Se você gosta de Português, Literatura, História, Geografia e Redação, as profissões de Humanas podem ser uma boa escolha. Outros indicativos favoráveis são o prazer pela leitura, criatividade, análise crítica sobre os fatos e envolvimento social. Caso você tenha esse perfil, há várias profissões que podem ser seu caminho para uma carreira de sucesso.

Extensivo 2023

Foi exatamente pensando nisso que elaboramos este post com 11 profissões de Humanas que poderão ser a escolha mais adequada para você. Quer saber quais são? Então, continue lendo!

Quais são as 11 principais profissões de Humanas?

Humanas é uma área do conhecimento que está sintonizada com profissões diretamente alicerçadas no dia a dia das pessoas.

Elas podem ser referentes à busca pelos direitos dos cidadãos, comunicação, marketing, ensino, garantia dos programas sociais, comportamentos, gestão etc.

Portanto, há muitas profissões de Humanas que mesclam outras áreas do conhecimento, como no caso de Administração, carreira que também faz uma ponte com Exatas.

No caso de Psicologia, existe uma relação com Biológicas e Saúde, mas também está dentro do rol das profissões de Humanas, pois atende diretamente as pessoas, seja em terapias individuais ou em grupo. Veja, agora, as 11 possibilidades que selecionamos para ajudar na sua escolha profissional.

Profissões de Humanas

1. Administração

Como já adiantamos acima, o curso de Administração está dentro da área de Humanas, mas também conta com disciplinas que fazem parte da Exatas, como estatística e matemática financeira.

Ao longo da faculdade, em quatro anos, você terá aulas teóricas e práticas para aprender a gerenciar um negócio, sempre objetivando maior eficiência e bons resultados financeiros.

Quem se torna um administrador de empresas pode atuar na iniciativa tanto privada quanto pública e também no terceiro setor, como em organizações não governamentais (ONGs).

Atualmente, muitos formandos têm buscado investir nos próprios negócios, como em startups, obtendo, inclusive, excelentes investimentos.

2. História

A maior parte dos formandos em História atua como professor, mas existem outras possibilidades para esse profissional, como pesquisa, gestão de museus, arquivos de empresas e, até mesmo, na escrita de livros, sites e canais no YouTube.

A maioria das disciplinas foca o conhecimento teórico, e o curso exige senso crítico e boa argumentação, principalmente para fazer paralelos entre o passado e o presente.

Ao se formar em História, é possível também seguir na área acadêmica, cursando pós-graduação, mestrado e doutorado.

3. Pedagogia

Cursar Pedagogia é uma escolha que está diretamente ligada com o ambiente escolar. No entanto, os formandos podem atuar como professores e também na gestão de instituições de ensino, como em cargos na diretoria.

Nessa profissão, o ensino infantil tem excelentes oportunidades, principalmente para quem criar projetos inovadores.

4. Jornalismo

Quem faz Jornalismo tem um leque de opções para trabalhar, principalmente no meio digital.

Com o avanço do marketing de conteúdo, a internet se transformou no principal meio de atuação para jornalistas, mas há oportunidades em reportagem, apresentação de telejornais, radiojornalismo, produção, edição etc.

Ao longo da faculdade de quatro anos no nível bacharelado, há disciplinas teóricas e práticas, principalmente sobre a rotina do profissional que trabalha com comunicação.

5. Psicologia

O psicólogo tem uma formação humana, mas, ao longo dos cinco anos da faculdade, também se depara com algumas matérias de Biológicas, como anatomia.

Mas o foco é o ser humano, tendo em vista que o dia a dia profissional será de atendimento terapêutico em campos como clínico, educacional, vocacional, recursos humanos, sistema carcerário e dependência química.

Ao longo do curso, o estudante aprenderá a diagnosticar, prevenir e tratar tanto doenças mentais quanto distúrbios emocionais e de personalidade.

6. Serviço Social

Garantir os direitos de quem vive em situação de vulnerabilidade social é um dos objetivos de quem se torna um assistente social.

A faculdade foca políticas sociais e a valorização do ser humano, principalmente para conceder uma vida mais digna para quem se tornou morador de rua ou que está buscando uma recuperação.

O assistente social pode atuar na área tanto pública quanto privada e também é um profissional com várias opções no mercado.

7. Arquitetura e Urbanismo

Quem se forma em Arquitetura e Urbanismo pode projetar casas, prédios e obras públicas e atuar no design e na organização de espaços, sempre valorizando a estética e o conforto das pessoas.

A sustentabilidade é um conceito muito valorizado na área. A faculdade tem uma duração de cinco anos e, geralmente, é em período integral, unindo teoria e prática.

8. Publicidade e Propaganda

Responsáveis por criar autoridade para uma marca e também com foco no aumento das vendas e engajamento do público-alvo, os profissionais de Publicidade e Propaganda também estão atuando com grande intensidade no meio digital.

O foco dessa formação é ensinar ao aluno a planejar, criar, produzir e gerenciar campanhas publicitárias.

Entram no estudo, também, ações promocionais, de identidade corporativa e eventos.

9. Direito

Conduzido ao longo de cinco anos, o curso de Direito é um dos poucos que não são ofertados na versão EAD no Brasil.

Além de finalizar a graduação, o aluno precisa ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para atuar como advogado. Caso contrário, só poderá prestar concurso para Delegado de Polícia.

Inclusive, a carreira pública por meio de concursos é a mais almejada pelos estudantes que escolhem essa profissão, mas muitos se realizam com escritórios próprios em várias áreas de especialização.

10. Cinema

Apesar de ser uma área não tão aberta quanto Jornalismo, Publicidade, Fotografia ou Relações Públicas, fazer cinema pode ser a realização profissional para quem sonha em atuar com a sétima arte.

Com o crescimento das plataformas de streaming, muitas produções independentes têm obtido sucesso.

Portanto, ser cineasta pode ser um caminho promissor. A dica é sempre se aprofundar nos softwares e também no networking, sem falar na produção de roteiros que sejam atraentes, sensíveis e inovadores.

11. Letras

O curso de Letras forma profissionais aptos a lecionar Literatura no Ensino Médio ou também revisores de conteúdos. Muitos também atuam como redatores e professores de idiomas diversos, principalmente inglês e espanhol. É possível, ainda, trabalhar com tradução, que é uma das principais profissões de Humanas.

Como decidir o seu curso?

Diante de tantas opções somente em Humanas, uma dúvida pode pairar em seu caminho: como decidir o curso?

A dica é sempre investir no autoconhecimento e ficar atento às suas preferências e intuição. Como informamos acima, geralmente se destaca em Humanas quem gosta de ler e tem facilidade para escrever, assim como no desenvolvimento argumentativo.

Portanto, as profissões de Humanas são inúmeras e podem ser o pontapé inicial para a sua evolução tanto profissional quanto pessoal.

Ainda está na dúvida sobre qual área do conhecimento humano seguir? Então, não perca mais tempo e faça agora mesmo o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também