Com a diversidade de cargos públicos no Poder Legislativo, muitas pessoas se questionam sobre a renda média dos políticos que ingressam nele. Um bom exemplo disso é sobre quanto ganha um senador. Se você também compartilha dessa dúvida, confira nosso post para descobrir tudo a respeito!

Extensivo 2023

Quanto ganha um senador?

Independentemente do estado onde o senador é eleito, ele ganha o mesmo valor aos demais colegas presentes no Senado: R$ 33.763,00 por mês. Esse salário é fixo e não sofre alteração por se tratar de um decreto estabelecido pelo Poder Legislativo (o de nº 276/2014).

Outra curiosidade compartilhada por muitos é quanto ganha um senador aposentado. A resposta é: depende. Ele pode chegar, sim, a ter a mesma quantia que recebia enquanto ocupava o cargo público. No entanto, isso depende de dois fatores:

  • o período que ele passou exercendo essa atividade — que vai de um ano (mínimo necessário) até 35 anos (o teto estabelecido para conseguir o valor integral);
  • a contribuição contínua ao Plano de Seguridade Social dos Congressistas (PSSC) pelo tempo em que ele foi senador.
Eligis - teste vocacional e profissional

Quais são os benefícios de um senador?

Se você acha que os ganhos de um senador já são, por si só, bastante atrativos por estarem bem acima da média salarial de milhões de brasileiros, saiba que ele ainda tem acesso a vários benefícios para poder ocupar o cargo que tem em Brasília. Veja alguns deles:

  • subsídio para passagens aéreas;
  • subsídios para despesas médicas e odontológicas;
  • verba para contratação de funcionários (assessores, assistentes, secretários etc.);
  • auxílio para moradia, alimentação e transporte.

Então, você tirou suas dúvidas sobre quanto um senador ganha? Aproveite para saber mais sobre as funções que ele exerce no Senado!

Extensivo 2023
Você pode gostar também