Se você cogita cursar Medicina, muito provavelmente já se viu diante do dilema de muitos estudantes desse curso: qual especialização devo escolher para a minha carreira? Afinal de contas, depois de graduado, é possível seguir nada mais, nada menos do que 50 segmentos com atividades bem diferentes entre si. Uma delas, por exemplo, é a Neurologia.

Extensivo 2023

Se você nunca ouviu falar ou conhece pouco a respeito dessa área, não se preocupe! Neste post, haverá um compilado de informações sobre a finalidade dela, como é o trabalho que os profissionais do ramo desempenham, qual formação acadêmica é necessária para ser um neurologista, os locais mais frequentes desse serviço médico e as possibilidades de atuação que você pode seguir no futuro. Acompanhe e veja tudo!

O que é Neurologia?

Como dito na introdução, a Neurologia é uma especialidade oferecida na Medicina. Quem a escolhe dedica a carreira a estudar, fazer o diagnóstico, tratar e promover ações de controle contra as enfermidades que atingem os seres humanos e podem comprometer parcial ou totalmente as nossas funções cerebrais (as chamadas doenças neurológicas).

Entre elas, podemos citar o Alzheimer, o mal de Parkinson, a enxaqueca, a meningite, a polimiosite, os tumores cerebrais e o acidente vascular cerebral (AVC), entre muitas outras.

Neurologista: o que faz?

Por tratar de doenças com alto potencial degenerativo, o trabalho que o neurologista faz se torna muito mais crucial e delicado do que se imagina.

Para se ter ideia, ele precisa se aprofundar na literatura médica acerca da genética e ter um vasto conhecimento sobre o diagnóstico por imagem — o que inclui ressonância, tomografia, ultrassom e afins — para identificar a localização do problema no encéfalo, determinar a origem dele (com possíveis fatores hereditários) e estipular o grau de evolução da enfermidade.

Isso é necessário porque, dessa forma, o médico pode reduzir os danos causados no sistema nervoso do paciente e recomendar, quando possível, o tipo de intervenção cirúrgica mais adequado ao caso. Não é para menos que muitos neurologistas ampliam a própria formação para também atuar como neurocirurgiões.

Faculdade de Neurologia

Para se tornar um neurologista, é preciso, antes de tudo, que você se forme em Medicina. Afinal, esse é, de fato, o curso de graduação para o qual você pode ser aprovado (seja pelo Enem, seja pelo vestibular tradicional). Todas as especialidades da área são ofertadas exclusivamente como pós-graduação.

Uma vez finalizada a faculdade de Medicina, você pode se inscrever em uma residência médica em Neurologia e atuar sob observação em um hospital universitário, unidade de saúde ou instituição hospitalar privada. Outra possibilidade é se matricular em um curso lato sensu de especialização em Neurologia, que é ofertado por muitas instituições em todo o Brasil, como:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);
  • Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mercado de trabalho

“Já estou por dentro quanto a o que é a Neurologia. Porém, falando de mercado de trabalho, quais são as minhas possibilidades e quanto posso ganhar se escolher essa especialização?”, você deve estar se questionando. Por esse motivo, reunimos alguns aspectos importante dessa carreira para você conferir. Veja!

Quanto ganha um neurologista?

Se você tem curiosidade em saber quanto ganha um neurologista, saiba que os valores são bem atrativos. Considerando a sondagem do portal Salário, esse profissional é, entre os médicos, um dos que têm a jornada de trabalho mais curta. São apenas 19 horas por semana e uma faixa salarial em torno de R$ 5.617,58.

Já quem opta pela carreira de neurocirurgião alcança um retorno financeiro ainda maior. Osdados da plataforma apontam que os ganhos nesse segmento são de R$ 7.882,88 para 21 horas semanais. É importante salientar que, caso você opte por trabalhar mais horas por dia, realizando, por exemplo, três ou mais plantões de atendimento e/ou cirurgias por semana, o seu salário pode duplicar facilmente.

Eligis - teste vocacional e profissional

Quais os locais de atendimento clínico do neurologista?

Assim como os médicos de outras áreas, o neurologista pode prestar atendimento clínico de quatro formas. A primeira é em consultórios particulares. A segunda é no Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde municipais, estaduais e federais, o que engloba postos, ambulatórios, pronto-atendimento e hospitais gerais.

Já a terceira é por meio de concursos para hospitais e clínicas universitárias federais e estaduais. A quarta e última possibilidade é a atuação em instituições médicas particulares que são administradas e mantidas por operadores de plano de saúde.

Quais as outras possibilidades de trabalho do profissional da área?

Sem dúvida, o atendimento clínico é a atividade profissional mais procurada pelos neurologistas. Contudo, sempre há outras possibilidades de trabalho para quem deseja diversificar a carreira e encarar novos desafios. Muitos médicos, por exemplo, optam por atuar como professores universitários de cursos de graduação e pós-graduação.

Já outros desenvolvem pesquisas e estudos ligados ao desenvolvimento de medidas paliativas e de cura contra doenças neurodegenerativas em institutos de ciência, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além disso, há aqueles que prestam concurso público para atuar no planejamento de ações para a promoção da saúde nas secretarias e pastas das prefeituras municipais. Ou seja, após se formar, há muitos caminhos que podem ser seguidos, e todos eles contribuem para o avanço da Medicina!

Carreira do Neurologista

A Neurologia é uma área muito vasta e que abrange diversas subespecialidades focadas no público-alvo do tratamento (crianças e jovens, adultos e idosos), na origem e desenvolvimento de problemas congênitos e no tipo de doença neurológica (o que também inclui o tratamento e a reabilitação dos pacientes curados).

Portanto, caso você queira segmentar ainda mais a sua carreira e se tornar um especialista de referência na sua área de atuação, saiba que isso é possível. Para tanto, você pode cursar a Neurologia Infantil, a Neurobiologia, a Neuropsiquiatria, Neurofisiologia etc.

E então, deu para sanar suas dúvidas e conhecer mais a fundo a área da Neurologia? Pois se essa especialidade chamou sua atenção, já sabe: ao entrar na faculdade de Medicina, invista no networking com professores e profissionais já ativos no mercado e aproveite as atividades e os eventos acadêmicos para se inteirar mais sobre ela e ficar por dentro das novidades e previsões para o futuro da profissão. Assim, você se prepara muito melhor para uma pós-graduação de sucesso!

E já que falamos sobre especialidades médicas, aproveite para conhecer mais sobre outros dois segmentos igualmente importantes: a Ortopedia e a Pediatria!

Extensivo 2023
Você pode gostar também