Definir um objetivo profissional não é fácil. Saber aonde você quer chegar é um processo que demanda reflexão sobre muitos pontos que envolvem tanto a vida profissional quanto a pessoal.

Extensivo 2023

Quem está fazendo cursos técnicos ou profissionalizantes quer logo se inserir no mercado, assim como quem está finalizando a graduação. Entra aí a necessidade de elaborar um ótimo currículo.

O mesmo vale para quem está em busca de (re)colocação no mercado, que fica ainda mais preocupado quando tem que destacar o objetivo profissional em frases curtas para colocar no currículo.

Se você está nessa situação, veio ao lugar certo: vamos explicar direitinho o que colocar no objetivo profissional e mostrar exemplos para não ter erro na hora de montar o seu! Preparado?

O que é objetivo profissional?

Antes de qualquer coisa: objetivos profissionais são as metas a que os trabalhadores se propõem durante a carreira. Um objetivo amplo pode ser o desejo de se tornar médico

Mas só isso não basta para fazê-lo chegar a algum lugar; é preciso, ainda, discutir os pormenores a curto, médio e longo prazos. Por exemplo, escolher a especialidade e a área de atuação são pontos fundamentais nessa trajetória.

Portanto, ao definir seu objetivo profissional, leve em consideração aspectos financeiros, habilidades pessoais, perfil emocional, entre outros. Lembre-se de que estamos falando no sentido amplo, em termos de carreira profissional.

Na hora de elaborar um currículo ou preencher uma proposta de vaga, você precisa ter claro qual é o seu objetivo naquela ocasião específica. Isso vai mostrar aos analistas que você é centrado e organizado em relação às suas prioridades.

objetivo profissional currículo

Objetivo profissional: o que colocar?

No preenchimento dessa informação, o que colocar no currículo? Primeiro, é preciso analisar o cargo a que você está se candidatando e o nível de experiência que você já tem.

Não dá para querer ser gerente ou coordenador, se estiver em busca do seu primeiro emprego, assim como um CEO de empresa não tem como objetivo profissional ser analista. Em outras palavras, a carreira é ascendente.

Sempre busque por uma colocação que seja igual ou superior ao nível do cargo que você ocupava antes.

Objetivo profissional para primeiro emprego

Conseguir um emprego é um momento de muita tensão: pode ser que você esteja estudando e queira definir um objetivo profissional para Jovem Aprendiz — o programa do governo que dá oportunidade de trabalho para jovens entre 14 e 24 anos.

Ou, ainda, se sua intenção é buscar uma vaga de estágio, vale a pena destacar que seu objetivo é aprender, crescer profissionalmente, atuar na área escolhida, entre outros.

Objetivo profissional para experientes

No caso de quem já está no mercado há algum tempo, não seria bom usar os mesmos argumentos de quem está começando. Espera-se que esse candidato experiente já tenha aprendido o básico sobre a profissão. 

Então, ele poderia destacar as suas habilidades profissionais, área de atuação, a vontade de buscar novos desafios profissionais, continuar crescendo na carreira etc.

Vamos ver, na prática, como elaborar o objetivo profissional para o seu currículo?

Eligis - teste vocacional e profissional

Exemplos de objetivo profissional

Um currículo de sucesso é sucinto, isto é, objetivo, e traz apenas informações relevantes que possam ser lidas de forma rápida pelos recrutadores — afinal, eles têm muitos currículos a serem analisados.

O recomendado é que você informe, em apenas um parágrafo — bem estruturado —, o que você pretende em termos de carreira ao ocupar aquela vaga para a qual está se candidatando.

Uma dica extra: nem pense em avaliar apenas o salário oferecido! Tenha cuidado ao ler a descrição da vaga, o que a empresa espera do candidato, o que é requisito obrigatório, o que é desejável etc. Não se esqueça de observar, também, os benefícios disponíveis.

Isso vai poupar o seu tempo e o do pessoal de Recursos Humanos, que não vai levar adiante um processo seletivo com alguém que não se encaixa no perfil da vaga.

Modelo de currículo

Você pode buscar um modelo de currículo em editores de texto, como o Microsoft Word, que contam com um banco de exemplos.

Os elementos que constam na grande maioria desses modelos, você acompanha a seguir.

Dados de identificação

Nada de colocar CPF e identidade. Aqui, informe seus dados de contato, como nome, e-mail, URL do LinkedIn e número de telefone/WhatsApp.

Experiência

Conte o que você já fez ou sinalize que está em busca da primeira colocação no mercado. Sinceridade vale mais que ouro na hora de montar o currículo.

Formação acadêmica

Comece da formação mais recente (faculdade, ensino médio, ensino fundamental) e sinalize se já foi ou não completada, isto é, se já finalizou o curso. Isso pode ser feito indicando o ano de início e de término ou colocando a data prevista de finalização. Importante: se suas notas forem acima da média, vale a pena ostentar um pouquinho.

Objetivo profissional

Esta é a informação central, que vai dizer ao analista se a sua vontade de trabalhar na empresa vai coincidir com a necessidade de contratação. Objetividade é a palavra-chave.

Habilidades

Mostre seus diferenciais, o que você sabe fazer de especial.

No que se refere aos objetivos profissionais, esses modelos recomendam usar frases curtas e diretas. Veja exemplos:

  • Após obter experiências em estágios obrigatórios na graduação, procuro agora uma chance de efetivação na minha área de conhecimento.
  • Estou em início de carreira, em busca de uma chance para demonstrar as minhas habilidades que adquiri no curso técnico e meu talento. A falta de experiência pode ser compensada com dedicação e empenho.
  • Espero ter a oportunidade de encontrar minha primeira vaga de trabalho na área de Enfermagem para colocar em prática os conhecimentos que obtive durante a formação técnica.

Portanto, ao colocar o objetivo profissional no seu currículo, nada de muitos floreios nem nada que chame mais a atenção do recrutador do que as informações objetivas que constam nele.

Lembre-se: menos é mais na hora de colocar no papel (ou na tela do computador) seus dados, experiências e objetivos profissionais. Faça um currículo simples, mas impactante!

Na hora de pensar e definir seus objetivos, que tal contar com a Trilha de Orientação Profissional?

Extensivo 2023
Você pode gostar também