Ao procurar por uma vaga de emprego, é comum se deparar com vagas acompanhadas do título de trainee. O que é isso, você sabe?

A palavra em inglês é usada para definir a contratação de profissionais recém-formados, cujo principal objetivo é preparar essas pessoas para assumir cargos mais altos dentro da organização.

Os programas de trainee são ótimas oportunidades para construir uma carreira de sucesso em empresas de grande porte e consolidadas no mercado. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é trainee?

Quando a escala hierárquica de uma empresa contempla os programas de trainee, significa que ela está interessada em lapidar o recém-formado para que, no futuro, possa ocupar um cargo de gerência ou gestão.

Por isso, as principais vantagens de participar de um programa de trainee são:

  • adquirir experiência em uma das áreas da sua profissão;
  • aumentar as chances de ser efetivado no emprego dos sonhos;
  • criar uma rede de contatos profissional;
  • possibilitar a construção de uma carreira de sucesso em grandes empresas.

Quanto ganha um trainee?

A média salarial varia entre as capitais brasileiras. Veja:

A média salarial é apenas um cálculo considerando os salários pagos. Por exemplo, em Vitória, há registros de empresas que pagam até 7 mil reais. 

Eligis - teste vocacional e profissional

Diferenças entre o trainee e o estagiário

Quando você descobre o que é trainee, é comum questionar a semelhança dos programas com os estágios. No entanto, na realidade, seus objetivos são bastante diferentes.

Os estágios são ótimas oportunidades para adquirir experiência prática em uma determinada função, mas o trainee está mais voltado para a preparação de um cargo de liderança. Por isso, a cobrança costuma ser muito maior sobre esses profissionais.

Ou seja, enquanto o estagiário é ensinado a trabalhar, o trainee aprende a gerenciar um determinado departamento ou a empresa como um todo.

As exigência para ocupar os cargos também são bastante diferentes. Grandes empresas até podem definir requisitos como um segundo idioma para estagiários. Porém, isso não é muito comum, já que as vagas costumam ser bem mais flexíveis.

Legalmente falando, os estágios têm uma lei própria. Já o trainee é um contrato de trabalho regido pela CLT.

E, claro, a principal diferença entre os dois programas é que os estagiários ainda estão cursando a faculdade, quando os candidatos a um programa de trainee são profissionais recém-formados ou em etapa de finalização do curso.

Como se tornar trainee?

Geralmente, as empresas exigem que o candidato tenha concluído a graduação até 2 anos antes de iniciar o processo, mas nada impede que você possa encontrar oportunidades para pessoas formadas há mais tempo.

Contudo, para não perder oportunidades, o ideal é ficar atento às vagas logo após a formatura, combinado? Elas costumam ser divulgadas no site das empresas ou em grandes portais, como Vagas.com, Gupy e GlassDoor.

Também é comum encontrar vagas que exijam conhecimentos avançados em inglês. Se você ainda não tem domínio da língua, é interessante investir nesse aprendizado durante a faculdade.

Principais funções do trainee

As principais funções dos cargos de trainee incluem:

  • compreender a cultura organizacional e agir de acordo com as políticas internas;
  • conhecer os principais processos de gestão das empresas;
  • entender como as principais estratégias são elaboradoras e os indicadores utilizados em cada setor para medir o sucesso das ações;
  • interagir e se relacionar com os mais variados setores de uma organização, o que pode incluir outras unidades da empresa.

Como cada empresa tem suas próprias demandas e objetivos com a contratação do trainee, isso acaba se refletindo nas funções desempenhadas pelo novo profissional.

Como funciona um programa de trainee?

Os programas de trainee podem ser para cargos e formações específicas, ou exigindo apenas formação em nível superior.

Por exemplo, o grupo Boticário realizou uma seleção para um contrato com duração de 2 anos, iniciando em janeiro de 2020.

As vagas não eram para um cargo em específico, nem exigiam bacharelado — apenas ensino superior completo. Nesse programa, o contratado precisaria de disponibilidade para mudanças, para transitar entre as filiais de São Paulo e Curitiba.

Seja no grupo Boticário, seja em outra grande corporação, a rotina desse profissional é composta por atividades que visam garantir o profundo conhecimento sobre os processos da empresa, facilitando que as decisões sejam assertivas e adequadas com a cultura organizacional, as demandas dos clientes e o mercado como um todo.

Por esse motivo, a pressão costuma ser maior que em cargos de estágio ou posições de auxiliar e assistente. Afinal, o trainee é preparado para ocupar posições de maior responsabilidade na empresa, como citamos anteriormente.

Como é o processo seletivo para trainee?

Assim como a média salarial varia de acordo com a empresa, o processo seletivo para trainee também pode ter algumas particularidades, dependendo do empregador e da função.

Dito isso, as principais etapas costumam incluir:

  • avaliação do currículo — ainda que o candidato nunca tenha trabalhado, é importante ter se envolvido em atividades extracurriculares durante a graduação e realizado alguns estágios;
  • avaliações escritas — o conhecimento técnico também é testado, por meio de provas de múltipla escolha ou dissertativas;
  • dinâmicas de grupo — a capacidade de trabalhar em equipe é uma habilidade muito apreciada nos cargos de trainee e são testadas por meio de dinâmicas de grupo;
  • entrevistas individuais — além de todos os processos de avaliação, a empresa ainda busca realizar entrevistas individuais com os candidatos para entender melhor seu perfil, suas habilidades, competências, como se destacam dos demais candidatos e o que pensam sobre o futuro profissional.

Gostou de saber o que é trainee? Para as pessoas que desejam construir uma carreira sólida e altamente bem-sucedida, ficar de olho nos programas das grandes empresas é uma opção válida para atingir esse objetivo.

Fazer uma boa faculdade pode ajudar a construir um currículo mais atrativo. Descubra quais as melhores instituições do país.

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também