Um contador é o profissional que cuida de questões financeiras em geral. Em seu cotidiano, ele está cercado por números, planilhas, contas a pagar e receber de diversos clientes, entre as mais diversas atividades do mercado contábil. 

Como qualquer outra profissão, ser contador exige muita responsabilidade e atenção. Inclusive, para se tornar um, é preciso ter um diploma de graduação reconhecido pelo MEC, além de um registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Um contador possui diversas funções relacionadas à organização financeira. Ele acompanha cada passo que a empresa dá, com relatórios, análises e avaliações para garantir que a saúde financeira esteja em dia.

Mesmo uma escola particular mais próxima de sua residência precisa de um contador para manter-se em funcionamento.

Entretanto, a gestão de empresas é apenas um braço da área de atuação do contador. Eles também podem ser encontrados em:

  • Mercado de seguros;
  • Controladoria;
  • Auditoria;
  • Perícias em geral.

O contador pode trabalhar por conta própria, de forma autônoma, mas também pode trabalhar em empresas dos mais variados tipos, tanto públicas quanto privadas. Toda instituição que deseja se manter ativa deve ter um contador em sua equipe.

É possível colocar o contador para trabalhar em uma Sala de reunião para alugar ou criar um ambiente próprio para ele em sua empresa, garantindo um espaço melhor para que ele possa fazer suas análises.

O que faz um contador?

Quando você precisa abrir uma empresa, o contador é o profissional que irá registrar toda a documentação junto aos órgãos governamentais para que você consiga a permissão de funcionamento.

Antes disso, não é possível iniciar as atividades do empreendimento. Mas, depois de formalizado todo o processo de abertura, é o momento de começar a contratar colaboradores para montar sua equipe.

Para garantir que você consiga fazer isso de forma eficiente, é ideal que seu contador verifique a documentação necessária para isso. Se você estiver abrindo um espaço de coworking, um contador pode ser um profissional fundamental.

Além disso, o contador pode ficar responsável por elaborar os contratos de trabalho, garantindo assim muito mais segurança nas contratações.

Então, esse profissional atua na avaliação e acompanhamento de todos os registros contábeis, demonstrações financeiras, entre outras importantes atividades que serão fundamentais para o funcionamento da empresa.

No campo da auditoria, o contador funciona como um fiscal, avaliando todas as informações que estão contidas nos registros das empresas.

É função deste profissional verificar o balanço patrimonial, demonstrações contábeis e qualquer outro registro que a empresa ofereça.

O auditor garante que todos os registros estão corretos, e que não houve nenhuma tentativa de fraude ou outra ilegalidade durante os processos da empresa.

É um profissional essencial para qualquer empresa, pois ele avalia se o funcionamento está correto. 

Por isso, enquanto gestor, tenha sempre em mãos um cartão de visita pessoal de um auditor contábil.

O profissional também analisa outros aspectos da empresa, desde o administrativo, patrimonial, financeiro e outros, elaborando um relatório final com suas considerações, que deve conter todos os problemas e observações que ele julgar necessários.

Um auditor pode fazer a diferença em uma empresa, uma vez que seu relatório e suas sugestões de melhoria podem acabar transformando a empresa completamente. Por isso, é um profissional indispensável.

A tecnologia tem sido uma grande aliada da profissão. Antes, pilhas de relatórios e documentos impressos tornavam o trabalho confuso e de difícil execução, mas os avanços tecnológicos têm sido grandes fontes de inspiração e transparência.

Hoje, você pode até mesmo ter um talão de orçamento personalizado que facilite a busca pelas informações corretas.

Com isso, profissionais qualificados conseguem cada vez mais conquistar resultados adequados em pouco tempo.

As análises geradas com dados adquiridos com inteligência artificial e outros recursos acabam permitindo um diálogo com os números da empresa.

Isso porque o contador consegue explorar, planejar e até mesmo “prever” alguns dos principais movimentos do mercado, conquistando assim resultados muito mais satisfatórios para as empresas.

Ter uma agenda personalizada com nome pode ajudar a ter detalhados todos os compromissos que você precisa avaliar enquanto contador, o que garante uma boa execução do trabalho.

Com isso, a profissão tem sido cada vez mais estimulada, além de possuir inúmeras outras vantagens.

Por que ser um contador?

Esta é uma profissão muito requisitada, e suas possibilidades são inúmeras. É possível elencar diversas vantagens para que você inicie sua caminhada para se tornar um contador, buscando uma ascensão profissional maior.

Se você tem facilidade com números e é metódico, tem um grande potencial dentro do mercado de ciências contábeis.

1. Possibilidade de emprego

De acordo com dados oficiais do Conselho Regional de Contabilidade, a profissão oferece 100% de empregabilidade. Isso porque não existe um número adequado de contadores para suprir a necessidade das empresas brasileiras.

Portanto, trata-se de uma excelente opção para qualquer profissional que deseja se estabelecer no mercado.

As mudanças constantes em legislações e outros elementos acaba sendo um importante passo para tornar obrigatório a contratação desse profissional.

Você pode ter algumas vantagens, como a possibilidade de isenção de utilizar o relógio de ponto digital para pequenas empresas, permitindo uma maior maleabilidade em sua produtividade.

Por isso, as oportunidades de emprego não faltarão para um profissional formado e estabelecido no conselho, uma vez que existem diversas possibilidades diferentes de atuação.

2. Bom retorno financeiro

Embora o trabalho do contador exija muita responsabilidade, a remuneração que advém desse serviço é compatível, uma vez que o salário de um auditor fiscal é de aproximadamente quinze mil reais.

Além disso, um empresário de contabilidade também recebe um salário nessa média de valor. Um bom profissional será sempre muito requisitado por diversas empresas, o que permite que ele consiga se estabelecer de forma mais assertiva em sua profissão.

Trata-se de uma das profissões mais valorizadas do mundo, principalmente por conta de sua função e seu objetivo.

Entretanto, é essencial pensar em como se apresentar enquanto profissional, uma vez que um contador deve ser conhecido por sua honestidade e transparência. Estes elementos são muito importantes para viver em sua rotina profissional.

3. Sem restrições de idade

Não há nenhum tipo de limitador para um contador com relação a idade, tanto para os mais novos, quanto para os mais antigos. A quantidade de empresas precisando de um bom contador faz com que este fator não seja muito relevante.

Um contador que acabou de sair da universidade terá tanto prestígio e oportunidade quanto um profissional estabelecido no mercado. Além disso, a necessidade tira das empresas qualquer restrição quanto a profissionais muito novos ou acima de 40 anos.

A contabilidade acaba permitindo que profissionais de todas as idades possam exercer suas funções, tendo como únicas exigências a qualidade no serviço e a confiança.

Por ser um trabalho que lida diretamente com o dinheiro das pessoas, o profissional tem que passar segurança para o contratante.

Por isso, um contador bem informado e que saiba realizar sua função terá oportunidades independente de sua faixa etária ou tempo de experiência.

Inclusive, se você tiver um ambiente de estudo adequado, poderá se especializar cada vez mais, aproveitando as mudanças do cenário para conseguir se estabelecer corretamente.

4. Atua em qualquer empresa

Todas as informações contábeis passam por um conjunto de normas conhecidas como IFRS (International Financial Reporting Standards). Criado inicialmente para os países da Europa, logo este padrão se tornou mundial.

Por isso, um contador pode encontrar emprego em qualquer lugar do mundo que siga estes padrões. Não há nenhum tipo de restrição, e muitas empresas internacionais procuram ativamente estes profissionais.

Isso acontece porque a falta de contadores não é uma exclusividade do Brasil. A maioria dos países não têm pessoas qualificadas para suprir a demanda, e por isso, acabam buscando por fora.

Nestes casos, os ganhos aumentam ainda mais, por lidarem com uma moeda estrangeira que muitas vezes é mais valorizada que o real, como é o caso do dólar e do euro. Entretanto, é preciso ter um bom domínio do idioma em que a empresa está te contratando.

Mesmo porque, além de passar boa parte do tempo se comunicando neste idioma, e o contrato de prestação de serviços ser criado com base no país de origem, todos os documentos que você irá avaliar estão inseridos neste idioma.

5. Possibilidade de autonomia

Uma das possibilidades relacionadas ao trabalho de contabilidade é a autonomia para escolher onde e como trabalhar. Embora seja uma área muito requisitada e não faltem opções de contratação, você pode criar sua própria empresa.

Dessa forma, acabará conseguindo múltiplos contratos, e poderá definir melhor os termos que possam favorecer você e a equipe que decidir contratar para conseguir dar conta de todo o volume de trabalho.

Estas empresas costumam ser muito requisitadas, uma vez que elas eliminam a necessidade de buscar um profissional exclusivamente para sua empresa. Por isso, acabam sendo uma boa fonte de trabalho no mercado.

Além do mais, você pode acabar conseguindo reunir talentos dentro de sua companhia, aumentando ainda mais o nível de seu estabelecimento.

Considerações finais

O mercado da contabilidade permanece muito aquecido, e não parece estar próximo de diminuir o ritmo. Por isso, é uma profissão que é muito procurada, possibilitando que profissionais encontrem um bom espaço para se engajarem.

Se você está pensando em seguir a profissão, é importante ter em mente que existe um longo caminho de estudos e preparo, mas certamente o resultado final será compensador.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também