Quem nunca fez uma coreografia? Seja em uma dancinha, seja em um show ou brincando no Tik Tok? Mas saiba que aprender movimentos corretos necessita de um coreógrafo. Seu sonho é trabalhar com dança? Então veja como é o dia a dia desse profissional!

Extensivo 2023

O que faz um coreógrafo?

O coreógrafo é o responsável pela esquematização das sequências desenvolvidas pelos bailarinos de uma companhia de dança.

Dessa maneira, o profissional repassa os tipos de movimentos, o ritmo, a dinâmica e a interpretação de acordo com a música a ser interpretada.

Além disso, o coreógrafo responde pela preparação corporal dos dançarinos.

Áreas de atuação do coreógrafo

Coreógrafos podem atuar em companhias de dança, em programas de televisão que necessitam de coreografias, no teatro, em shows musicais e na gravação de videoclipes.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como se tornar um coreógrafo?

Para se tornar um coreógrafo, é preciso fazer a faculdade de Dança e também ter experiência. Afinal, a atividade exige conhecimento prático.

Por isso, muita gente que segue essa profissão tem um histórico na dança, no teatro ou na ginástica rítmica e que agora está apto para criar suas próprias danças.

Onde estudar?

Existem muitas faculdades de dança no Brasil. Veja algumas com reconhecimento do MEC.

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal da Bahia;
  • Universidade do Estado do Amazonas;
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Universidade Federal de Viçosa.

Mercado de trabalho

Antes da pandemia do coronavírus, o mercado para coreógrafo era promissor. Agora, está bem restrito, situação que deve melhorar após a conclusão da vacinação da população.

Entre os ambientes de trabalho do coreógrafo, podemos citar as emissoras de TV, as companhias de teatro, as escolas de teatro e, também, os projetos independentes.

E você, quer seguir carreira nessa área artística? Ainda está com dúvida? Aproveite e faça o nosso teste vocacional e veja se você tem perfil para ser coreógrafo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também