Se você é uma pessoa criativa, ligada nas novidades da TV, do cinema e das plataformas de streaming, gosta de arte e se interessa pelo universo do marketing digital, talvez a faculdade de publicidade seja uma boa opção para a carreira.
Um dos pontos fortes de escolher o bacharelado em Publicidade e Propaganda é a possibilidade de atuar em várias áreas. Hoje, o publicitário formado tem muitos caminhos que podem ser seguidos, e você vai conhecer as melhores instituições para quem deseja alcançar um lugar de destaque nessa carreira.
Confira, com mais detalhes, como é a faculdade, as melhores instituições, como escolher um bom curso e o que o mercado de trabalho reserva ao profissional. Vamos lá!
A faculdade de Publicidade prepara o aluno para atuar em agências de publicidade e outras empresas que lidam com propaganda, marketing, canais de divulgação, design gráfico, assessoria e muitas outras atividades relacionadas às áreas de criação e comunicação.
Geralmente, o curso tem duração de 4 anos e pode ser encontrado nas modalidades presencial e a distância.
Além de aprender sobre todas as áreas de atuação, as disciplinas aliam teoria e prática para um bom aprendizado.
Como a carreira é bastante ampla, o recomendável é que o aluno invista na especialização, após a formatura, em estágios e cursos extracurriculares, durante a graduação, para encontrar oportunidades mais alinhadas com o que deseja.
O nome de algumas disciplinas e, até mesmo, das próprias matérias podem variar de uma instituição para outra.
Mesmo assim, geralmente, a grade da faculdade de Publicidade apresenta o seguinte formato:
Para desenvolver esse índice, realizamos uma pesquisa no site do MEC e escolhemos o Enade como indicativo para revelar as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda.
A nota do Enade é um dos índices de desempenho utilizados para medir a qualidade do curso em questão. Por isso, os estudantes são avaliados no primeiro e no último ano. Dessa forma, faz-se um balanço sobre a evolução dos conhecimentos da turma durante o período.
As faculdades garantem pontuação que vão de 1 a 5. Filtramos instituições com conceito do Enade 4 e 5. Confira algumas das opções que apareceram na listagem:
Nas instituições públicas de ensino superior, geralmente, não se cobra mensalidade. Nas particulares, tudo vai depender da faculdade de Publicidade, cidade em que se localiza, período, descontos praticados ou bolsas de estudos concedidas e se o estudante está interessado na modalidade presencial ou a distância.
Por exemplo, na Estácio, em São Paulo, o aluno que inicia o curso em 2021 começa pagando apenas R$ 49,00 por mês, durante um semestre. Depois, é necessário verificar as condições de pagamento com a instituição.
Já no campus da Unicesumar, em Maringá, o valor praticado no primeiro semestre de 2021 foi de R$ 1.468,53.
Na ESPM do Rio de Janeiro, o valor é de R$ 3.175,00, e na unidade de Porto Alegre, a mensalidade é de R$ 3.099,00.
Todos os valores aqui citados foram pesquisados no primeiro semestre de 2021, portanto, não se esqueça de verificar a informação quando for escolher a instituição ideal para você.
Você pode optar por uma faculdade de publicidade da nossa lista, ou qualquer outra instituição autorizada pelo MEC, já que o Enade não é o único índice que define a qualidade do ensino.
Na hora de fazer a sua escolha, dê uma olhada no corpo docente e na estrutura dos centros de ensino.
É importante ter aulas com pessoas qualificadas, tanto na teoria, quanto na prática. Além disso, os laboratórios e as aulas práticas devem proporcionar uma boa base para desempenhar um bom trabalho, encontrar bons estágios e, futuramente, bons empregos.
O mercado de trabalho para o publicitário é tão amplo e promissor quanto a variedade de áreas de atuação da profissão. Tanto o salário quanto as ofertas disponíveis variam.
É inegável que, no ramo da publicidade e propaganda, o marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço.
Na produção de conteúdo para a internet, as agências demandam redatores, produtores audiovisuais, designers, profissionais responsáveis pelo planejamento e gestão das mídias sociais, o famoso social media.
Esses profissionais também trabalham na criação de peças para televisão, jornal, revistas, outdoor, panfletos, placas, eventos, entre outros canais de divulgação, mas o digital tem sido a menina dos olhos de quem trabalha no ramo da comunicação. Dito isso, com base no portal Salário, veja as possibilidades:
Vale destacar que essas são apenas algumas possibilidades para trabalho CLT, ou seja, de carteira assinada. Muitos publicitários trabalham como Pessoa Jurídica, em regime freelancer, o que costuma maximizar os ganhos.
A faculdade de publicidade é uma boa pedida para aqueles que buscam uma carreira onde o principal instrumento de trabalho é a criatividade, em uma rotina bastante agitada.
Quem embarca na profissão deve ter consciência de que é preciso acompanhar a evolução e as tendências do mercado, entregando projetos inovadores para trazer bons resultados aos clientes.
Se você ainda não sabe se quer cursar publicidade, mas está em busca de boas instituições, saiba mais sobre as melhores faculdades do Brasil.
Com o fortalecimento do agronegócio no Brasil, os profissionais que estudam Engenharia Agroindustrial Agroquímica têm…
A internet possibilita que uma marca pessoal ou empresarial alcance o mundo inteiro. Ao investir…
O cuidador de idoso é o profissional responsável em cuidar de uma pessoa de idade…
O tecnólogo em Gestão de Segurança Privada é uma grande oportunidade para quem busca boas…
Conheça mais sobre a formação em Jogos Digitais e as oportunidades que esse mercado pode…
Você começou a listar as profissões que despertam o seu interesse, mas sente que não…