecido no Brasil. As oportunidades são tantas que inúmeros concursos abertos por prefeituras nem chegam a receber o número de candidatos para preencher as vagas disponíveis.

Trata-se de uma área em que o número de profissionais é ainda muito menor do que o ideal para atender com qualidade à população. Assim, quem faz Medicina não fica desempregado.

Outro ponto muito favorável é o salário. Médicos já saem da faculdade ganhando mais de R$ 10.000 somente com os plantões em hospitais. Caso tenham clínica própria e realizem cirurgias, o faturamento mensal pode ultrapassar os R$ 50.000, ou seja, é uma área muito promissora que recompensa os estudos e investimentos necessários para a formação de um médico.

Portanto, a Gastroenterologia é uma especialidade médica com mercado abrangente no Brasil e pode ser uma excelente carreira para sua vida tanto para a realização pessoal quanto profissional.

E aí, gostou de aprender sobre essa área da Medicina, mas não se identificou tanto? Então veja se o seu futuro não é na Neurologia!

Extensivo 2023
Você pode gostar também