Ao estudarmos a História da humanidade, percebemos com clareza que a sociedade passa por diversas transformações ao longo dos anos. Essas mudanças são naturais, e faz parte do nosso processo de evolução analisá-las a fundo, principalmente quando se trata de conceitos que envolvem a profissão de Serviço Social.

Extensivo 2023

Área que infelizmente ainda é pouco conhecida entre os estudantes vestibulandos, o Serviço Social é um ramo fundamental para a garantia do equilíbrio das relações sociais de qualquer país, englobando assim tanto as nações desenvolvidas quanto as que estão em desenvolvimento.

Afinal, você já sabe o que é Serviço Social e o que fazem os profissionais desse ramo?

Serviço Social: o que é?

De maneira direta e simplificada, podemos definir Serviço Social como sendo o ramo responsável pela garantia do bem-estar social do povo. Porém, quando falamos de bem-estar social, há variáveis envolvidas nesse conceito, o que torna a aplicação dessa área ainda mais importante, como veremos a seguir.

A questão do bem-estar social

A princípio, essa frase pode parecer simples e de fácil resposta, contudo, como vivemos em uma sociedade diversificada, caracterizada principalmente pela sua multipluralidade, o que é essencial para uns não necessariamente é para outros.

Nesse contexto, o bem-estar social de uma determinada cidade, por exemplo, é composto por várias camadas de diferentes urgências e carências, espalhadas ainda em diferentes bairros e localidades.

É nesse ponto que se faz relevante o papel de um profissional da área de Serviço Social, o qual ficará responsável por interpretar (e posteriormente buscar soluções) os cenários existentes dentro de um sociedade local.

O que faz?

Como destacamos acima, o Serviço Social tem como finalidade a implementação de medidas que visam assegurar o bem-estar da população.

Desse modo, entre as atribuições dessa área, podemos frisar:

  • identificação das carências e necessidades de uma determinada localidade;
  • criação de políticas públicas e projetos de lei nos três âmbitos da legislação (federal, estadual e municipal);
  • verificação da aplicação das políticas públicas assistencialistas;
  • elaboração de meios para estreitar a relação entre o poder público e a sociedade;
  • promoção dos princípios dos Direitos Humanos;
  • viabilização de atividades socioculturais, as quais podem envolver saúde, educação, lazer e segurança.

Com isso, percebemos que uma das principais finalidades dessa área é a de combater a desigualdade social, em todas as instâncias.

Serviço Social: faculdade

Muitas pessoas adquirem percepção social por meio da convivência e a partir das experiências vividas dentro de um determinado povo, sendo assim também bons expoentes ao combate à desigualdade social.

Contudo, os conceitos do Serviço Social podem ser aprendidos e aprimorados no ensino superior, por meio da graduação em Serviço Social.

Curso que pode ser concluído em 4 anos (ou em 8 semestres letivos), essa formação basicamente oferece ao estudante o aprendizado teórico das relações sociais.

O curso é oferecido tanto por faculdades privadas quanto pelas universidades públicas. As principais instituições de ensino do Brasil que têm esse curso são:

Eligis - teste vocacional e profissional
  • Universidade Federal de Viçosa;
  • Universidade Federal Fluminense;
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade do Estado de São Paulo;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal do Espírito Santo;
  • Universidade Federal de Pernambuco;
  • Universidade Federal da Bahia;
  • Universidade Federal do Maranhão;
  • Universidade Federal de Ouro Preto;
  • Universidade Federal do Tocantins;
  • Universidade Federal de Campina Grande;
  • Universidade Federal de Mato Grosso.

Serviço Social para concursos

Essa não é uma área em que a iniciativa privada oferece boas oportunidades de trabalho. Com isso, muitos profissionais desse ramo optam por fazer concursos públicos para Serviço Social.

Entre esses concursos públicos, ganham destaque os que abrangem os estados e municípios, já que são os que oferecem o maior número de vagas.

Desse modo, ao ser aprovado, o profissional geralmente passa a atuar em secretarias públicas destinadas às políticas sociais da região, trabalhando principalmente na identificação e solução dos problemas sociais daquela população.

Universidades, escolas, tribunais de justiça e outros órgãos públicos também são possibilidades de trabalho para os formados que são aprovados em um concurso público de Serviço Social, porém, as secretarias públicas geralmente são as responsáveis por oferecerem mais vagas nos editais.

Mercado de trabalho 

serviço social

Como já enfatizamos, o mercado de trabalho para essa área se concentra na esfera pública, basicamente a partir da oferta de postos de trabalho para servidores públicos do estado, município e federação.

Contudo, para aqueles que não conseguem aprovação em concurso, existem outras possibilidades profissionais, como a atuação em Organizações Não Governamentais (ONGs) e em instituições sociais financiadas por algumas empresas privadas.

Serviço Social: salário 

A média salarial para esse profissional pode variar drasticamente conforme a cidade de atuação, os anos de experiência e o perfil do concurso público prestado.

Para termos uma ideia, o assistente social pode ser remunerado de R$ 2.800,00 (trabalhando como um servidor público de um município, por exemplo) até R$ 8.000,00 (ao ser aprovado em um concurso público para ser um servidor federal).

Símbolo Serviço social 

O símbolo do curso de graduação em Serviço Social é representado por uma balança com uma tocha, o qual tem o objetivo de exprimir o espírito de fraternidade universal e de sacrifício pelo bem-estar da sociedade em geral.

Com isso, esse símbolo nos passa uma ideia de justiça social, enaltecendo mais os valores morais do que os valores jurídicos que compõem uma sociedade.

Portanto, ao lermos sobre o Serviço Social,percebemos que, mesmo essa área não sendo tão conhecida entre os estudantes, ela é imprescindível para assegurar o bem-estar da sociedade. Cabe ressaltar ainda que, para quem deseja segui-la, é fundamental gostar de matérias da área de humanas, principalmente Filosofia, Sociologia e História (apesar de o curso integra a área de Ciências Sociais Aplicadas).

Este post explicando o que é Serviço Social foi proveitoso para você? Então leia também, em mais um de nossos conteúdos, tudo sobre o curso de Serviço Social!

Extensivo 2023
Você pode gostar também