Desde uma simples e rápida propaganda na televisão até a elaboração de duradouros programas que são transmitidos via rádio, o locutor é um profissional que atualmente ganha mais espaço na sociedade, principalmente com o elevado crescimento das mídias digitais.

Extensivo 2023

Nesse sentido, com o intuito de explicar melhor como é a profissão que faz parte do dia a dia de grande parte da população, preparamos este post detalhando o que é locutor, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, cursos e muito mais. Boa leitura!

O que é locutor?

Locutor, de forma geral, é o profissional que trabalha com a utilização da voz para a divulgação de um produto, informação ou ideia. Em outras palavras, é ele o encarregado de:

  • passar variadas informações para o público;
  • fazer entrevistas;
  • conduzir rodas de conversa;
  • realizar comentários;
  • interagir com o público/plateia;
  • apresentar propagandas e anúncios.

O que faz um locutor?

Existem várias possibilidades de função para um locutor, entre elas podemos destacar:

  • anunciar produtos;
  • conduzir eventos;
  • entreter o público;
  • fazer comentários.

Anunciar produtos

A famosa frase “a propaganda é a alma do negócio” tem um sentido especial para essa profissão. Isso porque, como uma das funções do locutor é a de anunciar produtos, a qualidade do seu trabalho implica automaticamente a qualidade da propaganda que será veiculada.

Dito isso, seja qual for a característica da mercadoria em questão, o anúncio do produto (que envolve sua descrição, preço, formas de pagamento e disponibilidade, entre outras informações) é de responsabilidade de um locutor, podendo esse anúncio ser realizado em rádio, na televisão, internet ou até mesmo na rua.

Conduzir eventos

A condução de eventos como formaturas e cerimônias de confraternização geralmente é realizada por um locutor, o qual fica responsável por anunciar as próximas etapas do evento e harmonizar o ambiente conforme o tom de sua voz.

Entreter o público

O entretenimento também faz parte da rotina de trabalho de alguns locutores, que, por meio do humor e sátiras, utilizam a voz para divertir, brincar e interagir de forma geral com o público (que pode ser tanto uma plateia física, no caso de um teatro, por exemplo, ou ouvintes de um programa de rádio).

Fazer comentários

Por fim, os locutores também podem atuar em programas de televisão, rádio e internet assumindo o papel de comentaristas.

A grande vantagem nesse quesito é que, nesse caso, o locutor tem a possibilidade de trabalhar em diversificados ramos, desde a narração de uma partida de futebol até a participação em um podcast sobre filmes e cinema.

Eligis - teste vocacional e profissional

Onde um locutor atua?

O locutor pode atuar basicamente em qualquer local/veículo que tenha o papel de transmitir algum tipo de informação, tais como rádios, agências de publicidade, televisão e lojas.

Rádios

É talvez junto com a televisão o local de trabalho mais cobiçado entre os locutores. Historicamente falando, o rádio assume um papel essencial no crescimento e popularização dessa área de atuação, visto que esse foi o primeiro veículo de comunicação em massa a demandar de serviços de locução.

Como exemplo de sucesso, podemos destacar o trabalho de Fábio Nunes Locutor, que atua na Jovem Pan.

Internet

Esse é o maior ambiente para o profissional da voz. O profissional pode atuar com podcasts, narração, dublagem etc., e nem precisa de grandes canais de mídia para isso.

Há nomes que se destacam na internet, em várias temáticas, como o de Daniel Locutor, que faz sucesso no meio religioso, e Dudu Locutor, que movimenta o ambiente digital na Bahia com seu blog e canal no YouTube.

Agências de publicidade

Quando uma marca quer desenvolver uma campanha publicitária, é comum a procura por uma agência de publicidade, a qual ficará encarregada de criar o anúncio e formular a sua propagação a partir de um locutor.

Televisão

Como já destacado acima, a televisão ao lado do rádio também foi responsável por alavancar a carreira dos locutores de uma forma geral, com a oferta de inúmeros empregos.

Quando ligamos a TV, certamente vamos ouvir as vozes de vários locutores, seja em uma propaganda durante o intervalo de uma partida de futebol, seja em um programa que exibe desenhos animados.

Lojas

Os estabelecimentos comerciais são responsáveis por empregar a grande maioria dos locutores, os quais costumam trabalhar em frente à loja com o anúncio de produtos e informações em geral.

Locutor de rádio

locutor de rádio

Diferentemente dos profissionais que atuam em cerimônias e lojas em geral, o locutor que deseja ser radialista preferencialmente precisa concluir primeiramente um curso de nível superior (Comunicação Social) e posteriormente habilitar-se para o Radialismo.

Outro ponto interessante acerca desse local de trabalho é que o locutor radialista precisa apresentar habilidades além das que envolvem seu poder de comunicação e tom de voz. Isso porque um radialista também desempenha atividades de edição, cenografia, elaboração de pautas e roteirização.

Locutor de rodeio

Extremamente popular nas cidades em que há rodeio e festas de peão, o locutor de rodeio é um profissional que precisa impreterivelmente reunir uma série de habilidades, que vão desde a leitura da sensibilidade/clima da plateia até a tarefa de motivar os peões nos instantes que antecedem o espetáculo.

O famosoAsa Branca, locutor de rodeio, pode ser citado nesse meio como exemplo de locutor de sucesso.

Locutor: como se tornar um

Atualmente, existem alguns cursos de nível superior que capacitam o estudante a seguir uma carreira de locutor, tais como:

Mercado de trabalho

Sobre o mercado de trabalho, podemos afirmar que, com o crescimento exponencial das mídias digitais, o que não faltam atualmente são vagas e oportunidades de trabalho para os locutores.

Como exemplos de locais de trabalho para um locutor, podemos citar:

  • empresas de radiocomunicação;
  • canais de televisão;
  • agências de publicidade e propaganda;
  • cerimoniais;
  • estabelecimentos comerciais em geral.

Portanto, notamos que o profissional que deseja ser um locutordeve buscar uma formação acadêmica, visto que, hoje em dia, as melhores oportunidades de trabalho destinam-se aos candidatos que apresentam mais habilidades técnicas na área (que podem ser adquiridas em um curso de graduação).

Vale lembrar ainda que um bom locutor precisa primeiramente ser um bom ouvinte e ter o bom senso sobre seus momentos de fala.

Aprender mais sobre a profissão de locutor foi válido para você? Então leia também sobre quais são as profissões que estão em alta!

Extensivo 2023
Você pode gostar também