Administração é uma carreira versátil e a busca por bons profissionais é constante no mundo inteiro. Por seu caráter generalista, o curso de administração é útil em todos os setores da economia. E a consequência? Uma alta concorrência profissional, que exige bastante investimento em formação e experiência. 

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Cada detalhe se torna essencial, e os saberes específicos é que diferenciam cada candidato em um processo de seleção.

Por isso, você precisa estar atento a algumas das principais funções que irá desempenhar no mercado enquanto administrador e se atualizar sobre as principais ferramentas e estratégias. 

Um tópico que gera dúvidas, e que muitos alunos dos cursos de administração saem sem entender, é o que é preciso saber no uso do CRM. Que é uma ferramenta básica para quem vai atuar na área.

Vamos entender o que é o CRM?

O que é um CRM?

CRM é uma estratégia utilizada pelas empresas para realizar a gestão do relacionamento com clientes, ou Customer Relationship Managament. As empresas precisam captar constantemente novos clientes e manter o relacionamento com seus consumidores atuais para conservar sua saúde financeira. 

E para isso, é importante que eles tenham um histórico completo das transações, saibam qual a melhor forma de atender cada cliente, quais produtos ou serviços são mais atrativos e qual o perfil de cada consumidor.

Enquanto administrador, você precisará manter a integração e nortear as práticas das ações dos times de marketing e comercial, utilizando os dados do CRM na elaboração de táticas mais eficazes para aumentar as vendas. A esse processo damos o nome de estratégia de CRM, e ele é muito mais antigo do que os computadores. 

Para além da simples questão sobre o que é CRM e para que serve, desde que o ser humano começou a negociar uns com os outros, se tornou necessário saber o que seu público deseja para oferecer o produto certo. 

Cativar um cliente, encantá-lo, para que continue consumindo seu produto é uma prática antiga, repaginada e objetivo principal da estratégia de CRM.

Como o CRM funciona?

Mas, não se engane achando que trata-se apenas de uma estratégia. Também chamamos de CRM o software utilizado para gerenciar as informações captadas  dos clientes e armazenar o histórico de comunicação com eles. 

As ferramentas estão em constante atualização e cada vez englobam mais serviços diferenciados, como a possibilidade de integrar canais de atendimento ou até mesmo vendendo com métodos de mensagens

Cada software oferecerá uma gama diferenciada de serviços e você, como estudante, precisa estar atento a cada uma delas para se manter atualizado.

Em um software de CRM você pode centralizar todo o histórico de um cliente dentro da empresa, utilizá-lo na sua prospecção de vendas e gerenciar clientes e potenciais clientes da sua carteira de forma rápida, acessível e integrada.

Imagine que você foi contratado para gerenciar uma equipe de vendas externas que precisa constantemente acessar informações de clientes. Seria muito trabalhoso e demorado enviar para cada vendedor uma planilha referente a cada cliente, toda vez que houver uma atualização. 

Com um software, a estratégia se torna assertiva e otimizada, permitindo que a equipe acesse de forma remota, a partir de qualquer dispositivo com internet. E com a integração de canais de comunicação, além de visitas, a equipe de vendas pode usar o mesmo número de Whatsapp para se comunicar com os clientes. Seria muito mais simples se o consumidor precisasse adicionar apenas um número para falar com seu vendedor, do que ter diversos contatos da empresa.

 E você ainda garante que, se precisar substituir alguém do time, o consumidor não será afetado ou ficará sem atendimento por não saber outra forma de se comunicar com a empresa na qual você atua.

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Quais vantagens um CRM proporciona?

Você viu que o CRM é uma estratégia elaborada, que agrupa um plano e uma ferramenta. Esses dois fatores combinados trazem diversos benefícios para as organizações, e você precisa estar familiarizado com eles, para que nunca perca de vista as vantagens que o uso adequado pode proporcionar na sua atuação como administrador.

Melhorar o seu relacionamento com o cliente

Use o CRM para compreender quais as necessidades, preferências e hábitos dos seus clientes, além de poder personalizar o atendimento. Isso deixa a comunicação mais objetiva e seu cliente não precisa receber um mar de mensagens da sua empresa, oferecendo o que ele não quer.

Auxiliar na prospecção de vendas

Prospectar clientes novos é uma tarefa constante e não adianta fazer a prospecção de vendas sem armazenar adequadamente as informações do cliente, seu histórico de atendimento e acompanhar em qual etapa da jornada de compras ele está. 

Você precisa monitorar o perfil do consumidor, quantos clientes passaram de prospects para ativos, se o atendimento foi concluído, se o cliente fechou ou não o pedido. Todos esses dados impactam no seu processo de captação, e são essenciais para que você possa corrigir suas estratégias comerciais.

Otimiza os atendimentos e controle das tarefas

O CRM pode melhorar a performance da equipe como um todo, pois é possível gerenciar os clientes que entram em contato, programar opções prévias para agilizar as solicitações e diminuir o tempo de espera. 

Você também pode controlar as tarefas da equipe em cada cliente, como saber as datas de compra, de emissão de notas fiscais, visitas agendas.

Eligis - teste vocacional e profissional

Visão ampla da organização

O maior benefício de usar um CRM está na centralização das informações. Com acesso a dados sempre atualizados, você pode ter novas ideias e aproveitar oportunidades que são proporcionadas pela visão clara que você terá do negócio.  Saber o que acontece e de que forma, para poder traçar estratégias efetivas e que otimizam as tarefas e maximizam os lucros.

Você viu aqui de forma muito resumida o que é preciso saber sobre o uso do CRM. Enquanto estudante de administração, seu processo de atualização precisa ser constante e você tem que se manter antenado sobre as principais ferramentas e mudanças no seu mercado de atuação.

Onde não há mais tanta diferenciação por qualidade de produto, as empresas buscam profissionais que saibam oferecer soluções  criativas, que trazem um impacto real para a organização e facilitam a tomada de decisão. 

Por isso, caro estudante, não pense que o término da faculdade é o fim da sua jornada de estudos. Atuar como administrador requer um aprimoramento constante e alto conhecimento sobre as melhores ferramentas do mercado.

Se ainda estiver com dúvida sobre qual curso seguir, veja como um teste vocacional pode te ajudar!

Texto produzido por: AmoCRM

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