A Podologia é a ciência que tem os pés como principal objeto de estudo. Isso mesmo! Essa parte do corpo, que nos aguenta o dia inteiro e é essencial para a locomoção, tem uma especialidade somente dela. O profissional da área é chamado de podólogo ou podologista.

Algumas pessoas podem confundir a profissão com a de pedicure, afinal, ambas tratam os pés. Entretanto, o podólogo trata da saúde desses membros, enquanto a pedicure fica com a parte estética, cuidando das cutículas e da esmaltação.

E aí, bateu o interesse em saber mais sobre essa carreira? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos tudo o que você precisa saber sobre ela. Vamos lá?

O que é Podologia?

A Podologia é uma área da saúde focada em estudar, prevenir, investigar, diagnosticar e tratar doenças, distúrbios e lesões que afetam os pés. Como esses membros suportam todo o peso do corpo, estão sujeitos a desgastes e tensões, além de calos, problemas de unha, micose e rachaduras.

Antigamente, a Podologia fazia parte da Medicina. Ainda no começo do século passado, estudiosos da época consideravam os pés e as mãos partes muito complexas. Para você ter uma ideia, temos 26 ossos em cada pé, que, juntos, correspondem a quase 1/4 de todos os que temos no corpo.

Sendo assim, a Podologia foi uma das primeiras tentativas de especialização médica. Aliás, vale dizer que podólogos ajudam as pessoas cuidando não apenas dos pés, mas do tornozelo também.

podologia

São atividades do podólogo prevenir e tratar lesões, além de orientar os pacientes sobre os cuidados com os pés. Por exemplo, ele pode indicar um creme para rachaduras, aconselhar como cortar as unhas para não encravar, qual é o melhor tipo de calçado etc.

Esse profissional tem conhecimentos em várias disciplinas da saúde, como Anatomia, Microbiologia, Imunologia, Fisiologia e Patologia. Além disso, compreende toda a biomecânica dos pés e dos tornozelos, e os problemas que podem dificultar o caminhar.

Algumas das capacidades para ser um podólogo incluem habilidades manuais, gosto pela área da saúde e em cuidar de outras pessoas. A seguir, confira as atividades que o profissional costuma desenvolver no dia a dia:

  • confeccionar exames físicos nos membros inferiores;
  • diagnosticar doenças nos pés;
  • observar os calçados dos pacientes a fim de identificar desgastes irregulares ou algum outro problema;
  • cuidar de unhas quebradas;
  • cortar as unhas de maneira correta a fim de prevenir más condições, como unhas encravadas;
  • remover calos, detritos das unhas e excesso de cutículas que estão prejudicando o paciente;
  • elaborar órteses plantares, que são equipamentos feitos sob metida para correção, compensação e alívio de dores.

Curso de Podologia

Você se interessou em ser um podólogo? Saiba que existem duas opções de cursos: técnico e superior. O curso técnico é ideal para quem quer sair do ensino médio e já ingressar no mercado de trabalho, pois a carga horária mínima total é menor: 1200 horas.

Geralmente, os salários são mais baixos que os de cargos de nível superior, mas é uma maneira de entender se é essa a carreira da sua vida antes de partir para uma graduação, por exemplo. Já o curso superior em Podologia é oferecido em dois graus: bacharelado e tecnológico.

O bacharelado tem duração maior porque também engloba a parte acadêmica e de pesquisa. Então, se estudante tiver intenção de seguir por essa área de atuação, é interessante fazer esse curso. Entretanto, ele não é tão comum e poucas instituições o disponibilizam.

Por fim, temos o tecnológico, que foca bastante na parte de formação para o mercado de trabalho, por isso tem uma carga horária menor. É ótimo para quem quer atuar em menor prazo, mas sem abrir mão do diploma de ensino superior.

Eligis - teste vocacional e profissional

Curso de Podologia EAD

Quem não tem muito tempo ou acesso para se deslocar até a instituição de ensino para fazer o curso de Podologia presencial pode apostar na modalidade de educação a distância (EAD). Nela, o aluno só precisa ir até o campus em datas agendadas para fazer trabalhos e provas.

Se sua preocupação é em relação à validade do diploma EAD, pode ficar tranquilo. Ele tem o mesmo valor que os dados pelos cursos presenciais. Entretanto, isso só é possível se a instituição de ensino e o curso tiverem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), assim como os presenciais também precisam.

Valor do curso de Podologia

Os valores dos cursos de Podologia podem variar bastante. Os técnicos e os EAD costumam ter um custo mais baixo em relação à graduação presencial. Por isso é importante pesquisar os preços diretamente nas instituições de ensino que oferecem o curso.

Onde estudar Podologia?

Várias instituições de ensino oferecem o curso de Podologia EAD e presencial, principalmente os de nível técnico. Você pode procurar por escolas profissionalizantes, como o SENAC. Já no bacharelado, temos conhecimento de duas faculdades: a Anhembi Morumbi (UAM) e o Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).

Em nível superior, mas no grau tecnológico, é mais fácil de encontrar por todo o país. Veja algumas opções:

  • UniCesumar;
  • UniVeritas;
  • Uninassau.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o podólogo é muito promissor. Isso porque as pessoas têm se conscientizado de que é preciso investir no bem-estar para ter melhor qualidade de vida. Entre os potenciais clientes, estão os atletas, os idosos e os pacientes com doenças crônicas, como diabetes.

Dessa maneira, o profissional é cada vez mais requisitado, principalmente, em estabelecimentos que tratam da saúde e do bem-estar, como clínicas, academias de ginástica, centros de beleza e spas, além de clubes esportivos.

Quanto aos ganhos, eles podem variar de acordo com a experiência do profissional, o porte da empresa e o local de atuação. Em geral, a média do salário do podólogo é de mais de R$ 1600,00 mensais, mas pode chegar até R$ 3000,00 ou mais.

A Podologia é uma área que está em constante crescimento no mercado. Se você gosta de ajudar as pessoas a terem mais saúde, essa é uma ótima carreira. Para se tornar um podólogo, você tem as opções de cursos técnicos, bacharelado e tecnológico. Sendo assim, escolha o que mais atende às suas expectativas.

Que tal aproveitar que está por aqui e entender o que é o teste vocacional? Leia nosso artigo e entenda como a análise pode ajudar nessa escolha!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também