Presente na vida de todos que almejam um dia ingressar em curso de graduação em uma universidade, a prova do vestibular é um momento extremamente decisivo para os estudantes. Em vista disso, com o intuito de esclarecer para quem ainda não sabe o que é vestibular, bem como apontar quais são os principais do país, preparamos um conteúdo bem didático e de simples compreensão. Acompanhe!

Extensivo 2023

O que é vestibular? 

Vestibular é a prova que é aplicada por universidades, faculdades e outras instituições de educação, que visa a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas em cursos de graduação.

Dessa forma, seja para estudar em uma universidade pública, seja para uma particular, todo mundo que ingressa pela primeira vez no ensino superior precisa fazer uma prova de vestibular.

Para que serve o vestibular?

O vestibular serve basicamente como uma ferramenta de seleção, já que não há vagas disponíveis para todos os estudantes entrarem de uma só vez no curso desejado.

Para exemplificar a importância de seu papel, basta pensarmos que é inimaginável uma faculdade disponibilizar a cada semestre o número de vagas equivalentes ao número de candidatos inscritos. É simplesmente impossível.

Por esse motivo, foi criada uma prova capaz de selecionar os estudantes que, naquele momento, estão mais aptos a entrarem no curso desejado.

Como funciona o vestibular?

Não há uma resposta-padrão para essa pergunta, já que o modelo de prova de vestibular pode variar consideravelmente conforme a instituição de ensino.

Características do processo de seleção

De uma forma geral, a maioria das universidades aplica o vestibular em uma única fase, a qual contém uma prova apenas com questões objetivas (popularmente conhecida como questões fechadas), mais uma proposta de redação (que, na grande maioria, explora técnicas de dissertação do estudante).

Contudo, há universidades em que o processo de seleção é composto por duas etapas. A primeira se trata de uma prova objetiva, mais a proposta de redação, e a segunda fase contém apenas questões dissertativas ( prova aberta de vestibular).

O número de dias de aplicação também varia bastante, já que fatores, como o número de questões e a quantidade de fases do processo seletivo, devem ser considerados.

Outras formas de entrar em uma universidade

No Brasil, a forma de ingresso na universidade mais tradicional e conhecida pelos estudantes é a realização de um vestibular. Entretanto, há outras maneiras de conquistar um curso de graduação em uma faculdade. Veja quais são as possibilidades!

vestibular

Transferência

A transferência é destinada para os estudantes que já estão cursando uma graduação em uma universidade e que desejam trocar de instituição. Com isso, essa modalidade depende apenas do número de vagas disponíveis no semestre para cada curso e exige que estudante participe de um novo vestibular.

Obtenção de um novo título

Já a obtenção de um novo título, como o próprio nome sugere, pode ser aplicada apenas aos estudantes que já se formaram em algum curso. Exemplificando, imagine um engenheiro mecânico recém-formado, que queira ingressar na graduação de Engenharia Civil.

Nesse caso, pelo fato de o estudante já ter realizado todo o ciclo básico da Engenharia, bem como já ter se mostrado capaz de concluir uma graduação, a universidade permite que ele ingressa em outro curso (geralmente na mesma área), sem a necessidade de fazer um vestibular.

Entretanto, mesmo não tendo que realizar uma prova de vestibular, o estudante em questão precisa atender alguns critérios, os quais cada universidade estipula conforme o curso requerido.

Principais vestibulares do país 

Veja agora quais são os principais vestibulares do Brasil.

Prova do Enem

Exame que nasceu primeiramente com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio praticado no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente, é o vestibular que mais chama a atenção dos estudantes no país.

Isso porque é por meio dele que praticamente todas as universidades públicas do Brasil selecionam seus alunos. Além disso, grande parte das faculdades particulares oferece programas de bolsas de estudos com base no desempenho dos candidatos no Enem, o que evidencia ainda mais a importância dessa prova.

Eligis - teste vocacional e profissional

Prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica — ITA

Organizada uma vez por ano, muitos consideram a prova do ITA como sendo o vestibular mais difícil do Brasil, já que são poucas vagas destinadas para a concorrência de estudantes de todos os estados.

Outro ponto que acirra a concorrência nessa instituição é a qualidade dos cursos oferecidos, que são classificados como as melhores Engenharias do Brasil, atraindo milhares de candidatos a cada realização.

Prova do Instituto Militar de Engenharia — IME

Junto com o ITA, o IME também carrega a fama de ser uma excelente instituição de ensino superior voltada para as Engenharias. Além disso, são disponibilizadas pouquíssimas vagas por ano, e a prova é composta por questões objetivas e dissertativas, em um nível bastante elevado de exigência.

Melhores faculdades do Brasil

Segundo o tradicional ranking da Folha de São Paulo, as melhores universidades do Brasil atualmente são:

  • Universidade de São Paulo;
  • Universidade Estadual de Campinas;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Vestibulares mais concorridos 

Ao considerarmos o conceito de concorrido como sendo o número de candidatos que estão disputando uma mesma vaga, os vestibulares de Medicina, sem dúvidas, são os mais concorridos do Brasil.

Dentre eles, podemos destacar:

  • UNESP — 312,7 candidatos/vaga;
  • UNICAMP — 278,9 candidatos/vaga;
  • FAMERP — 212,2 candidatos/vaga;
  • UFSC — 227,54 candidatos/vaga;
  • UECE — 160 candidatos/vaga;
  • UNIFESP — 145,70 candidatos/vaga.

Sendo assim, após ler sobre o que é vestibular, podemos concluir basicamente que ele se trata de uma prova de seleção para as universidades, sejam elas públicas ou particulares. Vale lembrar-se, ainda, de que existem algumas alternativas para ingresso no ensino superior, caso o estudante se encaixe em determinadas situações, como é o caso da transferência e da obtenção de um novo título.

Agora que você já sabe o que é o vestibular, leia também sobre o que é um teste vocacional e descubra quais as áreas que mais se assemelham com o seu perfil profissional!

Extensivo 2023
Você pode gostar também