Ao pesquisar sobre cursos acadêmicos que envolvem processos criativos, aparato tecnológico e muita interação humana, será inevitável não esbarrar com a graduação em Publicidade e Propaganda. Contudo, se por um lado é fácil achar informações a respeito do que se faz nessa área, por outro pode ser complicado encontrar dados sobre a realidade da profissão no mercado — especialmente quando se trata de saber quanto ganha um publicitário. Pensando nisso, resolvemos ajudá-lo reunindo as perspectivas salariais do ramo.

Portanto, acompanhe o post e descubra não só como é a remuneração média de quem atua na área, como também quais os segmentos são os mais vantajosos financeiramente!

Quanto ganha um publicitário?

Para começar, vamos trazer um panorama dos rendimentos do publicitário não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos. Afinal, os EUA são referência no setor devido à maturidade e à estrutura solidificada que os serviços de divulgação e promoção têm ao nível nacional nos meios de comunicação, no universo do entretenimento e na internet, servindo como referência para outras nações. Vamos conferir?

Quanto ganha um publicitário no Brasil?

De acordo com pesquisa feita pelo portal Vagas, a faixa de ganhos do publicitário no Brasil é de R$ 2.108,00 — lembrando que esse é um valor de referência para a categoria e muitas atividades exercidas pelos profissionais da área ultrapassam essa média, principalmente em cidades nas quais o mercado é mais aquecido e, consequentemente, há uma maior demanda do serviço (como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba etc.).

Eligis - teste vocacional e profissional

Quanto ganha um publicitário nos EUA?

Já nos Estados Unidos, o relatório de ocupações nacionais de 2017, desenvolvido e divulgado pelo Escritório de Estatísticas do Governo, identificou que os profissionais de Publicidade e Propaganda — assim como os de Marketing — ganham cerca de US$ 59,19 por hora, chegando a um vencimento mensal de US$ 11.554,16.

É importante mencionar que, ao citar a média salarial nos EUA, não é interessante converter o valor do dólar para o real para fins de comparação, e isso se deve a dois motivos. O primeiro é que o estadunidense não só ganha em dólar americano, mas também tem as despesas pessoais na mesma moeda.

O segundo, por sua vez, é que o câmbio varia diariamente. Logo, apontar uma conversão como fixa e absoluta está errado, já que amanhã ou depois de amanhã o dólar pode valer bem mais ou menos do que hoje. Entendido?

O que faz um publicitário?

Há pouco, mencionamos a renda média do publicitário brasileiro e falamos como há segmentos que garantem um salário acima desse valor — e não estávamos mentindo! Aqui, você vai conhecer quais são eles e o que cada profissional faz no dia a dia de trabalho. Veja!

Gestão de Mídias Sociais

A Gestão de Mídias Sociais, como o nome já deixa bastante claro, é o segmento no qual o publicitário controla e monitora as páginas e os perfis de marcas nas principais plataformas de comunicação da rede (como Facebook, Instagram, YouTube etc.).

Com isso, ele pode integrar a internet às campanhas publicitárias em andamento em outras mídias, lançar anúncios específicos para esses canais, criar um ponto de interação mais ativa com os consumidores e, de quebra, ainda promover colaborações criativas com influenciadores digitais que estão em evidência junto ao público-alvo.

Um levantamento feito pelo site Vaga identificou que esse profissional ganha, em média, R$ 2.202,00. No entanto, a renda dele pode variar para mais, chegando até R$ 2.949,00.

Atendimento

O publicitário que trabalha com Atendimento, por sua vez, é o responsável pela prospecção de clientes para as agências de publicidade. Além disso, ele atua como mediador entre o contratante de serviços e o time criativo da agência, repassando demandas, solicitações de projetos e pacotes de orçamento de ações para o segundo grupo.

A sondagem do portal Vagas aponta que a remuneração dele é de R$ 2.455,00, mas pode alcançar a faixa de R$ 3.477,00 dependendo da região de atuação.

Diretor de Arte

Por último, o publicitário que dedica a carreira à Direção de Arte é aquele que realiza o processo criativo para transformar ideias no papel em anúncios multimídia (para TV, rádio, redes sociais, jornal, revista, outdoor etc.). Geralmente, ele domina técnicas de ilustração, desenho, manipulação fotográfica, edição de vídeo e muito mais.

Conforme os dados do portal Vagas, esse é o publicitário mais bem remunerado da categoria. Para se ter ideia, a faixa de vencimento dele é de R$ 3.272,00. Contudo, há muitos diretores de arte que chegam a ganhar R$ 5.000,00 por mês.

A carreira do publicitário

A carreira do publicitário é marcada por dinamicidade, diversidade e capacidade contínua de inovação. Afinal, a área está em constante evolução e quebra de paradigmas para se adaptar às mudanças de mercado e, em especial, aos nichos de consumidores que surgem e despontam como potenciais clientes para os mais diferentes negócios.

Nesse processo, alguns segmentos da Comunicação Social despontam pelo protagonismo que têm numa sociedade cada vez mais tecnológica, conectada à internet e atenta às causas sociais e políticas, como é o caso da Gestão de Mídias Sociais, do Comportamento do Consumidor e da Pesquisa Mercadológica de Opinião.

Por isso, vale a pena concluir a sua graduação e já iniciar o mais breve possível uma pós-graduação, como uma especialização ou MBA na área, para aprimorar habilidades, conhecer melhor sobre o mercado nacional e ficar por dentro das melhores técnicas de divulgação de produtos e serviços nas mídias.

Agora que você conhece alguns dos principais segmentos da Publicidade e Propaganda, ficou mais fácil ter uma noção real de quanto ganha um publicitário, não é mesmo? No entanto, saiba que, se você quiser conhecer mais a fundo o setor, assim como as diretrizes e o código de ética que são adotados por ele, vale a pena conferir os materiais institucionais da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Curtiu o post e bateu o martelo sobre cursar Publicidade e Propaganda? Então confira nosso artigo sobre as melhores faculdades para você obter uma capacitação profissional de peso!

Você pode gostar também