Você conhece a nova profissão do social media? Sabe como a mesma atua, quais são suas bases de conhecimento, formação e aplicação no mercado de trabalho? Se essa profissão te interessa ou você tem curiosidade sobre essa  nova tendência da internet e das redes sociais, continue acompanhando esse  artigo.

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O social media é um profissional que teve sua ascensão recentemente, com a popularidade e movimentação na internet, que aos poucos passou de apenas um canal de comunicação e entretenimento, para um canal de publicidade e marketing. 

Para alguns indivíduos, é difícil acreditar que o social media seja mesmo  considerada uma profissão e que pode fornecer além do sustento, também uma  carreira de sucesso ao indivíduo, pois apesar do nome parecer recente, essa  profissão possui espaço no mercado há um tempo e é extremamente relevante  para o sucesso de uma empresa através do marketing digital, principalmente  quando trata-se de e-commerce.

Segundo a rede social Linkedin, o social media  ocupa o 1° lugar de profissões mais promissoras de 2020 e 2021. O social media é um profissional da comunicação, marketing, publicidade e design.  

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Qual é a atuação de um social media no mercado de trabalho? 

A atuação do social media é de ser uma ponte para o marketing digital, de  estratégias para as redes sociais e principalmente para criar um relacionamento  e uma conexão com os usuários, que posteriormente serão clientes.

O social  media não apenas “cria posts”, existe todo um contexto de análise,  planejamento, desenvolvimento de estratégias e uma base da própria situação  da empresa/marca no qual o mesmo está atuando (público-alvo, persona,  concorrentes, nicho de atuação, etc). 

É importante saber que o social media é um profissional do marketing digital, que possui o foco no gerenciamento de redes sociais, mais precisamente referente a criação de estratégias baseadas no desenvolvimento de artes,  conteúdos, legendas, artigos, entre outros.

O social media é o elo entre a empresa e sua comunicação com o usuário das redes, que no planejamento irá tornar-se um consumidor fiel.

Qual a importância de um social media para o sucesso de uma empresa? 

A importância de um social media para o sucesso de uma empresa é claro, uma empresa não possui um futuro de destaque no mercado sem a atuação e investimento em um social media.

Com a ascensão das redes sociais (principalmente o Instagram), movimentações da publicidade e do e-commerce, uma empresa necessita estar posicionada nas redes sociais e receber engajamento no Instagram para que possa crescer, se consolidar e conquistar seu público. Caso contrário, tende a perder espaço para a concorrência.  

7 dias para se tornar um social media 

Além da formação, especialização com cursos e vasto conhecimento, é  importante que o indivíduo que pretende tornar-se um social media fique atento  às dicas e sugestões, para que tenha capacitação e sucesso em sua atuação. 

1. O profissional social media também necessita de estudos

Por tratar-se de uma profissão que envolve tecnologia e criação, muitas pessoas tiram conclusões de que o trabalho e conhecimento de um social media pode ser encontrado em qualquer pessoa.

Entretanto, é necessário que o profissional invista em conhecimento, cursos certificados, palestras, entre outras formas que forem possíveis para o indivíduo.

Em algumas universidades, é possível investir em um curso superior (publicidade e propaganda, design gráfico, jornalismo, marketing digital, entre outras). Lembrando sempre que é necessário o conhecimento, experiência e foco na área.

2. As tendências devem estar no foco do social media

Uma das principais atuações do social media é desenvolver e aplicar estratégias de marketing digital para gerar engajamento para um perfil, marca, empresa, ou determinado profissional que lhes solicita os serviços.

Para atingir esses resultados é essencial que o social media esteja ciente de todos os assuntos, elementos, estratégias, temáticas e aplicações que estão em tendência na  internet, principalmente relacionado com o nicho no qual o mesmo está  atuando. As tendências ajudam a viralizar e engajar.

3. Conheça as funcionalidades, ferramentas e possibilidades disponíveis  em todas as redes sociais

Como principal “espaço” de trabalho de um  social media, as redes sociais necessitam de 50% do conhecimento do profissional, apenas relacionado às suas ferramentas, funcionalidades e todas as possibilidades que são disponíveis, para que posteriormente o social media tenha uma base para iniciar o desenvolvimento de suas estratégias e  comunicação com o público. 

4. O investimento em conhecimento deve ser constante

Todo profissional independente da sua área de atuação, mais ainda quando trata-se do social media (e da tecnologia que o acompanha), deve investir constantemente em conhecimento, entender as novas aplicações, novos métodos de realização dos trabalhos, das inovações e principalmente acompanhar o nível de conhecimento de seus concorrentes (ou seja, profissionais novos no  mercado).

Investir em conhecimento é uma forma de acompanhar o novo e  poder competir diretamente, ao ponto de alcançar melhores resultados. 

5. Acompanhar a concorrência é uma forma de estratégia do social media

Uma das formas mais eficazes de entender as tendências e também saber o  que de fato não gera resultados eficientes, é acompanhar os concorrentes. Um futuro social media deve entender que existem maneiras de acompanhar a concorrência direta e indireta de seus clientes, mesmo sem realizar uma cópia, apenas como uma base e referência para entender como determinada rede social, marca ou estratégia atingiu o engajamento, ou em outros  casos, a falência.  

6. Social media não é só “fazer posts”

Como já foi dito anteriormente, o social media não é um profissional qualquer, é uma profissão que necessita de um vasto conhecimento, aperfeiçoamento e treinos para que atinjam resultados satisfatórios; é necessário fazer cursos, especializações e em alguns casos até cursos superiores; para não somente desenvolver posts, mas ter conhecimento de design, comunicação, tecnologia, publicidade, marketing e demais setores desse nicho. 

7. Imponha valor ao seu trabalho e entenda sua importância para o engajamento dos clientes

Todo trabalho deve ser digno de sua valorização e importância para seu nicho, devido a isso, solicite não apenas o valor monetário, mas valores éticos de respeito e de valorização de seus serviços, principalmente por todo conhecimento adquirido. Afinal, a profissão que ocupa o primeiro lugar em ascensão no ano de 2020 também deve ser valorizada e respeitada no mercado de trabalho.

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