Com o surgimento das tecnologias, várias possibilidades de carreira apareceram. Trabalhar com Jogos Digitais é uma delas: a profissão ideal para quem é apaixonado pelo universo do entretenimento virtual.

O que poderia ser melhor que conciliar trabalho e diversão? Esse é um mercado que está crescendo constantemente, e por isso exige intensa dedicação. Afinal, é preciso ser muito capacitado para assumir as funções dentro da área.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura até o final para conhecer melhor o curso e as oportunidades de carreira em Jogos Digitais.

Como é o curso de Jogos Digitais?

O estudante que deseja ter uma formação em Jogos Digitais pode optar por dois caminhos de graduação: como bacharel ou como tecnólogo. Ambos são cursos superiores, o que normalmente chamamos de “faculdade” pela validade do diploma do mercado de trabalho.

A principal diferença entre as opções é a duração e, consequentemente, a grade curricular dos cursos — já que o aluno consegue cumprir maior número de disciplinas em mais tempo. O bacharelado dura em torno de quatro anos e a formação tecnológica pode ser concluída em apenas dois ou três anos.

Essa é uma decisão que precisa ser muito bem avaliada, pois existem vantagens nos dois cenários. Fazer um curso mais rápido permite que você conquiste a qualificação antes para entrar no mercado como um profissional formado na área.

Por outro lado, não há como negar que um curso mais completo também tem os seus benefícios. Há chances de fazer mais aulas teóricas e práticas, desenvolvendo uma série de habilidades necessárias para seguir a profissão.

Grade curricular de Jogos Digitais

Uma das maneiras de descobrir se uma área realmente atrai o seu interesse é pesquisando as disciplinas oferecidas. Como elas podem variar de uma faculdade para outra, não deixe de conferir essa questão com certa antecedência — isso pode ajudar você a escolher o seu curso preferido!

Para tentar facilitar um pouco essa missão, reunimos aqui as matérias mais comuns que você deve encontrar na grade curricular de Jogos Digitais:

  • Animação para Jogos;
  • Banco de Dados para Jogos Digitais;
  • Criação e Desenvolvimento de Personagens;
  • Design de Jogos Digitais;
  • Economia e Mercado;
  • Empreendedorismo;
  • Estatística;
  • Fundamentos de Sistemas Operacionais;
  • Física Aplicada a Jogos Digitais;
  • Gestão da Qualidade;
  • Hipermídia e Narratividade em Jogos;
  • Laboratório de Produção de Games;
  • Lógica;
  • Organização de Computadores;
  • Sistemas de Informação;
  • Roteirização para Jogos Digitais;
  • Tecnologias de Redes de Computadores.

Além de cumprir toda a carga horária de aulas, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio obrigatório são etapas normalmente exigidas pelas instituições.

jogos digitais

Salário para quem faz Jogos Digitais

Outra curiosidade que não pode faltar no radar de quem está pesquisando sobre a área de Jogos Digitais é a expectativa de salário. Na realidade, é difícil se basear em valores exatos, já que existem muitas diferenças no mercado e diversos fatores influenciam a remuneração de um profissional — como a experiência, cargo ocupado e região, por exemplo.

Mesmo assim, as referências ajudam a ter uma ideia de quanto ganham as pessoas que atuam nesse ramo, certo? Segundo o site Salário.com.br, um designer de games no Brasil ganha, em média, R$ 4.035,60. Porém, um coordenador de setor na área pode ganhar bem mais do que isso, enquanto um tecnólogo em início de carreira talvez não ganhe a mesma quantia.

Mercado de trabalho

O estudante formado em Jogos Digitais tem diferentes oportunidades de atuação. Engana-se quem pensa que esse é um curso exclusivamente para desenvolvedores de games, pois existem diferentes vertentes dentro da profissão que podem ser exploradas.

Além da parte de desenvolvimento, é possível assumir funções como roteirista de games, designer, gestor de projetos, produtor de jogos e até playtester. Você sabe o que é isso? Sim, existem pessoas contratadas para testar os produtos na prática, ou seja, jogar para fazer uma análise de usabilidade do jogo e descobrir os seus pontos fortes ou fracos.

Outro atrativo dessa carreira é a possibilidade de empreender. Fazer uma ideia virar uma empresa ou mesmo trabalhar como autônomo são excelentes oportunidades de aumentar a renda.

Muitos profissionais de Jogos Digitais preferem autonomia ao invés de buscarem empregos formais. Assim, conseguem multiplicar o número de clientes e seus salários.

Seja qual for o caminho escolhido, a boa notícia é que esse mercado está em alta e deve continuar crescendo. Aliás, no mundo inteiro esse é um setor que movimenta milhões de pessoas, negócios e dinheiro. Considerando que dominar o inglês é uma habilidade profissional importante, é possível até pensar em carreira no exterior ou prestação de serviço para empresas internacionais.

Alguns diferenciais para se destacar no mercado são: criatividade, conhecimento técnico e atualização constante. O mundo tecnológico evolui a todo momento e é essencial acompanhar as tendências para se dar bem nessa área.

Onde estudar Jogos Digitais?

Apesar de não ser um curso tão “comum” quanto Direito, Medicina, Engenharia e tantos outros, muitas instituições de ensino aqui no Brasil já oferecem a formação específica em Jogos Digitais. A aprovação da área no MEC (Ministério da Educação) é recente, mas há uma boa oferta no mercado.

Como falamos, já que existem as variações na grade curricular, vale a pena dar uma olhada em cada opção para encontrar aquelas que mais combinam com o seu perfil.

Além disso, as modalidades de estudo e preços também variam. Podemos adiantar que os cursos particulares são maioria e há a possibilidade de estudar de forma presencial ou a distância. Alguns dos locais para fazer sua faculdade de Jogos Digitais são:

  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • Estácio;
  • Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP);
  • Faculdade Pitágoras;
  • Unopar.

Enfim, escolhendo ou não o curso de Jogos Digitais, a sua primeira tarefa para entrar na faculdade dos seus sonhos é passar no vestibular ou conseguir uma boa nota no Enem, certo? Ou seja, não espere mais nenhum dia para iniciar a sua preparação!

Com a Orientu esse desafio fica ainda mais fácil! Aproveite os nossos conteúdos com dicas de estudo e carreira, além de fazer o teste vocacional gratuito que preparamos para ajudar nesse momento decisivo da sua vida.

Você pode gostar também