A FACAMPFaculdades de Campinas — é uma das mais importantes instituições particulares de ensino superior da cidade de Campinas (SP) e região. Além da qualidade dos cursos, a infraestrutura oferecida é excelente e os estudantes recebem todo o apoio durante sua jornada.

Extensivo 2023

Como sabemos da importância de conhecer bem a faculdade antes de fazer sua escolha e iniciar a vida universitária, reunimos aqui as principais informações sobre a FACAMP que você não pode deixar de saber. Aproveite!

FACAMP

A FACAMP Campinas foi fundada em 1999 por antigos professores da Unicamp e pelo ex-presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), Eduardo da Rocha Azevedo.

A ideia era criar uma instituição inovadora, que conciliasse o ensino de alto nível com o foco no mercado de trabalho. Os primeiros cursos foram Administração e Economia, sendo esses os dois segmentos que até hoje atraem muitos alunos.

Desde o início, o projeto pedagógico considerava essa conexão com o mundo corporativo como um critério essencial, principalmente para formar profissionais atualizados. O resultado disso é a conquista de um padrão de empregabilidade diferenciado, com média de 96%.

Outro ponto alto da faculdade é ter um campus extenso, cheio de áreas verdes, com instalações amplas e bem equipadas para receber toda a comunidade acadêmica. São 100 mil metros quadrados disponíveis para o aprendizado e convivência.

Os estudantes da FACAMP podem contar com parcerias internacionais em 11 países diferentes, que possibilitam a realização de intercâmbios de trabalho (estágio) ou estudo.

Para completar, há um programa de pesquisa científica na área de Economia, um Centro de Empreendedorismo que estimula o desenvolvimento de novos negócios e um Centro de Carreiras que conecta os alunos com o mercado de trabalho.

instituição facamp

FACAMP: cursos

Atualmente, a FACAMP oferece 8 cursos de graduação:

Todos eles são credenciados pelo MEC (Ministério da Educação), seguem a metodologia presencial e têm duração prevista de 4 a 5 anos. O corpo docente é basicamente formado por mestres e doutores, sendo que cada curso tem um responsável especialista no campo.

Uma característica peculiar dos cursos da FACAMP é que as aulas acontecem em período integral. A intenção é oferecer mais conteúdo, conciliando a aprendizagem teórica e prática.

Desde o primeiro ano, existe a oportunidade de desenvolver atividades extracurriculares que contribuem para a capacitação. Sendo assim, cada formação tem seu projeto de prática profissional, como:

  • Agência de Publicidade e Propaganda;
  • Centro de Engenharia Aplicada;
  • MarkerLab (laboratório de criação e execução).

Além das graduações já citadas, existem ainda opções de pós-graduação como MBAs voltados para diversas áreas de negócios (Agronegócio, Marketing Estratégico, Gestão de Pessoas, Finanças e outros).

São ofertados também diversos cursos de curta duração para quem quer aprender sobre temas específicos e o modelo de educação In-Company, que é personalizado para atender às necessidades de cada empresa.

FACAMP: mensalidades

Quem está pesquisando valores deve saber que a FACAMP não tem mensalidades muito baratas. Isto é, os cursos têm alta qualidade, e o posicionamento da instituição no mercado é mesmo diferenciado, o que acaba influenciando o preço.

Em geral, as mensalidades de todos os cursos giram em torno de R$ 2.000,00*, mas a faculdade oferece programas que facilitam o pagamento para os estudantes.

Eligis - teste vocacional e profissional

FACAMP: vestibulares

A principal forma de ingresso na FACAMP é o vestibular, realizado duas vezes ao ano e não somente na cidade de Campinas. Com a suspensão recente das atividades presenciais, a versão online tem sido adotada.

Segundo a própria instituição, o processo seletivo envolve não só a realização de uma prova (dividida entre redação e questões de conhecimentos gerais e lógica elementar) como uma avaliação do perfil de cada candidato.

Essa última parte tem um peso de 40% e requer o envio do histórico escolar do estudante, além de um vídeo ou texto com relato autobiográfico.

Esse é um espaço para que os candidatos falem de suas histórias, qualidades e aspirações para o futuro, a exemplo do que ocorre em instituições estadunidenses. Então, a faculdade aproveita para conhecer melhor os seus futuros alunos.

Outras duas possibilidades de entrar na FACAMP são pela prova do Enem e por transferência externa. Vale lembrar que a instituição aceita programas como o Fies e Prouni.

Bolsas de estudo 

Como se trata de uma faculdade particular, nem todas as pessoas interessadas conseguem arcar com as mensalidades dos cursos. Sabendo disso, a FACAMP tem um Fundo de Bolsas de Estudo destinado a conceder descontos para alunos seguindo critérios socioeconômicos.

Para conseguir o benefício, é necessário primeiro fazer a matrícula no curso desejado e dar início ao processo de solicitação de bolsa. Os documentos pedidos pelo Conselho que vai avaliar cada situação são:

  • formulário com informações gerais;
  • declaração de rendimentos da família;
  • declaração completa do imposto de renda da família;
  • comprovante das despesas descritas no formulário.

Os aprovados conseguem desconto no valor das mensalidades para concluir a graduação. Uma alternativa é tentar a Bolsa Restituível, que nada mais é do que um financiamento estudantil com recursos próprios da FACAMP.

Assim, é possível ter um prazo maior para quitar o valor total do curso, começando a pagar 12 meses após o tempo regular previsto para conclusão. Ou seja, se o curso dura 4 anos, o pagamento das parcelas é iniciado somente depois do quinto ano.

Um grande atrativo dessa opção é não pagar juros, pois a Bolsa Restituível considera apenas a taxa de correção monetária do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).

Enfim, estudar na FACAMP pode ser uma ótima escolha para quem está buscando uma formação nas áreas oferecidas pela instituição. O reconhecimento do mercado é garantido, assim como todo o suporte para o desenvolvimento do aluno e preparo para a conquista do mercado de trabalho.

Gostou de conhecer melhor a FACAMP e seus principais diferenciais? Se você está pesquisando sobre o assunto, aproveite para conferir nosso artigo que fala das melhores faculdades do Brasil.

* OBS: Essa é uma média de valor estimado para as mensalidades do curso. Os preços reais e atualizados devem ser consultados com a própria instituição.

Extensivo 2023
Você pode gostar também