Você conhece a Famema? Essa é mais uma opção de faculdade que temos aqui no Brasil para quem quer seguir carreira na área da Saúde. Isso, porque os dois principais focos da instituição são os cursos de Medicina e Enfermagem

Extensivo 2023

Quer saber mais? Acompanhe a leitura para descobrir todos os detalhes dessa oportunidade de conquistar o seu diploma universitário como médico ou enfermeiro!

Sobre a Famema

O nome Famema vem de Faculdade de Medicina de Marília. A instituição foi criada para atender à demanda de uma formação para os médicos na região Centro-oeste do estado de São Paulo.

A cidade fica a aproximadamente 450 quilômetros da capital, e a faculdade foi criada pela Lei Estadual 9.236/1966.

A oferta inicial era de 60 vagas por ano, com o benefício de o curso ser gratuito — já que estamos falando de uma faculdade estadual, que é mantida pelo governo de SP. Somente em 1982 foi incorporada a graduação em Enfermagem, completando o quadro de cursos da Famema que permanece até hoje.

Atualmente, são oferecidas 80 vagas anuais para os estudantes de Medicina e 40 para quem deseja se formar como enfermeiro. Além da qualidade do ensino e alto nível do corpo docente, outro diferencial é a infraestrutura, conhecida como Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília.

São três unidades de hospitais de ensino, um ambulatório de especialidades, hemocentro e clínica de oncologia, entre outros anexos.

Para completar, a Famema ainda oferece cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), mestrados profissionais ou acadêmicos e programas de residência médica.

Algumas das especialidades disponíveis para capacitação são: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Infectologia, Neurologia, Oftalmologia e Pediatria.

Famema

Vestibular Famema 2021

Assim como tantos outros vestibulares de Medicina, o processo seletivo da Famema é bastante concorrido. De acordo com a própria faculdade, a relação de candidatos por vaga em 2019 foi de 157,26.

A prova é aplicada em algumas cidades paulistas, incluindo a capital, Campinas e São José dos Campos — e, claro, na cidade de Marília, o que representa uma boa chance de conhecer o campus.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da Vunesp no período divulgado pela instituição. Normalmente, isso acontece entre o início do mês de outubro e a primeira quinzena de novembro. Ou seja, os interessados têm cerca de um mês para confirmar a participação com o cadastro e pagamento da taxa.

Depois de cumprir a etapa da prova, basta acompanhar o resultado pela internet e ficar atento à fase de matrícula. Por conta da pandemia, as matrículas passaram a ser realizadas com agendamento prévio, para evitar a aglomeração dos candidatos aprovados.

Como é a prova da Famema?

Essa é uma informação importante para quem pretende fazer o vestibular da Famema. A avaliação geralmente é aplicada em fase única, sendo composta por três tipos de provas:

  • Prova I: questões discursivas de Química e Biologia;
  • Prova II: questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Geografia, História e Língua Inglesa;
  • Prova III: redação.

A primeira prova tem um peso maior como critério de desempate, e a nota da redação vem logo em seguida. O principal fator para conseguir a aprovação é não zerar nenhum dos três componentes. Isto é, não adianta ter um ótimo resultado nas questões objetivas e discursivas, por exemplo, mas zerar a redação.

Aliás, esse é um pré-requisito muito comum em vestibulares, o que indica que a dedicação aos estudos deve ser equilibrada entre todas as matérias, não é verdade?

A Famema é boa?

Talvez por ser mais conhecida no estado de São Paulo ou na região Sudeste do país, uma dúvida de muitos estudantes é se a Famema é uma boa faculdade.

O jeito mais fácil de comprovar isso é verificando os índices de qualidade do Ministério da Educação: os dois cursos da instituição tiraram nota máxima na última edição do Enade que foi divulgada.

Foram 8.368 instituições avaliadas e somente 511 cursos conseguiram o mérito de tirar a nota 5. Entre eles, estão as duas opções de graduação da Famema, o que coloca a faculdade entre as melhores do país nas suas áreas de conhecimento.

A diretoria acredita que dois dos principais fatores desse sucesso sejam o estímulo à prática profissional desde o primeiro ano de estudo e a implementação de metodologias ativas, que promovem a autonomia dos alunos.

Outras faculdades para estudar Medicina

O sonho de entrar em uma faculdade de Medicina é realmente desafiador para a grande maioria dos estudantes. Muitos passam por várias tentativas até conseguir uma vaga. Por isso, é bom conhecer diferentes alternativas, já que o desempenho de uma prova para outra pode variar, assim como a concorrência.

Para facilitar essa tarefa, listamos outras faculdades públicas de Medicina que são bem-conceituadas aqui no Brasil:

  • USP (Universidade de São Paulo);
  • Unicamp (Universidade Estadual de Campinas);
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);
  • Unifesp (Universidade Federal de São Paulo);
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro);
  • UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro);
  • Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho);
  • UFPE (Universidade Federal de Pernambuco);
  • UFF (Universidade Federal Fluminense).

É óbvio que uma das grandes vantagens de ser aprovado em uma instituição de ensino federal ou estadual é não ter que arcar com as mensalidades do curso, certo? No caso da Medicina, isso faz uma diferença ainda maior por ser uma das formações mais caras do mercado.

Portanto, o foco na preparação para o Enem e outros vestibulares é muito importante para se destacar nos exames. Agora que você já conhece melhor a Famema, não deixe de incluir essa opção no seu radar de possibilidades!

Será que você já tem certeza sobre o curso que deseja fazer? A Medicina é realmente uma área encantadora, mas também há outras opções no campo da saúde. Aproveite para fazer o nosso teste vocacional e confirmar se essa é mesmo a profissão que combina com o seu perfil!

Extensivo 2023
Você pode gostar também