Você já ouviu falar que uma pessoa tem o dom para exercer determinada ocupação? É assim que acontece com um artesão.

Extensivo 2023

Em outras profissões, é comum a percepção de que, mesmo apresentando algumas dificuldades, é possível desenvolver as habilidades necessárias. Por exemplo, alguém que teve um desempenho razoável em Matemática na escola, mas se transformou em um ótimo engenheiro civil.

No entanto, quando falamos das pessoas que trabalham com artesanato, a dedicação profissional geralmente está relacionada a um talento nato. Saiba mais sobre a profissão!

O que faz um artesão?

No geral, o artesão ou artesã domina técnicas de produção manual de objetos. Para essas pessoas, o hobby de muitos é o que lhes proporciona o salário.

O exercício do artesanato como profissão geralmente começa pelo talento que nasce com a pessoa. Por exemplo, quem sempre gostou de desenhar se aperfeiçoa com o tempo e passa a viver das suas ilustrações.

Embora não exista um curso específico de artesanato, o artesão pode evoluir por meio de cursos profissionalizantes ou, até mesmo, aprimorando suas técnicas com o uso de instrumentos de trabalho e outras matérias-primas. Um exemplo é fazer esculturas ou joias com materiais recicláveis.

O bacana dessa profissão é que as criações costumam ter ligação com o perfil do artesão, suas crenças, o contexto de sua criação e no que ele acredita. 

O artesanato é uma atividade encantadora e diretamente ligada à cultura regional, movimentando a economia em diversos locais do Brasil e do mundo.

Aqui em nosso país, nos deparamos com centenas de objetos encantadores fabricados com os mais diversos tipos de materiais. Por exemplo:

  • em cidades praianas, é possível encontrar feiras de artesanatos com diversos produtos fabricados a partir do couro do peixe;
  • os suvenires vendidos nas praias do Nordeste, cujas imagens são esculpidas em areia colorida dentro de garrafas;
  • as lojas típicas praianas, com milhares de acessórios feitos com miçangas, conchas e outros materiais encontrados na praia;
  • fabricantes de brinquedos pedagógicos, que desenvolvem brinquedos feitos de materiais recicláveis para centros de educação infantil, contadores de histórias e outros locais que trabalham com crianças.

Tipos de artesão

Considerando que esse profissional cria objetos manualmente com os mais diferentes objetivos, é correto dizer que há vários tipos de artesão:

  • artesão-artista: desperta no público admiração e, até mesmo, devoção pelas suas obras criadas — são indivíduos extremamente criativos e habilidosos;
  • artesão-artesão: utiliza sua arte com um viés mais comercial, sendo capaz de produzir objetos em série e aumentar a sua produção para também obter mais lucros – é o que acontece, por exemplo, com os chamados hippies que vendem acessórios nas ruas;
  • artesão semi-industrial: esse profissional tem conhecimento e instrumentos para fazer uma fusão entre as técnicas manuais e industriais e utiliza modelos prontos para produzir em larga escala — como uma espécie de artesão-artesão mais voltado para a área do comércio e alta produtividade.

Por isso, você pode encontrar artesãos que trabalham sozinhos, em grupo, associações, empresas ou indústrias.

Também é comum ver as referências desses profissionais assinando coleções para marcas renomadas no mercado.

Se você não tem esse talento, mas sabe o valor das peças produzidas por esses artistas, pode encontrar exemplos desses três tipos de artesão nas feirinhas de artesanatos, comuns em todo o Brasil. 

artesão o que faz

Área de atuação do artesão

Assim como há vários tipos de artesão, podemos considerar até mesmo atividades desempenhadas por bacharéis como áreas de atuação desse profissional. Veja alguns exemplos:

  • Moda: formado em Moda, o artesão pode criar pequenas esculturas em cerâmica para serem utilizadas como verdadeiras joias ou semijoias em colares e pingentes;
  • Design de Móveis – artesãos com habilidades manuais para trabalhar com recicláveis conseguem criar móveis sustentáveis;
  • Design de Produto – o artesão pode criar produtos com diferentes funcionalidades, como uma linha de utensílios de cozinha feitos em cerâmica.

Curso de artesão

Como você pôde notar ao longo deste post, não existe um curso de artesão, mas é possível unir o útil ao agradável e transformar o talento em profissão.

No tópico anterior, citamos alguns exemplos sobre como o artesão pode fazer sucesso na área da Moda e do Design.

Falamos, também, sobre a possibilidade de inovar e aumentar a qualidade do trabalho por meio de cursos profissionalizantes.

Todas as alternativas que agreguem valor às técnicas utilizadas e ajudem a evoluir sua performance como artesão ou artesã podem ser consideradas um curso voltado ao artesanato. 

Quanto ganha um artesão?

O processo de criação e fabricação das peças feitas por um artesão é completamente diferente do que acontece dentro das indústrias.

Na maior parte das vezes, seu nível de produção é em pequena escala, e suas criações são únicas.

Por isso, dependendo do seu caráter funcional ou decorativo e de onde suas obras são vendidas, o artesão pode ficar milionário — a exemplo de Aleijadinho, cuja escultura em madeira “Nossa Senhora das Dores” foi vendida por 420 mil dólares em 1998!

Se ele estivesse vivo e sua obra fosse vendida nos dias atuais, certamente ganharia uma fortuna.

Com expectativas mais modestas, o portal Vagas revela que a média salarial do artesão no Brasil é de 1.295 reais.

Esse valor pode subir expressivamente se você for um artesão formado em Moda, Design, Artes Visuais e áreas afins. 

Mercado de trabalho para o artesão

Assim como a resposta à pergunta “quanto ganha um artesão?”, o mercado de trabalho vai depender das suas obras, da sua formação e de onde pretende atuar.

O profissional pode levar suas influências brasileiras para o exterior, vender sua arte na praia e transformar memes famosos na internet em realidade ou, ainda, encontrar ótimas ofertas de emprego trabalhando como designer em uma fábrica de móveis. São diversas possibilidades!

Chegamos ao final do nosso artigo! Nesta leitura, você aprendeu que o artesão é o profissional que utiliza o dom e a criatividade para elaborar obras com os mais diversos objetivos e funcionalidades.

Aproveite que está aqui para fazer um teste vocacional e descobrir qual é o seu talento. 

Eligis - teste vocacional e profissional
Extensivo 2023
Você pode gostar também