Decidir o futuro profissional é uma das principais etapas da vida de uma pessoa e vem acompanhado de outras dúvidas, como qual curso fazer e como entrar na faculdade.

Extensivo 2023

Geralmente, cada instituição publica o seu próprio edital. Esse documento traz informações claras e explicativas sobre o funcionamento do processo. Algumas utilizam a nota do Enem. Outras permitem o ingresso pelo SISU ou têm vestibular próprio. 

Você vai saber essas e outras informações neste texto. Acompanhe!

Importância de fazer faculdade

Você deve saber como entrar na faculdade por um motivo que não dá para contornar: a concorrência do mercado de trabalho.

Conquistar um lugar ao sol e construir uma carreira de sucesso é desafiador, mas o acesso ao ensino técnico, superior e profissionalizante está cada vez mais facilitado. Com isso, as empresas têm ao seu dispor profissionais qualificados. Todos em busca das melhores oportunidades.

Nesse contexto, fazer faculdade se torna a porta de entrada para essas conquistas. Com a graduação, vêm os estágios, e, após a formatura, o aluno pode fazer uma pós-graduação ou, ainda, prestar concurso público e garantir estabilidade.

Como você pode perceber, são dezenas de possibilidades que se tornam tangíveis a partir da faculdade.

Como entrar na faculdade particular?

O que você vai precisar fazer para entrar na faculdade particular depende, basicamente, do seu edital. Atualmente, com a democratização da internet, essa informação está acessível em todos os sites institucionais.

Muitas instituições de ensino superior fazem parceria com as escolas, para que, já no ensino médio, os alunos saibam como ingressar na faculdade e tenham acesso a condições especiais.

Aqueles que já ingressaram têm, ainda, a opção de pedir transferência de uma instituição para outra. Quem já tem o diploma pode tentar o reingresso. São diversas possibilidades, sempre registradas em edital. Vale a pena conferir.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona como um grande vestibular. Isso, porque a nota é usada em diversos processos seletivos de faculdades públicas ou privadas e permite concorrer a bolsas de estudo e outras ações desenvolvidas pelas faculdades.

Todos os anos, o governo federal publica o calendário com as provas. O conteúdo abrange todas as matérias básicas estudadas durante o Ensino Médio.

O exame, por si só, não garante o ingresso em uma faculdade. Para que o estudante conquiste sua vaga, é preciso verificar as regras da instituição, do curso e do processo seletivo pretendido e cadastrar a nota.

Os candidatos têm, no mínimo, 2 processos seletivos em que podem participar com a nota do Enem: o SISU e o ProUni. O ProUni dá acesso à bolsa de estudo na faculdade particular.

Mesmo que você ainda não tenha certeza do curso que deseja fazer ou onde quer estudar, é importante realizar o Enem, para ter acesso à nota quando for necessário.

como entrar na faculdade

Como entrar na faculdade pelo ProUni?

Como falamos no tópico anterior, o ProUni é um programa que concede bolsa de estudo integral e parcial em faculdades particulares.

Para conquistar esse benefício, o aluno precisa ter uma boa nota na última edição do Enem. A concessão de bolsas acontece de acordo com a classificação, o que torna o processo ainda mais concorrido.

Cursos como Medicina costumam ter pouquíssimas vagas destinadas à nota do Enem. Portanto, estude para o exame como se estivesse indo prestar vestibular em uma grande universidade.

O Ministério da Educação estabelece, ainda, outros critérios para que o aluno tenha acesso à bolsa. É importante ficar atento às orientações.

Como entrar na faculdade com bolsa de estudo?

Além do ProUni, o aluno pode tentar as bolsas de estudo da própria faculdade. Como dito, é importante ficar de olho nos editais e se cadastrar nos programas oferecidos.

Se alguma instituição visitar a sua escola e realizar concurso de bolsas ou outras facilidades, participe! Os descontos podem ser surpreendentes.

Como entrar na faculdade pública?

Para conquistar uma vaga na faculdade pública, você precisa, em primeiro lugar, ficar atento ao edital sobre o vestibular, transferência externa ou ingresso como aluno que já possui um diploma.

Geralmente, todas as opções estão disponíveis no site da instituição. Inclusive, alunos que não têm condições de pagar pela inscrição podem verificar se a faculdade trabalha com o vestibular social, que garante isenção da taxa de matrícula.

Outra proposta para facilitar o ingresso dos alunos é o download de provas dos últimos vestibulares.

Por meio dos arquivos, o estudante consegue verificar com antecedência como é a prova — se as questões são abertas, objetivas ou de múltipla escolha, por exemplo — e se habituar ao formato.

Além disso, algumas faculdades, especialmente as federais, contam com o SISU. Saiba mais sobre ele a seguir.

Como entrar na faculdade pelo SISU?

O SISU, sigla para Sistema de Seleção Unificada, é um processo seletivo do governo federal que, paralelamente ao vestibular das universidades públicas, distribui vagas nessas instituições.

Estamos falando de um processo que funciona de modo semelhante ao ProUni, utilizando a nota no Enem. No entanto, por se tratar de vagas em universidades públicas, costuma ser mais concorrido.

Quanto mais alta a concorrência, maior será a nota de corte. Ou seja, você vai precisar se dedicar para tirar uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio.

A cada prova do Enem realizada, o estudante tem direito a disputar o SISU no início do ano seguinte à realização do exame ou no segundo semestre letivo.

Mas tenha atenção, pois a segunda seleção costuma ter menos vagas e contempla um número menor de cursos. Por isso, é ainda mais concorrida. 

Opções de faculdades

Confira algumas opções entre as melhores faculdades particulares para você estudar:

Já entre as melhores públicas, podemos citar:

  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA);
  • Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC);
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Agora que você já sabe como entrar na faculdade, é hora de pesquisar o melhor curso para o que você almeja para o futuro e estudar muito para passar nas seleções. O segredo é estudar e ficar sempre atento aos editais.

Se ainda está em dúvida sobre qual curso fazer, a Orientu pode ajudar. Faça nosso teste vocacional gratuito, desenvolvido por especialistas, e tenha um resultado seguro!

Extensivo 2023
Você pode gostar também