Você é do tipo de pessoas que adora trabalhar com vendas? Então a carreira de consultor de vendas pode ser para você! Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o cargo não é o mesmo do vendedor. Na verdade, o profissional, que também pode ser chamado de executivo de vendas, se encarrega da parte complexa de vendas.

Extensivo 2023

Dessa maneira, ele se torna indispensável na força comercial de qualquer empresa. Se você se interessou em saber mais sobre essa profissão, continue a leitura. Neste post, trazemos tudo o que precisa entender para seguir essa carreira. Confira!

O que faz um consultor de vendas?

O consultor de vendas é um dos profissionais responsáveis por atrair os clientes e fazer com que efetivem a compra, utilizando o método de funil de vendas. Isso significa que ele traça toda uma estratégia para conduzir o consumidor até chegar à conversão, que é a compra de fato.

Para isso, o profissional precisa identificar a dor do cliente e fazer com que ele saiba que precisa de uma solução. A partir daí, o consultor deve mostrar o valor das soluções que a empresa oferece. Também é responsabilidade do consultor estar por dentro de tudo o que ocorre no mercado, identificando as tendências dos compradores.

Dessa maneira, a empresa pode adaptar-se e oferecer exatamente o que os consumidores querem comprar, aumentando o faturamento do negócio. A seguir, confira algumas das funções do profissional:

  • prospectar clientes;
  • apresentar os produtos ou serviços da empresa;
  • identificar as necessidades do cliente;
  • mandar propostas adequadas para solucionar os problemas dos clientes;
  • tirar dúvidas dos compradores em relação aos produtos e serviços;
  • negociar preços e contratos;
  • dar suporte à equipe de vendas;
  • dar treinamento aos vendedores e a outros profissionais de vendas da empresa;
  • planejar a divulgação dos produtos e serviços, com o objetivo de ampliar o alcance e, consequentemente, as vendas.
homem conversando no telefone. consultor de vendas

Qual o perfil de um consultor de vendas?

Embora seja necessário ter uma graduação para ser um consultor, a profissão exige um perfil bem específico. Isso porque é preciso ter um bom relacionamento interpessoal, gostar de estudar e pesquisar sobre o mercado. Além disso, o profissional precisa ter conhecimentos e dominar todo o processo de vendas. Veja as qualidades exigidas:

  • saber se comunicar bem com as pessoas, tanto oralmente quanto na escrita;
  • ficar ligado nas tendências e novidades do mercado;
  • ser atento;
  • ter facilidade com os cálculos;
  • ser proativo;
  • ter noções de administração e de marketing;
  • saber analisar os problemas e gerar melhores soluções;
  • ter boa inteligência emocional;
  • gostar de lidar com o público;
  • saber trabalhar em equipe;
  • saber trabalhar e lidar com pressão.

Áreas de atuação

O consultor de vendas pode atuar em diversas áreas, mas a maior parte delas é na parte comercial e de vendas de empresas de diversos setores do mercado, como lojas, e-commerce, B2B, catálogos e muito mais. Além disso, pode ter o próprio negócio de consultoria de vendas.

Nesse caso, em vez de ser um funcionário da empresa, ele é um prestador de serviço. Ele tem competência para dar consultoria para o time de vendas da corporação, que pode ser em indústrias, fábricas ou qualquer outro tipo de negócio que necessite de vendas.

Qual curso fazer para ser um consultor de vendas?

Apesar de a profissão não exigir um curso superior específico, já que não há uma graduação de “consultor de vendas”, o próprio mercado pede uma formação, pois o profissional precisa dominar muito bem os conhecimentos da área. Para isso, você pode se formar em dois cursos.

Administração de Empresas

O curso de Administração de Empresas pode dar uma boa noção dos cálculos e de toda a parte burocrática da consultoria de vendas. O bacharelado tem duração média de 4 anos e disciplinas importantes para a profissão, como Gestão, Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção, Vendas e Teoria Organizacional.

Marketing

Já o Marketing é um curso que tem como objetivo principal ensinar o aluno a aumentar as vendas de uma empresa, o que tem tudo a ver com a consultoria de vendas. A graduação também tem duração de 4 anos e conta com matérias fundamentais para a profissão, como Preços e Custos, Estatística, Sociologia, Economia e Psicologia.

Onde estudar?

Como os cursos de graduação que podem ajudar a se tornar um bom consultor de vendas são mais tradicionais, não há dificuldade em encontrá-los em boas instituições de ensino superior. Inclusive, é possível estudá-los a distância, o que é ótimo para quem precisa de horários mais flexíveis.

A seguir, confira algumas universidades:

Quanto ganha um consultor de vendas?

O salário do consultor de vendas pode variar muito conforme o porte da empresa, a região e a experiência do profissional. Entretanto, isso já é de se esperar, pois em toda profissão ocorre essa variação na remuneração pelos mesmos fatores. Mas dá para ter uma noção.

De acordo com o site Vagas, a média salarial é de 2.360 reais mensais. Entretanto, os salários partem de 1.500 reais e podem chegar até pouco mais de 3.600 reais. Vale lembrar que os profissionais autônomos que prestam consultorias podem ganhar muito mais que isso.

Eligis - teste vocacional e profissional

Mercado de trabalho 

Como existem muitas áreas de atuação e muitas empresas precisam de um consultor de vendas, o mercado de trabalho é muito amplo e consegue atender à demanda de profissionais. Por esse motivo, a profissão é uma boa opção para quem gosta de vendas e quer ter um bom salário, já que não faltam oportunidades.

Como você pôde conferir, o consultor de vendas é um profissional extremamente necessário em qualquer empresa que queira expandir os negócios e aumentar os faturamento das vendas.

Se você tem interesse em se tornar um, saiba que, embora não seja exigida, é importante ter uma formação superior para ter competitividade no mercado de trabalho e boas oportunidades na carreira.

Sabemos que escolher uma profissão não é algo simples como decidir com qual camiseta sair. Por isso, desenvolvemos uma Trilha de Orientação Profissional que pode ajudar nessa decisão tão importante. Aproveite que está por aqui e confira!

Extensivo 2023
Você pode gostar também