Com a primeira turma formada em 1973, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) tem tradição em cursos na área de saúde e já contabiliza mais de 2.000 médicos formados ao longo da sua história. Sendo uma autarquia estadual de ensino superior, o vestibular é bem concorrido e chega a ultrapassar 200 candidatos por vaga em Medicina.

Extensivo 2023

Para você conhecer melhor essa instituição de ensino, elaboramos este post com informações imperdíveis. Confira!

Sobre a Famerp

A Famerp oferece três cursos na área de saúde: Medicina, Enfermagem e Psicologia.

O primeiro curso fundado foi de Medicina, em 1968, tendo como objetivo a formação profissional para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do ser humano, com a primeira turma formada em 1973.

O curso de Enfermagem foi inaugurado em 1991, e o de Psicologia existe desde 2017.

A faculdade conta com 61 programas de residência médica e 26 de aprimoramento, cursos de especialização e pós-graduação em Ciências da Saúde e Enfermagem.

Integração ensino-serviço

A Famerp tem tradição no ensino na área de saúde e mantém um convênio com a Fundação Regional de Medicina, responsável pela administração do hospital de base que atende a população da região.

Assim, o programa de integração de ensino e serviço faz atendimentos gratuitos e de qualidade, sempre estabelecendo a ponte entre a teoria e a prática.

A Famerp é considerada uma das instituições mais conceituadas quando o assunto é faculdadede Medicina e Enfermagem de São Paulo e se destaca pelo fato de contar com o segundo maior hospital-escola do Brasil, ficando atrás apenas do Hospital das Clínicas.

Em 2008, por exemplo, a faculdade ganhou o prêmio nacional do Guia do Estudante, sendo considerada a melhor do interior de São Paulo, com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

Dessa maneira, a Famerp foi eleita a segunda melhor instituição pública do país, ficando atrás apenas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que tem sede em São José dos Campos (SP).

Famerp

Vestibular Famerp 2021

O vestibular Famerp 2021 ficou aberto de setembro a novembro, tendo como base a dinâmica do edital de 2020, ou seja, o processo seletivo de 2022 deve ser aberto no mesmo período deste ano.

Geralmente, as inscrições ficam disponíveis por dois meses, com uma taxa de R$ 165 e possibilidade de isenção para quem comprovar baixa renda.

A Famerp tem política de cotas voltada para alunos que cursaram integralmente o ensino fundamental e médio em escolas públicas e também para pretos, pardos ou indígenas.

São 16 vagas na política de cotas para Medicina, 12 para Enfermagem e quatro vagas para Psicologia.

Ao total, a Famerp oferece 160 vagas em seus três cursos superiores, sendo 80 para Medicina, 60 para Enfermagem e 20 para Psicologia.

Como é a prova da Famerp?

O vestibular da faculdade é organizado pela Fundação Vunesp e é composto por uma prova objetiva, uma redação e uma prova dissertativa sobre áreas específicas, em dois dias de realização.

A prova de conhecimentos gerais conta com 80 questões objetivas de múltipla escolha, e a de conhecimentos específicos com 20 perguntas dissertativas, além da redação baseada em um tema previamente proposto, com no máximo 30 linhas e mínimo de 15.

Qual é a nota de corte da Famerp?

Como a Famerp tem vestibular próprio, não existe uma nota de corte como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tendo em vista que a concorrência é baseada no número de candidatos por vaga.

No vestibular 2021, 14.571 candidatos se inscreveram para 80 vagas de Medicina, com uma média de 182 por vaga, sendo um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.

Para você ter uma ideia, no vestibular de 2020, foram 212 candidatos por vaga.

No vestibular 2021, houve uma redução de 12% do número de inscritos em relação ao vestibular anterior.

O curso de Enfermagem teve 261 candidatos para 60 vagas e 557 concorrentes para 20 vagas em Psicologia.

Na média do Brasil, o curso de Medicina tem uma nota de corte de 795,29, com a menor de 768 e a maior 900.

A Famerp é boa?

Com tradição na formação de médicos e enfermeiros e, mais recentemente, de psicólogos, a Famerp é uma instituição de ensino muito conceituada, ou seja, ela é boa e muito requisitada.

Não é à toa que o vestibular é tão concorrido, principalmente no caso de Medicina.

Todos os cursos oferecidos são em período integral. São seis anos na formação de médicos, quatro de enfermeiros e cinco na de psicólogos.

No caso de Medicina, é preciso ainda cursar uma especialização, com várias opções. Nesse caso, há notas de corte, tais como:

  • Anestesiologia: 76,6;
  • Cirurgia Cardiovascular: 74,925;
  • Cirurgia Geral: 79,4;
  • Dermatologia: 84,125;
  • Infectologia: 69,25;
  • Neurologia: 79,1;
  • Oftalmologia: 79,2;
  • Pediatria: 74,825;
  • Psiquiatria: 77,75.

A Famerp investe também em pesquisa e tem estudos em várias áreas, principalmente em cirurgia cardiovascular, neurocirurgia, biologia molecular, genética humana, transplantes, autismo, entre outros.

O Laboratório de Pesquisa em Virologia está integrado à Fapesp e faz pesquisas em diagnóstico molecular de várias doenças.

Há bolsas de iniciação científica via CNPq e também Ligas Acadêmicas, que visam aprofundar os estudos em determinada área médica ou da saúde, sempre valorizando o tripé de ensino, pesquisa e extensão.

Outras faculdades para estudar Medicina

Sendo um dos cursos mais concorridos do Brasil, é possível escolher várias outras faculdades de Medicina. Para isso, uma boa dica é investir nos estudos ao longo do ano, de olho em uma pontuação alta no Enem.

Afinal, a maioria das instituições de ensino aceita a nota do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sejam privadas ou públicas, ou seja, quem consegue ir bem no Enem já coloca um pé no futuro profissional, principalmente nesse setor que exige tamanha dedicação.

Para você que sonha em se tornar um médico, observe algumas instituições de ensino que oferecem o curso de Medicina, sempre com seis anos de duração e mais dois de residência na escolha da especialidade:

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Brasília;
  • Universidade de Taubaté (Unitau);
  • Anhembi Morumbi;
  • Universidade Federal do Pará;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Centro Universitário de Volta Redonda;
  • Universidade Federal de Uberlândia;
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • Universidade Positivo.

Como você percebeu, há várias instituições que oferecem o curso de Medicina. Portanto, seja na Famerp ou não, o importante é sempre acreditar em seus sonhos, investindo tempo nos estudos e tendo disciplina para alcançar suas metas e objetivos.

E se você chegou até aqui mas ainda não tem certeza se quer mesmo ser médico, aproveite e faça o nosso teste vocacional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também