As profissões populares são as primeiras que passam pela mente de quem está decidindo com o que vai trabalhar. Dentre elas estão médicos, advogados, professores, dentistas, dentre outras.

Só que a escolha de uma profissão pode ser mais difícil quando pensamos na carreira que o futuro profissional pode seguir.

Por exemplo, uma pessoa que se forma em Direito não precisa, necessariamente, atuar como advogado ou juiz. Ele pode ser administrador de empresas, trabalhar em bancos, prestar consultorias, ser policial civil, dentre outras possibilidades.

Os caminhos que um profissional percorre são diferentes, e se você olhar para uma sala de aula da faculdade hoje, vai ver que, no futuro, muitas carreiras diferentes vão surgir dali.

Dependendo da carreira que se pretende seguir, algumas profissões são mais simples do que outras, mas todas elas oferecem inúmeras possibilidades para os profissionais.

Entretanto, o primeiro passo é escolher a profissão, para aí sim delimitar os passos que você vai seguir na sua carreira.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de profissão e o de carreira e mostrar as diferenças entre eles. Portanto, se você está vivenciando essa decisão importante, leia este artigo.

O que é profissão?

De forma direta, profissão é o ofício desempenhado por um indivíduo, e para conquistá-la, é necessário estudar ou se especializar em algo, tanto de maneira formal quanto informal.

Por exemplo, para ser médico, uma pessoa precisa estudar em uma universidade autorizada, para aprender tudo o que diz respeito a essa profissão.

A mesma coisa se aplica aos professores de uma escola ensino fundamental. Para ensinar as crianças, eles precisaram estudar em uma faculdade e conseguir um diploma de formação.

Agora, uma pessoa que trabalha como jardineiro aprendeu o seu trabalho de maneira empírica. Ela pode até fazer um curso, mas ele não é obrigatório, como nos outros casos, entretanto, jardineiro também é uma profissão.

Existem muitas profissões que uma pessoa pode seguir, e todas elas têm suas variáveis, dependendo do período. E algumas que se encaixam nessa característica são:

Profissionais de logística

Trabalhar com logística é escolher um dos cenários mais desafiadores do país. Existem muitos imprevistos, como:

  • Gargalos portuários;
  • Greves;
  • Bloqueios de estrada;
  • Legislação.

Tudo isso, em determinados períodos, interfere na rotina desses profissionais. E quem lida com importação e exportação, precisa se atentar a alguns fatores que interferem na rotina dos negócios, como variação de câmbio.

Médicos e enfermeiros

A vida humana é um mar de imprevisibilidades e os médicos e enfermeiros precisam agir rápido, em cenários que podem mudar de uma hora para outra.

Estamos vivenciando um grande exemplo de variável em decorrência de um período para esses profissionais, por conta da pandemia.

Se dentro de uma gráfica que faz cartao de visita advogado a rotina é sempre a mesma, nos hospitais, a situação mudou drasticamente desde que o vírus se instalou.

De modo geral, o médico precisa estar atento aos sintomas que o paciente apresenta para fazer o diagnóstico correto, sabendo avaliar exames e o histórico de saúde do paciente.

Independentemente das variáveis, médicos e enfermeiros precisam ter total controle emocional, resiliência e foco na vida humana.

Vendedor

A rotina de vendas tem seus períodos de alta e baixa, levando em conta algumas épocas do ano e o mercado em que o profissional atua.

Por exemplo, no começo do ano, enquanto as papelarias estão no auge das vendas por conta do início das aulas, as concessionárias estão mais vazias.

Nesse período, os motoristas precisam pagar o IPVA, o que leva muitas pessoas a esperarem o meio do ano para comprar um novo automóvel.

Existem muitas outras profissões que podem variar, de acordo com um momento ou período vivido. Mas, independentemente de sua escolha, é possível seguir uma carreira diferente, e vamos falar mais sobre isso a seguir.

Retrato de pessoas felizes, de diferentes profissões que estão os braços cruzados no fundo branco. foto de alta qualidade Foto gratuita

O que é carreira?

A carreira é a jornada que o profissional vai seguir em determinada área. Por exemplo, uma pessoa formada em música pode se dedicar a dar aula de guitarra avancado.

Mesmo que você e seu melhor amigo se formem na mesma profissão, poderão seguir carreiras diferentes, pois existem demandas específicas.

Quando você escolhe uma profissão, se vê diante de várias possibilidades diferentes de lucrar com ela. Entretanto, algumas exigem alguma especialização ou uma pós-graduação.

Por exemplo, uma pessoa formada em letras e que pretende seguir carreira acadêmica, precisa fazer um mestrado. Ela pode desenvolver sua tese em vários assuntos, como linguística.

A partir daí, estará apta a ministrar aulas em uma faculdade sobre assuntos relacionados a essa área.

Você deve guiar a sua carreira, de acordo com seus interesses profissionais. Imagine que a faculdade é o topo de um funil, que trata de assuntos abrangentes e cada um deles é uma possibilidade.

Uma pessoa que faz medicina, por exemplo, ao terminar a faculdade, pode atuar como clínico geral, mas dentre tudo o que aprendeu, se quiser ser um ginecologista, terá de fazer residência nessa área médica e estudar todo o sistema reprodutor feminino.

Para cuidar de toda tecnologia que comanda o computador completo de uma empresa, um profissional de TI precisa se especializar nela.

Além disso, também é possível escolher áreas que tragam retornos financeiros mais rápidos ou que permitam que você tenha uma jornada de trabalho mais flexível.

Agora que você já sabe o que é carreira, no próximo tópico, vamos mostrar a diferença entre ela e a profissão. Continue com a gente.

Diferenças entre profissão e carreira

Assim como existem diferenças entre um caderno de anotacoes personalizado e um caderno comum, carreira e profissão são duas coisas distintas.

Como falamos, a carreira profissional é a trajetória que uma pessoa percorre enquanto atua em sua área. Ela está relacionada aos cargos que você vai ocupar, conhecimentos que adquire ao longo do tempo e as habilidades que desenvolve.

Por outro lado, a profissão é aquilo que você estuda, e geralmente, as pessoas escolhem mais a profissão, visto que a carreira pode simplesmente acontecer.

Por exemplo, uma pessoa que fez Bacharelado em Tradução, com o intuito de ser tradutor, de repente tem a oportunidade de trabalhar como redator para uma agência de marketing digital.

Ao se identificar com esse trabalho, ela busca maneiras de se especializar nesse trabalho e segue uma carreira diferente daquela que imaginava quando estava na faculdade.

Portanto, na hora de prestar vestibular e ir para a faculdade com seu caderno personalizado A4, você escolhe uma profissão que vai abrir um leque de carreiras diferentes no futuro.

Em linhas gerais, não existe uma regra, mas também há quem escolha uma profissão porque deseja seguir determinada carreira.

Isso é muito comum entre os médicos, geralmente, essas pessoas já sabem que querem ser dermatologista, endocrinologista, cardiologista, dentre outras especializações.

Entretanto, para trabalhar nessas áreas, primeiro elas precisam fazer faculdade de medicina. Há, ainda, quem decida sua profissão com base no local em que trabalha.

Uma pessoa que atue como auxiliar em um escritório de contabilidade pode optar por essa profissão, uma vez que já começou a construir sua carreira antes mesmo da faculdade.

Podemos chamar de ironia do destino? Talvez. Mas, não é raro ver pessoas que ao se sentarem em uma cadeira para escritorio com encosto para trabalhar como auxiliar decidam por seguir uma profissão.  

Entretanto, é importante lembrar que é durante a faculdade que começamos a enxergar as diferentes possibilidades de carreira.

Portanto, aquela pessoa que começou a fazer Direito para ser advogada porque trabalhava como secretária em um escritório, percebe que pode atuar como gestora de empresas e gosta dessa carreira.

A faculdade expõe o aluno a infinitas possibilidades, que podem fazê-lo mudar de ideia quanto à escolha da trajetória que vai perseguir dali em diante.

Em vista disso, é importante entrar na faculdade com a mente aberta e considerar todas as possibilidades que aparecerem.

Dessa forma você vai escolher uma carreira que traga felicidade para você, dentro daquela profissão que você escolheu.

Conclusão

Escolher uma cortina de quarto sob medida é mais fácil do que escolher uma profissão, mas é a partir dessa decisão que você saberá com o que, de fato, quer trabalhar.

Cada profissional se vê diante de inúmeras possibilidades e sua vida profissional será cheia de desafios e recompensas. 

Por isso, o primeiro passo é se conhecer bem para saber com o que tem mais habilidade.

A partir disso, decidir a atividade que vai desempenhar pelo resto da vida vai ser um processo mais simples. E isso é importante porque é dessa forma que você vai conquistar uma carreira de sucesso para toda a vida. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Campanha Always On Cronograma
Você pode gostar também