Você já votou para eleger um ou mais candidatos à Prefeitura da sua cidade, mas até hoje não sabe quanto ganha um prefeito e o que, de fato, ele faz no cargo que ocupa? Então, acompanhe este post até o final para ficar por dentro dessas duas informações!

Extensivo 2023

O que faz um prefeito?

O prefeito é o responsável por comandar a administração municipal da região onde foi eleito. Na prática, isso significa que ele estabelece, altera, renova e também veta políticas públicas locais para as áreas da saúde, educação, segurança, mobilidade, infraestrutura etc.

Quanto ganha um prefeito?

A renda de um prefeito não tem um valor fixo válido para todo o país. Na verdade, o quanto ele recebe pelo cargo — e isso também vale para o valor de possíveis auxílios atrelados à função — é estabelecido pela Câmara Municipal de cada cidade.

No caso da Prefeitura de São Paulo, por exemplo, a faixa salarial é de R$ 24.165,87, segundo informe oficial do órgão. Porém, essa quantia vai mudar (para mais ou para menos), se analisarmos uma cidade no interior do próprio estado ou um município que fica em outra região do país, como o Sul ou o Centro-Oeste.

Quanto ganha um vice-prefeito?

O que dissemos há pouco sobre quanto um prefeito ganha também vale para o vice-prefeito. O valor pago a esse cargo vai variar de cidade para cidade e sempre terá como teto salarial a quantia recebida pelo prefeito, nunca podendo ultrapassá-la.

Eligis - teste vocacional e profissional

Qual é o salário de um prefeito nos Estados Unidos?

Outra dúvida é sobre quanto ganha um prefeito nos Estados Unidos. É diferente do que acontece no Brasil?”Porém, saiba que a resposta é não. Na verdade, as regras são bem parecidas, embora os valores sofram alterações ainda maiores já que a divisão regional por estado norte-americano é mais ampla, incluindo, por exemplo, cidades e distritos.

De acordo com levantamento do portal ZipRecruiter, o maior salário para prefeito é o da cidade de Nova York (cerca de U$17.732,58), enquanto o menor é o da cidade da Carolina do Norte (cerca de U$ 13.005,16)

Gostou do post? Aproveite para conferir, também, o que faz um vereador, pois esse é um cargo essencial nas Câmaras Municipais!

Extensivo 2023
Você pode gostar também