O setor da construção civil é um dos que mais geram renda e empregos no Brasil, assumindo, assim, uma parcela considerável na economia nacional.

Extensivo 2023

Nesse contexto, vale destacarmos, também, que mesmo após ser completamente construída, uma edificação continua sendo capaz de movimentar a economia e criar novos postos de trabalho, como é o caso do corretor de imóveis.

Afinal, você sabe exatamente o que faz um corretor de imóveis, como se tornar um e qual é a atual situação do mercado de trabalho para essa área? Continue a leitura para ter todas essas questões esclarecidas!

O que faz um corretor de imóveis?

Podendo ser chamado, também, de corretor imobiliário, o corretor de imóveis, como o próprio nome nos sugere, é o profissional responsável por tratar de todas as possíveis transações comerciais que envolvem um imóvel.

Nesse contexto, o seu campo de atuação engloba desde aluguel, permuta, financiamento, venda à administração de casas, lojas, estabelecimentos comerciais, apartamentos, prédios, galpões e qualquer outro tipo de imóvel.

Além disso, entre as funções de um corretor de imóveis, destacam-se:

  • avaliar o valor comercial de um imóvel, com o intuito de precificá-lo considerando questões como custo de vida da cidade, valorização da região, localização estratégica do bairro, condições estruturais e estéticas da casa, entre outros;
  • intermediar e estreitar as relações comerciais entre os detentores dos imóveis e os possíveis compradores, garantindo que ambas as partes sejam devidamente beneficiadas;
  • garantir que todo o processo de venda, locação, permuta e/ou administração de um imóvel ocorra dentro de todos os parâmetros legais, respeitando, essencialmente, a legislação municipal vigente;
  • buscar meios e métodos para que um imóvel não perca o seu valor de mercado, atuando como uma espécie de agente especulador imobiliário.

Dito isso, de uma forma resumida, podemos associar o corretor de imóveis ao profissional que cuida da gestão comercial/financeira de uma construção qualquer.

Como ser um corretor de imóveis?

Para ser um corretor de imóveis, é necessário ter formação profissional na área, isto é, finalizar um curso específico para corretores.

Posterior à conclusão desse curso, o profissional ainda precisa registrar-se no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão que é o grande responsável por regulamentar essa categoria e que tem uma filial em cada estado do Brasil.

Perfil do corretor de imóveis

Para ser um corretor de imóveis, é indispensável apresentar as seguintes habilidades profissionais:

  • boa comunicação;
  • dominar as principais técnicas e estratégias de vendas;
  • entender de marketing;
  • ser dinâmico e flexível, para ser capaz de se adequar profissionalmente conforme é o perfil dos compradores/vendedores dos imóveis;
  • apresentar bom relacionamento interpessoal, beneficiando, dessa maneira, a sua relação profissional com qualquer tipo de perfil de cliente.

Curso de corretor de imóveis

Atualmente, no Brasil, existem três tipos de cursos para se tornar um corretor de imóveis: Técnico em Transação Imobiliária, Tecnólogo em Gestão Imobiliária e Bacharel em Ciências Imobiliárias.

Eligis - teste vocacional e profissional

Técnico em Transação Imobiliária

Geralmente, podendo ser concluído entre 12 e 18 meses de estudos, esse curso é facilmente encontrado em qualquer estado, sendo o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) uma das principais instituições de ensino que disponibilizam essa formação.

Em relação às formas de ingresso, ao menos no Senac, o estudante precisa apenas demonstrar o seu interesse e aguardar pela disponibilidade de vagas.

Já sobre valores, para aqueles que não conseguirem bolsas de estudos, esse curso técnico cobra, em média, uma mensalidade de R$ 250.

Tecnólogo em Gestão Imobiliária

O Tecnólogo em Gestão Imobiliária é um curso de nível superior, que é majoritariamente ofertado pelas universidades particulares e pode ser concluído em até 4 anos (ou 8 semestres letivos).

Por se tratar de uma formação disponibilizada por uma faculdade, o ingresso do estudante precisa ser mediante a realização de um processo seletivo, o qual pode exigir a participação em um vestibular tradicional (organizado pelas próprias faculdades) ou o aproveitamento da nota do Enem.

Bacharel em Ciências Imobiliárias

Por fim, para ser um corretor de imóveis, o profissional pode optar pelo ingresso no curso de Bacharel em Ciências Imobiliárias, curso de graduação que atualmente é disponibilizado apenas pela Universidade Federal do Maranhão.

Elaborado para ser concluído em 4 anos, a grande vantagem desse curso é que, por ele ser fornecido por uma instituição pública, ele pode ser realizado de forma totalmente gratuita.

Acerca das disciplinas que envolvem essa formação, o estudante precisa aprender matérias como:

  • Operações Imobiliárias I;
  • Mercado Financeiro;
  • Marketing Aplicado às Atividades Imobiliárias;
  • Gestão Imobiliária;
  • Legislação Imobiliária.

Curso de corretor de imóveis: EaD

Outro ponto interessante e que também merece ser destacado é que grande parte dos cursos profissionalizantes nessa área é disponibilizada no formato de ensino a distância — EaD.

Como exemplo, podemos citar os cursos oferecidos pelo Senac (técnico) e pela Universidade Paulista — Unip (tecnólogo).

Mercado de trabalho

corretores de imóveis

No mercado de trabalho, o corretor de imóveis pode atuar em empresas e companhias como:

  • imobiliárias;
  • construtoras;
  • incorporadoras;
  • urbanizadoras;
  • loteadoras;
  • prestadoras de serviço em geral para a indústria da construção civil.

Um fato relevante acerca do mercado de trabalho nessa área é que ela não necessariamente acompanha a situação econômica do país.

Para exemplificar, basta analisarmos o mercado da construção civil em meio à pandemia de Covid-19. Ele foi na contramão de muitos outros setores e alcançou bons números de produção, sendo benéfico a uma série de profissionais desse ramo, como é o caso dos corretores de imóveis.

Sendo assim, concluímos que, para se tornar um corretor de imóveis, é imprescindível o ingresso em um curso profissionalizante (técnico ou de nível superior) e posterior registro no órgão responsável pela profissão, o CRECI.

Cabe ressaltarmos, ainda, que, para aqueles estudantes que desejam ingressar nesse setor, é muito importante desenvolver as habilidades em comunicação, marketing e técnicas de vendas.

Gostou de aprender mais acerca da carreira de um corretor de imóveis? Então leia também sobre como é a área de gestão comercial!

Extensivo 2023
Você pode gostar também