Quer seguir a profissão de coaching de carreira, mas ainda não sabe se tem vocação? Fique tranquilo, pois neste texto você vai descobrir se tem as principais características para atuar nessa carreira gratificante e desafiadora na área do coaching.

Muitos profissionais qualificados nas áreas em que atuam buscam o coaching como primeira ou até mesmo como segunda carreira. É importante entender que ser coach não é apenas um caminho para o sucesso profissional, mas também para realização pessoal.

Mas, afinal de contas, qual é a formação necessária para atuar como coach de carreira? O que esse profissional faz e como é o mercado de trabalho? Essas são informações relevantes para ajudar na sua decisão na hora de escolher seu curso. Confira e entenda!

O que é coaching de carreira?

O coaching de carreira é uma profissão que tem como principal finalidade ajudar as pessoas que estão em processo de mudança em sua carreira.

O profissional auxilia os clientes (coachees) a identificarem de forma bem clara o que almejam no mercado de trabalho e, a partir disso, elaboram e desenvolvem estratégicas para chegar até o objetivo.

O coach é recomendado para aqueles profissionais que querem um redirecionamento no plano de carreira, alinhando vida pessoa e profissional, sempre mantendo o equilíbrio de acordo com suas prioridades.

O coach faz uso de técnicas e de metodologias a fim de estimular o coachee a reconhecer e assumir seu melhor lado, a crescer como profissional e como pessoa e a explorar suas habilidades. Ou seja, o seu papel não é trazer fórmulas que estejam prontas e acabadas.

Pelo contrário, ele utiliza todos seus conhecimentos para identificar as necessidades de cada indivíduo e os fatores que estão impedindo-o de alcançar objetivos e metas para, então, reverter a situação.

Ou seja, a principal missão do coach é realmente promover mudanças positivas nos coachees. O cliente, com o direcionamento e o incentivo do coach, pode adotar uma nova postura diante dos mais diversos desafios.

O que faz um coaching de carreira?

Um coach de carreira procura ajudar as pessoas a encontrarem uma profissão que realmente as complete ou a evoluírem na carreira. Esse é um dos tipos de coaching mais buscados pelos jovens que ainda não sabem qual o rumo que vão dar para sua carreira.

Contudo, também é bastante procurado por profissionais experientes que necessitam do coach para que possam tomar decisões mais sérias, como aceitar outro cargo dentro da empresa em que já estão ou trocar de emprego.

Quais são as características necessárias para ser um coach de carreira?

Se você quer ser coach de carreira, é fundamental avaliar se tem algumas características cruciais para que tenha sucesso na carreira. Veja quais são elas a seguir:

  • vontade de ajudar os outros: é essencial que o coach tenha total disposição para contribuir com o desenvolvimento tanto de pessoas quanto de empresas, afinal, o profissional vai trabalhar rotineiramente em prol do crescimento delas;
  • curiosidade: um indivíduo curioso pesquisa, estuda, tem dúvidas e, com isso, consegue crescer. O coach é um profissional que tem que se desenvolver de maneira constante, fazendo com que a curiosidade seja uma característica relevante para aqueles que desejam ser coach;
  • respeito pelos valores humanos: saber respeitar outras pessoas e suas diferenças é necessário para que o coach possa se conectar com o cliente e, assim, poder auxiliá-lo;
  • inteligência emocional: lidar com situações difíceis e delicadas faz parte do processo de coaching, e apenas um profissional que tenha equilíbrio emocional vai poder ajudar o coachee a também encontrar esse equilíbrio.
palestra coaching de carreira

Formação de um coach de carreira

A profissão de coaching de carreira não é regulamentada no Brasil, ou seja, não é exigido um certificado ou diploma para exercer essa profissão.

No entanto, é importante destacar que, mesmo sem exigência de fazer um curso reconhecido pelo mercado por parte da lei, aquele que investe em uma formação, sem dúvidas, tem mais vantagens competitivas sobre os que não concluíram nenhum tipo de escola especial para coaches.

Independentemente da modalidade de coaching desejada, é fundamental ter uma formação completa para ser um coach de sucesso e se destacar perante a concorrência.

Quem quer garantir seu espaço nesse mercado de trabalho que se encontra em pleno crescimento precisa buscar uma faculdade de qualidade e que seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Vale lembrar que o curso de coaching é aplicável em várias áreas da vida profissional e pessoal. Os benefícios da formação são muitos e as oportunidades de trabalho também.

Eligis - teste vocacional e profissional

Você pode contar com a Sociedade Brasileira de Coaching para fazer seu curso, pois é o órgão mais conceituado em cursos de coaching do Brasil. A Febracis é outro bom exemplo, pois é uma das maiores referências de coaching da América Latina.

Além de muitos outros cursos no país que vão levar você a um patamar profissional de excelência, como o curso de pós-graduação da UNIP (Processo de Coaching de Carreira).

O processo de coaching vai trazer melhorias em todas as áreas da sua vida. Para compreender melhor a abrangência desse curso, confira algumas das possibilidades de trabalho:

  • melhorar o foco, administração e planejamento do tempo;
  • acessar e controlar os estados emocionais poderosos;
  • identificar e superar obstáculos, problemas e bloqueios profissionais e pessoais;
  • superar a ansiedade, o medo e as convicções limitantes;
  • aumentar a harmonia e o equilíbrio interiores;
  • aumentar a criatividade, a percepção e a intuição.

Mercado de trabalho

Com um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e exigente, o coach de carreira tem sido muito importante para a maior parte dos profissionais. Afinal, ele oferece apoio e ajuda na forma de definir seus objetivos e suas metas.

As decisões, sobretudo em momentos de crise, devem ser cada vez mais assertivas. Para tanto, é preciso contar com profissionais que consigam manter a estabilidade mesmo que em situações de grande pressão.

Então, os profissionais que passam por um processo de coaching acabam se destacando dos demais, pois estão desenvolvendo suas estratégias e habilidades de forma constante para buscar o equilíbrio pessoal e profissional.

O mercado é bem aquecido para esse profissional. As grandes metrópoles que têm uma concentração maior de empresas, por exemplo, podem ser o destino de muitos coachs.

No entanto, o interior do país conta com carências bem parecidas, mesmo que seja em menor escala, portanto, lá também é possível conquistar clientes que estão em busca de orientação.

Enfim, agora que você já sabe o que é coaching de carreira e qual é a formação necessária para se tornar um, já pode pensar se é realmente essa profissão que deseja exercer.

Tenha em mente que, bem diferente de um mentor, conselheiro ou tutor, por exemplo, o coach de carreira não oferece ao cliente soluções acabadas, mas sim bons instrumentos para que ele mesmo consiga descobrir suas respostas.

E aí, gostou do texto? Quer aproveitar que está por aqui para aprender mais em nosso blog? Então leia também o texto “Psicologia: saiba tudo sobre o curso e carreira!”.

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também