Pxhere

Extensivo 2023

Entenda a importância de uma conexão segura para seus estudos

Atualmente, as pesquisas acadêmicas, aquelas realizadas para os estudos, são feitas de maneira online. Se outrora, era necessário possuir livros de enciclopédia ou ir até uma biblioteca, agora todo o conteúdo necessário está a um click de distância. Mas, com a praticidade vem a falta de privacidade no mundo virtual.

Afinal, as buscas por produtos online geram, automaticamente, toneladas de propagandas sobre aquele mesmo produto, seja em redes sociais, emails e até mesmo jogos. E, para proporcionar privacidade aos usuários da internet surgiu a VPN, uma ferramenta que tem seu uso cada vez mais comum entre os internautas.

O que é o VPN?

A sigla se refere a um termo em inglês, Virtual Private Network, ou seja, uma rede virtual privada. Isso quer dizer que a VPN nada mais é do que a proteção dos seus dados enquanto você navega online, ou estuda. Na prática, essa rede criptografa seus dados enquanto você está online, não permitindo que outros sites ou usuários o acessem.

Muito comum para compras online, a VPN pode ainda ser usada em outros contextos. Como, por exemplo, acessar conteúdos de streaming de outros países, manter uma conexão segura em redes públicas e realizar pesquisas com privacidade. Ou seja, até mesmo para os estudos o VPN pode ser usado.

Por que usar o VPN para os estudos?

Entender a importância de uma conexão segura, até mesmo para os estudos, é fundamental para perceber a necessidade do uso da VPN. Afinal, com o formato de estudos remotos sendo difundido durante a pandemia, escolas se tornaram cada vez mais virtuais no país.

E a VPN garante a segurança dos dados acadêmicos. Afinal, o acesso às aulas virtuais requer que alguns dados sejam digitalizados, como a matrícula de estudantes e dados pessoais deles e de seus responsáveis. Além disso, manter um ambiente seguro para o aprendizado evita a intervenção externa de propagandas e informações falsas, além de alterações de dados.

Para além do uso em cenário extraordinário, como a pandemia, pesquisas mostram que a modalidade de ensino EAD cresce cada vez mais no país e pode se tornar mais comum nos próximos anos.

Portanto, a VPN garante a qualidade de um ensino remoto, privilegiando a proteção de alunos, professores, pais e escolas em um universo em que todos os dados podem ser facilmente encontrados e utilizados sem o consentimento de seu portador. É importante que as navegações se tornem seguras, principalmente para os estudos.

Configurando uma VPN no Windows

Após o download e configurações iniciais do software, alguns passos são necessários para instalá-lo no computador e manter a conexão criptografada e segura. Você pode obter mais informações de VPN para Windows aqui, mas no geral um passo a passo simples funciona mais ou menos assim:

  • No botão iniciar, selecione a opção de configurações;
  • Selecione a opção REDE E INTERNET e, em seguida, VPN;
  • Clique em ADICIONAR UMA CONEXÃO VPN, preenchendo os campos da seguinte maneira:
    • Provedor: Windows (interno);
    • Nome da Conexão: escolha o nome de sua preferência;
    • Nome do Servidor: endereço gerado pelo VPN;
    • Tipo de VPN: conexão a ser criada, de acordo com o serviço escolhido;
    • Entrada: método de acesso, como usuário e senha.

Como usar um VPN para os estudos

Primeiramente, é preciso entender que o uso da VPN para os estudos ou lazer é diferente do seu uso para o trabalho. Isso porque para configurar a usabilidade empresarial é preciso a permissão da empresa, enquanto nas outras circunstâncias não se faz necessário a liberação de outra parte.

Portanto, para usar a VPN nos estudos é preciso instalar o software no computador ou celular e vinculá-lo à conexão utilizada. Assim, enquanto estiver conectado à internet, a conexão se mantém criptografada e protegida de possíveis ataques ou visualizações externas.

Para configurar uma VPN no Windows e liberar seus estudos de maneira segura, é preciso criar uma conta na plataforma escolhida. É importante ainda lembrar que existem aplicativos gratuitos e pagos, sendo necessário avaliar a melhor escolha para o que se busca em uma conexão segura.

Com o software instalado, as configurações necessárias inicialmente são fornecidas pelo site do recurso escolhido, e podem ser seguidas as instruções fornecidas por ele. Depois desse ponto, é chegada a hora de instalar em seu computador para ter uma conexão segura.

Assim, você tem uma conexão VPN configurada para manter seus estudos em ambiente protegido e seguro, sem ser necessário se preocupar com a proteção de seus dados, sejam eles acadêmicos ou pessoais.

Extensivo 2023
Você pode gostar também