O mercado de trabalho está em uma ebulição nunca vista antes. O que no passado demorava 10 anos para acontecer, agora as mudanças são quase instantâneas e trazem tendências que demonstram quais são os melhores empregos. Agora, por exemplo, as áreas de tecnologia e saúde estão em alta, assim como marketing e comunicação.

Extensivo 2023

Para ajudar na sua escolha, apresentando alguns setores que estão em alta, selecionamos 11 profissões que certamente terão vagas em abundância. Confira e aproveite para se capacitar!

Quais são os melhores empregos?

Você já ouviu falar que o futuro é agora? Pois saiba que as profissões que estão em altano atual momento da economia certamente continuarão sendo os melhores empregos pelos próximos anos, como no caso dos cargos que envolvem tecnologia.

Afinal, a internet das coisas (IoT) ainda tem muito a crescer, assim como a necessidade de o ser humano cuidar da saúde, ou seja, enfermagem e profissões sintonizadas com o cuidado com a mente devem manter-se prósperas.

Outro setor que promete para o futuro é referente à segurança dos dados, muito por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim, o Direito Digital terá muitas oportunidades, sem falar nos desenvolvedores de softwares, aplicativos e tudo que envolve Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Há, ainda, os empregos que nem necessitam de faculdade, como youtuber, redator web, chef de cozinha e piloto de drone. Veja alguns dos melhores empregos para você acertar na escolha da faculdade, de olho em seu sucesso profissional.

1. Desenvolvedor de aplicativos

Você pensa que os avanços tecnológicos vão desacelerar? A pandemia do coronavírus apenas adiantou o que já estava escrito nas tendências: o uso da internet dominará as relações humanas.

Portanto, quem aprender a desenvolver aplicativos terá muitas oportunidades no mercado de trabalho, inclusive com salários bem atrativos.

Esse profissional cria sistemas para computadores e dispositivos móveis, com uma formação que pode ir do ensino técnico ao curso superior.

2. Analista de sistemas

Quem faz Ciências da Computaçãotem inúmeras opções de empregos no mercado de trabalho tanto hoje quanto no futuro. Isso porque são profissionais que atuam com o desenvolvimento da arquitetura dos sistemas e também com a gestão de equipes de TI.

Como as empresas estão automatizando tudo, esses profissionais são altamente requisitados e continuarão sendo procurados por conta da evolução tecnológica.

3. Estatístico

A utilização dos dados pelas empresas para auxiliar nas tomadas de decisões é uma prática cada vez mais comum, ou seja, quem faz Estatística ou Matemática consegue adequar-se a uma profissão que já está em alta e assim continuará.

Inclusive, esse profissional está sendo muito requisitado por clubes em várias modalidades esportivas, com o objetivo de melhorar a performance dos atletas por meio dos dados estatísticos.

4. Profissional de saúde mental

Como as empresas estão exigindo cada vez mais dos profissionais com um alto nível de competitividade, os problemas com a saúde mental também estão crescendo.

Assim, existe um mercado aberto para psiquiatras e terapeutas, principalmente para contribuir com a busca pela qualidade de vida.

Afinal, muita gente enfrenta adversidades na vida que necessitam de um tratamento, podendo ser depressão, estresse, ansiedade, alcoolismo, síndrome do pânico, bipolaridade etc.

5. Enfermeiro

Na área da saúde, a enfermagemestá em alta pelo fato do aumento das demandas em razão do coronavírus e, também, por conta do crescimento da expectativa de vida da população.

Assim, a necessidade de enfermeiros está presente não só em hospitais e clínicas, como também em residências, asilos, casas de repouso e, até mesmo, nas empresas.

Outra vertente na profissão é o cuidador de idosos, que também tem um vasto campo pela frente.

6. Youtuber

Sonho de muitos jovens e realidade para quem tem determinação, boas ideias e carisma. Ser youtuber agora é profissão, e tudo indica um crescimento nessa forma de geração de renda.

Mas é preciso profissionalizar-se. Por isso, mesmo que você domine uma área, como games, a dica é fazer cursos de edição de vídeo, marketing digital, além de investir em bons equipamentos de iluminação e captação de imagem.

microfone na frente da tela de computador: melhores empregos

7. Economista

A economia está com altos e baixos nos últimos anos, e as empresas querem encontrar soluções para fazerem mais com menos, de olho no aumento da lucratividade.

Por isso, economistas que conseguem melhorar os resultados em uma companhia são muito assediados pelo mercado. Outro setor com força e continuará tendo na profissão é os investimentos.

8. Analista de Recursos Humanos

O setor de RH de qualquer empresa está passando por um processo de transição por causa da automatização. Agora, os gestores querem recrutamentos que reflitam em contratações que tragam talentos e retenham esses profissionais.

Mas os processos só conseguem atingir pessoas altamente capacitadas quando o setor de RH está atualizado e com propostas que façam parte dos ideais de vida dos profissionais que têm se destacado em suas áreas.

Como a busca por talentos faz a diferença, assim como a oferta de um ambiente corporativo saudável, quem atuar com RH terá boas oportunidades no futuro.

9. Piloto de drone

Imagens aéreas estão em alta, inclusive os drones estão sendo muito utilizados no monitoramento de várias cidades. No entanto, falta mão de obra qualificada, com certificações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Inclusive, quem se capacitar nessa área pode trabalhar com o agronegócio, um mercado altamente promissor no Brasil.

10. Agronegócio

O agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira e tem vagas para quem faz Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Medicina Veterinária, Administração Rural etc.

Como a necessidade por alimentos só cresce no mundo, o campo ainda terá muitas notícias positivas no futuro. E o Brasil se destaca nesse setor.

11. Nutrição

Nutrição está entre os melhores empregos pelo fato de as pessoas estarem cada vez mais preocupadas com o bem-estar e a qualidade de vida.

Dessa forma, empresas, governos e cidadãos estão em busca de cardápios que sejam saudáveis e nutritivos, valorizando os alimentos de cada país, ou seja, quem faz esse curso pode obter o tão almejado sucesso.

Como escolher uma profissão?

A escolha de uma profissão é uma das tarefas mais difíceis na vida de um jovem. A primeira dica é você observar quais são as áreas do conhecimento que mais te atraem, pois isso já é um indicador que reduz as opções.

Por exemplo, se você é fã de Português, História e Geografia, as profissões de Humanas certamente serão mais atraentes. Dessa maneira, fica mais fácil definir um curso de acordo com o seu perfil.

Observe se você gosta mais de ler ou de fazer contas, se tem facilidade com comunicação, liderança e organização. Tudo auxilia no processo de escolha.

No entanto, vale a pena fazer um teste vocacional, pois, com ele, todas as suas habilidades e preferências serão analisadas, trazendo opções que estejam alinhadas com o seu jeito de ser e seus ideais de vida.

Onde estudar?

Os melhores empregos apresentados neste post são consequência de vários anos de esforços em uma faculdade e especializações.

É possível optar por cursos presenciais, semipresenciais ou a distância. Veja algumas instituições que oferecem as formações citadas ao longo deste post:

  • Centro Educacional Anhanguera;
  • Faculdade Pitágoras;
  • Universidade Paulista (Unip);
  • Estácio de Sá;
  • Unopar;
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade de Taubaté (Unitau);
  • Fundação Getulio Vargas (FGV);
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Portanto, como você percebeu ao longo deste post, existem várias profissões que estão sintonizadas com os melhores empregos. Além das citadas, existem muitas outras, ou seja, invista sempre em seus potenciais e em profissões que estejam alinhadas com os seus ideais de vida.

E você, que chegou até aqui, mas ainda não se identificou com nenhum curso superior? Aproveite e saiba o que é um teste vocacional e como pode ter ajudar!

Extensivo 2023
Você pode gostar também