O setor de alimentação é um dos que mais contrata no Brasil. Se você está pensando em fazer parte dessa área, descubra como crescer na carreira de gastronomia, dos passos iniciais até o nível expert.

Essas dicas são dadas por especialistas do mercado, pessoas que começaram a trabalhar no setor e, com o passar dos anos, conquistaram bons resultados.

E nada melhor do que contar com a experiência dos outros como guia, uma explicação prática de como crescer na carreira de gastronomia.

1. Prepare-se para o mercado

Como todas as áreas de atuação, o setor de alimentos tem um certo nível de concorrência, especialmente para quem busca ocupar posições mais altas, como chefe de cozinha.

Por isso, é importante se preparar adequadamente para o mercado. Nesse sentido, existem diferentes formas de obter preparo.

Para começar, você pode fazer cursos de gastronomia, que vão te ensinar como os ingredientes reagem entre si e o que você pode criar com cada um deles.

Você também pode fazer experiências práticas em cozinhas, como aprendiz ou estagiário. E claro, é sempre possível testar pratos em sua casa.

2. Escolha uma área de atuação

O segmento de alimentação envolve uma série de funções, além de áreas que um profissional pode atuar.

Assim, depois de se preparar buscando qualificação técnica, você tem mais informações para fazer uma escolha de área que deseja atuar.

Algumas áreas disponíveis são confeitaria e panificação, cozinha criativa, personal chef, desenvolvimento de produtos, gestão de estabelecimentos e segurança alimentar.

Para escolher uma área, ou mesmo uma função, é preciso pesquisar sobre a profissão. Vale até conversar com pessoas que já atuam no setor, para entender a realidade da rotina de trabalho.

3. Defina um objetivo: empreender ou ser contratado

Um passo importante para quem quer descobrir como crescer na carreira de gastronomia é definir se você deseja empreender ou ser contratado.

Quem quer abrir um empreendimento, pode considerar começar com um restaurante com delivery. Isso porque, com os aplicativos de entrega de pedidos, você pode ter uma primeira experiência, mesmo sem um local físico para receber clientes. 

Agora, se abrir um empreendimento parecer muito arriscado, você pode ter como objetivo atuar em um restaurante da sua cidade.

Tente escolher algo semelhante com seu estilo ou conhecimento de cozinha, para aumentar suas chances de ser contratado.

É provável que, de início, você não comece com posições de destaque dentro da cozinha. Assim como em outras carreiras, a gastronomia tem um nível hierárquico, que aumenta à medida que você ganha experiência.

4. Mantenha a originalidade

Uma das coisas essenciais para quem quer crescer na carreira de gastronomia é criar sua própria “assinatura” dentro da cozinha, como algo que identifique o seu trabalho para os outros.

Ao realizar cursos e até trabalhar em restaurantes, você vai conhecer outras técnicas de cozinha, o que pode deixar sua personalidade um pouco apagada.

Porém, tenha sempre em mente a importância de manter a originalidade. É ela que vai fazer você se destacar em meio a tantas outras pessoas, fazendo com que você consiga crescer na carreira de gastronomia.

A prática que leva a evolução

Existem áreas, como a gastronomia, que a prática faz toda a diferença. Por isso, se você quer crescer na carreira, continue praticando diariamente.

Mesmo que você não tenha um emprego na área, procure testar receitas e técnicas em sua casa. É somente com a prática que você vai ver uma evolução nas suas técnicas.

E quanto mais preparado você for, com um alto número de práticas, mais chances você terá de obter reconhecimento e crescer na carreira de gastronomia!

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também