A gestão de pessoas é uma atividade relacionada à área de Recursos Humanos e tem papel estratégico nas empresas. Por isso, o curso de Gestão de Pessoas prepara os futuros profissionais em funções e programas de gestão, além de incentivar os alunos para atuarem no papel estratégico do departamento pessoal de uma companhia.

Quem se interessa por essa área pode fazer um curso de tecnólogo, que tem duração menor do que uma graduação tradicional. Também é possível que profissionais já graduados façam uma pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Continue a leitura e saiba o que é gestão de pessoas e como atuar na área!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de metodologias e práticas que têm o objetivo de administrar o comportamento dos profissionais. Para isso, o gestor utiliza técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano da empresa.

Uma gestão de pessoas adequada garante que a empresa tenha condições de oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado aos clientes. Isso porque os colaboradores ficam mais comprometidos e engajados com o negócio.

Ao adotar boas práticas de gestão de pessoas, as organizações garantem a satisfação dos seus colaboradores e otimizam a produtividade. Isso resulta no crescimento saudável da companhia.

Gestão de pessoas nas empresas

É fundamental que as empresas se preocuparem com seus colaboradores e com toda a infraestrutura que oferecem aos trabalhadores, para que eles possam desenvolver bem suas tarefas. Nesse sentido, a gestão de pessoas é importante porque todo o sucesso do negócio depende das pessoas.

Os profissionais devem trabalhar em benefício da empresa, visando a alcançar os objetivos definidos por ela. Pelo ponto de vista deles, todos esperam receber um salário adequado com seus cargos e benefícios, que os permitam trabalhar cada vez melhor.

Profissionais mais satisfeitos com os seus trabalhos e com a empresa desempenham melhor suas funções e dificilmente ficarão descontentes e insatisfeitos. Isso é importante para o desenvolvimento e sucesso de todos.

Assim, as empresas devem preocupar-se com o aprimoramento psicológico e intelectual de todos os colaboradores. Para isso, é necessário fornecer a eles capacitação, investindo em desenvolvimento profissional e educação.

Gestão estratégica de pessoas

A gestão estratégica de pessoas é como uma evolução da gestão de pessoas. Ela tem o objetivo de analisar os colaboradores e definir as ações necessárias para promover a melhoria dos profissionais e aumentar seu valor à empresa.

Por esse motivo, ela é um dos componentes fundamentais de uma estratégia geral de negócios. Além disso, a gestão estratégica de negócios deve ser um elemento-chave no planejamento a longo prazo.

A estratégia na gestão de pessoas percorre todo um ciclo do profissional dentro da empresa, abrangendo diversos níveis. As ações estratégicas devem ser realizadas na fase de recrutamento e seleção, assim como em saúde ocupacional, comunicação interna, departamento pessoal e, até mesmo, no desligamento de funcionários.

gestão de pessoas

Como é o curso?

O objetivo do curso de Gestão de Pessoas é ensinar ferramentas e estratégias que permitem aos alunos administrar com eficiência os processos de recrutamento e seleção. Além disso, eles aprendem a desenvolver e reter talentos em suas equipes de trabalho.

O curso é oferecido na modalidade tecnólogo e tem dois anos de duração, em média. Em geral, você vai ter disciplinas como:

  • Comunicação Institucional;
  • Administração Financeira;
  • Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Empreendedorismo;
  • Ética;
  • Psicologia;
  • Legislação;
  • Métodos de Contratação e Recrutamento;
  • Segurança do Trabalho.

Ao final do curso, o profissional sai com uma bagagem de conhecimento grande. Se desejar escolher uma área e especializar-se nela, deverá capacitar-se em cursos de aperfeiçoamento, como as pós-graduações.

Assim, os profissionais ficam mais preparados para as demandas estratégicas de grandes empresas.

Eligis - teste vocacional e profissional

Onde estudar?

O curso de Gestão de Pessoas pode ser encontrado em faculdades de todo o Brasil. É importante ter atenção porque, em algumas instituições, ele pode ser oferecido com o nome de Gestão de Recursos Humanos.

Algumas das melhores faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e que oferecem esse curso presencial e online são:

  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Cidade de São Paulo;
  • Centro Universitário do Distrito Federal;
  • Universidade de Franca;
  • Faculdade Pitágoras.

Carreira em gestão de pessoas

O profissional que se forma em Gestão de Pessoas pode trabalhar em diversos segmentos da área de Recursos Humanos. Entre as opções, estão:

  • recrutamento e seleção de equipes;
  • gestão;
  • treinamento e desenvolvimento de funcionários;
  • administração de remunerações e benefícios.

Antes, trabalhar nesse setor era algo muito operacional. No entanto, hoje, a função é muito mais estratégica. Os profissionais passam a ser parceiros da área de negócios da empresa e, com isso, devem estar engajados com todos os objetivos dela.

Possibilidades de atuação

Todas as empresas precisam de um setor de gestão de pessoas que vá cuidar do treinamento das equipes, do salário e dos benefícios dos colaboradores e do recrutamento do time. Independentemente do porte da companhia, essas questões são fundamentais.

Em startups ou em empresas pequenas, por exemplo, o gestor de pessoas é admitido como generalista. Como o número de funcionários é restrito, ele precisa conhecer todas as tarefas da área.

Já nas empresas de grande porte, as maiores oportunidades são para os especialistas. Essas companhias precisam de autoridades em recrutamento, benefícios, políticas de qualidade de vida, entre outras atividades.

Assim, o setor de gerenciamento de pessoas é maior e formado por profissionais que se aprofundam em determinada área.

Pós-graduação em Gestão de Pessoas

A pós-graduação em Gestão de Pessoas é uma boa forma de se especializar na área. O curso pode ser feito por profissionais formados em qualquer área do conhecimento e que querem atuar no gerenciamento de pessoas.

O objetivo da especialização é capacitar os alunos para atuar com mais segurança no gerenciamento, na criação e na coordenação de projetos e ações voltados para o desenvolvimento do capital humano em companhias de qualquer porte e setor.

A pós-graduação também ajuda a formar pessoas que vão atuar no papel de líderes. Além disso, é voltada para quem busca uma aplicação mais rápida e prática e quer trocar experiências, compartilhar conhecimentos e expandir seu networking.

Agora que você conhece as possibilidades da área e sabe o que é gestão de pessoas, pode analisar se essa carreira é para você. Lembre-se de que a escolha do curso é um momento muito importante na vida de qualquer pessoa!

Gostou do conteúdo? Então, complemente a leitura e entenda o que é um teste vocacional e como ele pode ajudar a decidir sobre qual curso fazer!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também