Categorias: Cursos

Qual é a diferença entre técnico e tecnólogo?

Técnico e tecnólogo são palavras muito semelhantes, motivo pelo qual muitas pessoas pensam que elas são sinônimas. É uma confusão realmente compreensível, já que elas até parecem ter a mesma origem. Muitos tentam fazer uma ligação maior de tecnólogo com tecnologia, por exemplo, tentando explicar que o curso técnico é menos tecnológico. Porém, a diferença entre técnico e tecnólogo não tem relação com esse fato.

Apesar da diferença existente entre ambos os cursos, é importante mencionar que eles têm algo em comum: a taxa de empregabilidade bem alta no mercado. Em alguns casos, os formados já saem do curso com uma vaga de emprego garantida. Isso porque há muitos setores carentes de mão de obra qualificada.

Essas modalidades têm níveis diferentes de escolaridade, alguns impactos específicos na carreira, além de outras diferenças. E é sobre elas que vamos falar agora. Acompanhe o texto e aproveite a leitura!

Bom, a maior diferença entre ambos é o nível de escolaridade, uma vez que o curso tecnólogo é uma graduação de nível superior, enquanto o técnico é uma formação de nível médio. Além dessa diferença, os cursos também se diferenciam em alguns aspectos. Confira quais são!

  • Duração: os cursos tecnólogos podem durar de 2 a 3 anos, enquanto os técnicos levam somente alguns meses ou, então, mais de 3 anos.
  • Requisitos: enquanto existem cursos técnicos para quem tem Ensino Fundamental completo ou incompleto e Ensino Médio completo ou incompleto, os cursos tecnólogos exigem o diploma de Ensino Médio, e, geralmente, o aluno precisa passar por processo seletivo.
  • Formação para o mercado: apesar de ambos os cursos terem como foco a preparação dos profissionais para a realidade do mercado de trabalho, os técnicos acabam formando profissionais mais voltados para a operação, enquanto os tecnólogos formam profissionais para atuar em cargos mais altos, com oportunidade de crescimento.
  • Diploma: ao finalizar um curso técnico, o aluno recebe um diploma de conclusão do curso técnico de nível médio. No caso do curso tecnólogo, o estudante recebe um diploma de nível superior.

Cursos técnicos

muitos tipos de cursos técnicos, sendo que alguns exigem o Ensino Médio, enquanto outros, só o Ensino Fundamental. Analise quais são as opções para ficar mais fácil escolher o ideal para você!

Concomitante

Esse é um curso técnico que o estudante pode fazer após concluir o primeiro ano do Ensino Médio. Assim, ele faz dois cursos simultaneamente, em instituições de ensino diferentes ou em uma mesma instituição.

Portanto, o aluno vai cumprir jornada dupla de aulas: um curso com disciplinas do curso técnico e um curso com disciplinas do próprio Ensino Médio. Dessa forma, assim que o estudante finalizar cada curso, ele receberá o diploma que corresponde ao curso. A duração é de 2 anos, aproximadamente.

Subsequente

Esse tipo de curso é para aqueles que já finalizaram o Ensino Médio e que desejam fazer uma formação específica para que possam entrar no mercado de trabalho. A duração desse curso técnico varia bastante e, ao finalizá-lo, o aluno recebe um diploma de Técnico de Nível Médio.

Integrado

O curso técnico integrado prepara o estudante para uma profissão ao mesmo tempo que ele está cursando o Ensino Médio. A duração pode ser de 4 anos, e, ao finalizá-lo, o aluno tem dois diplomas em mãos: o do Ensino Médio e o de Técnico de Nível Médio. O aluno só precisa ter concluído o Ensino Fundamental para que consiga ingressar.

Formação Inicial e Continuada (FIC)

Esses cursos técnicos têm uma duração bem curta e são voltados para alunos do Ensino Médio, trabalhadores e beneficiários de programas federais de transferência de renda. Dependendo do curso, é preciso ter somente o Ensino Fundamental incompleto.

É possível conferir todos os cursos técnicos que existem no Brasil, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, criado pelo MEC (Ministério da Educação). Veja alguns:

  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Técnico em Logística;
  • Técnico em Radiologia;
  • Técnico em Recursos Humanos;
  • Técnico em Marketing;
  • Técnico em Contabilidade;
  • Técnico em Enfermagem.

Cursos tecnólogos

Para fazer esse curso, é preciso ter o diploma do Ensino Médio. Afinal de contas, essa formação é de nível superior. Normalmente, os cursos tecnólogos têm duração de 2 ou 3 anos. Para conseguir o diploma do curso, o estudante tem que fazer um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e/ou um estágio supervisionado.

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, há mais de 100 opções desse curso. Embora sejam ofertados também em faculdades públicas, esses cursos são encontrados com maior facilidade em instituições privadas. Veja, a seguir, uma lista com alguns cursos tecnólogos que são reconhecidos pelo MEC:

  • Agronegócio;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Agricultura Familiar e Sustentabilidade;
  • Agroecologia;
  • Apicultura e Meliponicultura;
  • Design Gráfico;
  • Construção de Edifícios;
  • Gestão da Produção Industrial;
  • Gestão Comercial;
  • Comércio Exterior;
  • Design de Interiores;
  • Estética e Cosmética;
  • Gastronomia;
  • Design de Moda;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão da Qualidade.

Conhecer as diferenças entre essas duas modalidades de curso é fundamental para decidir de acordo com seus principais objetivos profissionais. Tanto o técnico quanto o tecnólogo vão proporcionar uma entrada bem rápida no mercado de trabalho, mas, como mostramos, são opções com perspectivas de carreira distintas.

Para se decidir, você precisa ter em mente que a formação técnica vai permitir que você ocupe cargos específicos, não tendo tantas chances de crescimento em uma empresa. Alguns cargos apresentam salários altos, e, claro, tudo vai depender da dedicação profissional. Essa é uma alternativa para quem deseja sair do Ensino Médio já qualificado ou deseja começar a trabalhar em determinada área.

O curso tecnólogo, por sua vez, é para aqueles que querem uma formação universitária mais rápida. Assim como no curso técnico, aqui também é para quem já sabe qual função deseja assumir e em qual área quer trabalhar.

Para se matricular nesse curso, é necessário ter terminado o Ensino Médio. Há uma chance maior de subir na carreira, ocupando cargo de gerente, supervisor ou analista, por exemplo. Vale lembrar que cursar uma pós-graduação vai permitir que você cresça ainda mais.

Se você estiver com muitas dúvidas sobre qual carreira seguir ou qual curso fazer, o teste vocacional da Orientu pode ajudar a saber quais profissões fazem mais sentido com o seu perfil.

Você pode encontrar esse tipo de curso em praticamente todas as instituições de ensino superior públicas e privadas do Brasil. Inclusive, muitos até podem ser feitos na modalidade EAD (Educação a Distância), com eventuais encontros presenciais durante o semestre.

Como queremos facilitar sua busca por boas faculdades que ofertam os cursos de tecnólogo e, em alguns casos, também os técnicos, trouxemos algumas que são reconhecidas e muito bem avaliadas pelo MEC. Confira:

  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância);
  • Centro Universitário UNIBTA.

Vale destacar que todas essas faculdades participam de programas, como FIES e ProUni. Além disso, trabalham com descontos, financiamento sem trâmites burocráticos e com convênios. Tudo isso para facilitar a entrada no curso.

Bom, agora você já sabe a diferença entre técnico e tecnólogo e já pode analisar o perfil do curso e o seu objetivo profissional para decidir entre as duas modalidades. Lembre-se sempre de optar por cursos tecnólogos ou técnicos que sejam reconhecidos pelo MEC. Assim, você garante um curso de qualidade e, claro, oportunidades incríveis no mercado de trabalho.

Gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Aproveite a visita e leia também o texto “Tecnólogo: saiba o que é e quais cursos existem!”, para ficar mais por dentro ainda do assunto!

Orientu

Postagens recentes

Agroquímica: tudo sobre o curso e o mercado!

Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…

% dias atrás

5 benefícios de ter um site para diferentes áreas de negócio

A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…

% dias atrás

Onde atua um cuidador de idosos?

O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…

% dias atrás

Segurança privada: veja tudo sobre o curso e o mercado!

O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…

% dias atrás

Jogos Digitais: tudo sobre o curso e o mercado!

Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…

% dias atrás

Processos gerenciais: tudo sobre o curso e o mercado!

Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…

% dias atrás