Você conhece alguma carreira com mais possibilidades de atuação do que a Medicina? Pode até ser que sim, mas não podemos negar que são muitas as especialidades médicas que um profissional da área pode escolher.

Durante a graduação, o contato com cada vertente é essencial para escolher uma ou mais especializações preferidas. Buscar informação também é uma atitude muito importante para esclarecer dúvidas e conhecer um pouco de cada segmento.

Que tal ficar por dentro das principais opções? Siga acompanhando o texto para descobrir as diversas possibilidades!

Quais são as principais especialidades médicas?

Vamos falar agora dos tipos de Medicina? Se você consegue pensar em cinco, dez ou vinte possibilidades na sua cabeça, saiba que o número de especialidades médicas é bem maior do que isso. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), são 55 especialidades reconhecidas e 59 áreas de atuação.

Isso comprova como a carreira em Medicina é ampla e oferece muitas oportunidades aos profissionais formados. Aliás, a faculdade é o primeiro passo e o mais importante para quem deseja ser médico.

Independentemente da especialização escolhida no futuro, completar os 6 anos de graduação é fundamental. Depois, os alunos podem escolher suas áreas de preferência e optar por cursos de pós-graduação ou buscar a aprovação em alguma residência médica.

Esse tempo de dedicação “extra” serve para adquirir os conhecimentos relacionados a cada especialidade que o profissional quiser adicionar ao seu currículo. O tempo de cada formação é variável, e tudo vai depender do nível de capacitação que cada estudante quiser conquistar.

Veja, a seguir, algumas das especialidades mais conhecidas.

quais são as especialidades médicas

Médico especialista em fígado

Talvez você nem conheça a especialidade chamada de Hepatologia. Esse é o médico capacitado para tratar os problemas do fígado e da vesícula, que é o órgão que armazena a bile.

Médico especialista em rins 

Quem precisa tratar dos rins deve procurar um Nefrologista, que cuida de todo o sistema urinário, com foco justamente nos órgãos que controlam as substâncias no nosso sangue.

Médico especialista em coração

Falando da parte física do corpo humano, e não das emoções, os Cardiologistas são os responsáveis por tratar do coração. Esses especialistas são muito procurados, principalmente porque as doenças cardiovasculares são muito comuns.

Médico especialista em câncer

Infelizmente, o câncer é um problema bastante frequente na sociedade e causa muitas mortes no mundo todo. A especialidade médica que foca nessa doença é aOncologia, embora os pacientes possam optar por tratamentos integrados, com os especialistas da área atingida pelo tumor.

Médico especialista em pele

A Dermatologiaé outra área superinteressante da Medicina e que atrai muitos estudantes. Para fins de saúde ou estética, não há dúvidas de que o maior órgão do corpo humano merece toda a atenção.

Médico especialista em olhos

Os Oftalmologistas — ou oculistas, como são popularmente chamados — são os especialistas em olhos. São eles que aprofundam os estudos sobre a nossa capacidade de visão e ajudam com os problemas relacionados a ela.

Médico especialista na mente humana

Muita gente ainda confunde a função dos Psicólogos e Psiquiatras, que são duas classes profissionais que trabalham com a mente humana de formas diferentes.

No primeiro caso, o curso indicado é o de Psicologia, e não há necessidade de passar pela Medicina, como fazem os médicos que se especializam em Psiquiatria depois de concluir a faculdade.

Médico especialista em idosos

A Geriatria é uma especialidade dedicada aos cuidados dos pacientes que já passaram dos 65 anos de idade. É natural desenvolver algumas doenças ou dificuldades na velhice, o que requer um acompanhamento médico especial.

Médico especialista em cirurgia

Todos os cirurgiões precisam fazer a especialização em Cirurgia para treinar os procedimentos de intervenção cirúrgica. Inclusive, é comum combinar essa especialidade a outras para ter um perfil médico ainda mais diferenciado, tipo cirurgião oncológico, cirurgião plástico ou cirurgião torácico.

Médico especialista em genética

A área da reprodução humana cresceu muito nos últimos tempos, o que aumentou a procura pela Genética como especialidade. Além da parte reprodutiva, essa é uma vertente que trata das doenças congênitas ou características geneticamente determinadas.

Médico especialista em homeopatia

Por mais que seja considerada por muitas pessoas um tratamento alternativo, a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida. Seu princípio é tratar os problemas buscando as suas causas e o equilíbrio do corpo. Os homeopatas costumam abranger a parte física e emocional dos pacientes para atingir tal objetivo.

Onde estudar Medicina?

Como falamos, enquanto outras profissões não exigem uma capacitação específica para que o seu profissional possa atuar no mercado, o diploma de Medicina é indispensável para todos os médicos.

Logo, o desafio começa desde cedo. O vestibular é um dos processos seletivos mais concorridos, e conquistar uma vaga em uma faculdade de Medicina é o desejo de milhares de pessoas. Sabendo disso, a dedicação é um fator essencial para todos, inclusive considerando que os cursos acontecem em período integral.

Por falar nisso, são muitas as opções de graduação aqui no Brasil, tanto em faculdades públicas quanto em particulares. O fato de conseguir se formar em uma instituição reconhecida pode fazer uma boa diferença no currículo e abrir portas para o médico.

Nesse caso, o melhor é buscar dados do Ministério da Educação que avaliam a qualidade das formações. Alguns dos cursos de Medicina que se destacam são:

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS);
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP);
  • Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Essas são apenas opções, e o ideal é conhecer os diferenciais oferecidos por cada instituição antes de fazer a sua escolha.

O que achou de conhecer mais sobre as especialidades médicas? Se você tem interesse em fazer Medicina ou até já está fazendo sua graduação, não deixe de pesquisar sempre sobre as oportunidades da carreira para refletir sobre o seu futuro profissional.

Caso ainda não tenha certeza da profissão que pretende seguir, aproveite nosso teste vocacional e descubra alternativas que combinam com o seu perfil.

Eligis - teste vocacional e profissional
Você pode gostar também