Se você gosta de Física e é vidrado no universo e em suas reações químicas, assim como os mistérios que rondam as galáxias, tornar-se astrofísico é uma boa escolha. Quer saber como chegar lá? Então, não pare de ler!

Extensivo 2023

O que faz um astrofísico?

Astrofísico é a pessoa que se forma em Física e faz uma especialização em Astronomia, ou vice-versa. É um ramo do conhecimento que mescla as duas formações.

Assim, o profissional estuda as aplicações das leis e os conceitos de Física nos objetos astronômicos, tais como estrelas, galáxias, planetas e tudo no meio interestelar.

Quanto ganha um astrofísico

O salário de um astrofísico é comparado ao de um astrônomo, com uma média de R$ 5.200.

No entanto, é um ramo que exige muitos anos de estudo, ou seja, muitos profissionais concluem o mestrado e doutorado, transformando-se em docentes em faculdades com ganhos que ultrapassam os R$ 10.000.

Com se tornar um astrofísico

Para ser um astrofísico, você precisa concluir a faculdade de Física ou Astronomia, fazendo especializações em ambas as partes.

Eligis - teste vocacional e profissional

Mercado de trabalho

O principal meio de trabalho é nos centros de pesquisa, dentro de universidades ou em institutos federais, como o Inpe. Porém, são poucas as vagas. Ao longo de 2020, aconteceram somente 36 contratações nesse setor em todo o Brasil.

E você: acha que ser astrofísico não é a sua praia? Então, veja se o curso de Química não é um bom atrativo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também