Sendo uma profissão relativamente nova no Brasil, as Ciências Atuariais é uma formação em Exatas, focada na criação de estratégias e no controle de riscos no mercado financeiro. Quer saber o que faz um atuário? Então, vem com a gente!

Extensivo 2023

O que faz um atuário?

A profissão de atuário pode ser exercida em vários setores, principalmente onde necessita de técnicas de lógica para aplicar estratégias sobre viabilidades econômicas.

Assim, esse profissional auxilia nas tomadas de decisão, principalmente com foco no gerenciamento de riscos. Ele analisa dados, verifica tendências e destina análises sobre o que é viável ou não.

O atuário pode desenvolver algoritmos, quantificar erros, destinar orientações aos gestores sobre as melhores atitudes contábeis, fazer a gestão de operações financeiras, além de agir na prevenção de perdas econômicas pelas empresas.

Perícia atuarial

Entre os segmentos do atuário, está a perícia judicial, com o objetivo de analisar determinado fato por meio de análises dos números, como no caso de planos previdenciários.

Dessa maneira, o profissional busca esclarecer as causas de determinada situação, como problemas com reajustes, expurgos inflacionários, cálculos de complementação de aposentadoria ou pensão, entre outros.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como se tornar um atuário?

Para se tornar um atuário, é preciso cursar Ciências Atuariais em 4 anos da graduação. Atualmente, cerca de 20 faculdades oferecem esse curso superior, sendo a maioria pública.

Quanto ganha um atuário?

A média salarial de um atuário gira em torno de R$ 4.500, mas os rendimentos podem chegar a R$ 5.700, principalmente para quem tem mais experiência.

Mercado de trabalho

Apesar de ser uma profissão nova, o mercado de trabalho para quem é atuário é bem diversificado.

O profissional pode trabalhar em companhias de seguros, fundos de investimentos, fundos de pensão, no governo, em empresas de consultorias, entre outros locais.

Viu como um atuário tem várias possibilidades? E você: quer aprender mais sobre administração financeira? Então, leia este post!

Extensivo 2023
Você pode gostar também