Você adora animais, pensa em fazer um curso relacionado à área, mas ainda não vai fazer uma graduação agora? Então pode apostar no curso de auxiliar de veterinário! A profissão só tem a crescer e pode ajudar na sua carreira profissional.

Como a duração do curso é bem menor do que a de Medicina Veterinária, é possível ingressar no mercado de trabalho mais cedo e colher muitos frutos. Além disso, é uma boa opção para quem ainda está indeciso e não quer partir logo para o bacharelado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!

O que é um auxiliar de veterinário?

O auxiliar de veterinário, como o próprio nome já diz, é um profissional que fica a postos para ajudar o médico veterinário no que for necessário na prática clínica. Sendo assim, ele se assemelha ao técnico de enfermagem, se compararmos a medicina veterinária com a medicina humana.

As suas responsabilidades podem variar, mas, em geral, é necessário ter conhecimentos diversos para prestar um serviço de qualidade. Além de atuar diretamente com o veterinário, pode trabalhar em laboratórios, colhendo material para exames, por exemplo. A profissão é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A seguir, confira as funções que o auxiliar de veterinário pode desempenhar:

  • ajudar o médico veterinário nas atividades de assistência clínica, como diagnóstico, urgências e cirurgias;
  • preparar os materiais para a assistência clínica;
  • manter o ambiente da clínica sempre limpo e organizado, como o laboratório, a sala cirúrgica, o consultório e a área de hospitalização;
  • preparar e fazer a contenção de animais em consultas, tratamentos e hospitalização;
  • fazer a higiene dos animais;
  • cuidar da gestão de estoque;
  • atender e recepcionar clientes;
  • marcar consultas;
  • preencher fichas de clientes;
  • transportar o animal dentro da clínica;
  • ensinar os cuidados dos animais aos clientes;
  • preparar o animal para cirurgias;
  • fazer curativos;
  • fazer coleta de materiais (sangue, urina e fezes) para exames.

Existe curso de auxiliar de veterinário?

Sim, existem diversos cursos de auxiliar de veterinário, assim como técnico em veterinária. Geralmente, os cursos livres têm duração menor do que o técnico.

Nesse caso, é necessário que você avalie a instituição e a grade curricular para saber qual é o que tem um conteúdo de maior valor e que pode agregar mais à sua carreira profissional.

Quais as áreas de atuação do auxiliar de veterinário?

Quem pensa que o auxiliar de veterinário fica preso à clínica veterinária está muito enganado. Existem outras possibilidades de atuação que permitem que o profissional possa variar o seu trabalho e buscar melhores oportunidades. Veja onde mais ele pode trabalhar:

  • propriedades rurais;
  • pet shops;
  • órgãos de controle de zoonoses;
  • parques e zoológicos;
  • fazendas;
  • haras;
  • empresas de nutrição e reprodução animal;
  • laboratórios Veterinários;
  • ONGs.
auxiliar de veterinário

Como ser um auxiliar de veterinário?

Para ser um auxiliar de veterinário, você pode fazer o curso específico ou de técnico em veterinária. A partir daí, precisa buscar oportunidades na área. Saiba que há empregadores que contratam alunos de Medicina Veterinária como auxiliares. Portanto, se você pretende fazer a graduação, pode tentar uma vaga para ir aprendendo na prática.

É importante dizer que é preciso ter um registro profissional de auxiliar de veterinário junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Portanto, é imprescindível entrar em contato com o órgão para saber se a instituição em que você pretende fazer o curso é credenciada e se o programa permite o registro.

Onde estudar?

Os cursos de auxiliar de veterinária podem ser encontrados em diversas instituições. Em apenas uma busca no Google, você encontra várias opções, mas, como dissemos, é importante buscar referências do local e do conteúdo para ter certeza de que terá uma boa base para trabalhar.

Já os cursos técnicos em veterinária podem ser achados em escolas técnicas e instituições como o Senai. Se você pretende cursar uma graduação de Medicina Veterinária, é importante que você se matricule em uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação) para ter um diploma válido. A seguir, veja algumas entidades que oferecem o curso e têm o reconhecimento:

Como é o mercado de trabalho para auxiliar veterinário? 

O mercado da medicina veterinária está a todo vapor. Cada vez mais as pessoas adotam animais e prezam pelo seu bem-estar. Por essa razão, o campo para o auxiliar veterinário também está em alta. Afinal de contas, o veterinário precisa de um auxiliar em seu dia a dia.

Para ser mais competitivo no mercado, é preciso que o profissional se destaque dos demais. Para isso, você pode especializar-se em alguma área, como curativos, instrumentação cirúrgica, coleta de materiais para exames, entre outras.

Além disso, é necessário que você tenha algumas competências e habilidades que fazem toda a diferença na profissão. Ser comunicativo, responsável, ter bom condicionamento físico e empatia para lidar com os clientes donos dos animais são características fundamentais.

Qual é o salário desse profissional?

O salário de auxiliar de veterinário depende de diversos fatores, assim como em qualquer profissão. A experiência, a área de atuação, o porte da empresa e a região podem ser determinantes para os valores da remuneração.

Entretanto, podemos dar uma ideia da média dos ganhos de um profissional, que recebe por volta de R$ 1300 a R$ 1500. Vale dizer que há possibilidades de ganhos maiores, como no caso de profissionais que fazem plantões ou trabalham em mais de um lugar.

Além do mais, quando o profissional faz especializações, passa a ser mais valorizado no mercado, podendo atingir salários muito maiores do que o mencionado.

Como você pode conferir, o auxiliar de veterinário é o profissional que ajuda o veterinário em suas mais diversas funções. É uma ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo e poder atuar com o que ama: cuidar dos animais.

Gostou da profissão, mas ainda não sabe se é isso mesmo o que quer para a sua carreira? Aproveite que está por aqui, faça um teste vocacional e descubra se o curso combina com você!

Você pode gostar também