Não são poucas as pessoas que se questionam sobre quais os cursos em alta para 2021, viu? Essa dúvida surge porque elas já estão pensando mais à frente, quando vão começar a ganhar experiência profissional (com estágio, vaga de trainee e/ou emprego).

Extensivo 2023

Afinal de contas, quanto mais aquecido estiver o mercado, maiores são as chances de empregabilidade — e não é só isso, tá? Aumentam também as possibilidades de se ter uma carreira estável, com um bom salário, flexibilidade no horário de trabalho e diferentes locais de atuação. Ou seja, só perspectiva boa para o futuro!

Por essa razão, resolvemos responder o seu questionamento e mostrar quais graduações vão ser as mais relevantes deste ano em diante. Confira!

Quais são os cursos em alta para 2021?

Para apontarmos os cursos em alta para 2021, estamos nos baseando nas mudanças globais que ocorrem não só no Brasil, mas em todo o mundo por conta do surgimento da pandemia de Covid-19. Desde o início, ela colocou em destaque alguns setores que se tornaram imprescindíveis para o combate e a contenção dessa crise sanitária.

Estamos falando das profissões do ramo da saúde que ocuparam (e ainda ocupam em 2021) a linha de frente de atuação tanto no SUS quanto na rede privada de saúde, promovendo o tratamento, o acompanhamento clínico e a reabilitação de milhões de pessoas.

Além disso, a pandemia afetou profundamente o funcionamento do mercado, levando milhares de empresas a decretarem falência e a remodelarem o negócio que tinham durante os períodos de lockdown.

Isso deixou em evidência a importância de uma boa gestão e um correto controle administrativo a longo prazo para as organizações.

Vale mencionar ainda que muitas companhias passaram a adorar o modelo home office de trabalho, o que passou a demandar acesso remoto aos servidores internos dos departamentos, plataformas de tarefas compartilhadas e o dobro de serviços de TI.

O trabalho se tornou digital e isso impactou a forma como usamos a internet e como ocorre o tráfego de informações nela. Diante de tudo isso que falamos, veja, abaixo, quais graduações vão se destacar em 2021 enquanto o país se encaminha para controlar e, enfim, pôr um fim na Covid-19.

Psicologia

Começamos com a Psicologia. Com um total de cinco anos de duração, esse curso o capacita para trabalhar com saúde mental — um assunto que recebeu muita atenção ao longo da pandemia.

Afinal, a falta do bem-estar psicoemocional é capaz de desencadear não só diversos transtornos mentais, como agravar os sintomas de doenças físicas. Portanto, cuidar da mente é essencial em tempos críticos para manter o mínimo de qualidade de vida.

cursos em alta 2021

Biomedicina

A Biomedicina, por sua vez, dura cinco anos e é responsável por formar os profissionais que vão atuar com o desenvolvimento de pesquisas e testes com análises clínicas de diferentes patologias, ajudando a identificar, a tratar e a prevenir os agentes causadores delas.

É uma carreira com um papel muito importante, pois o trabalho feito permite salvar vidas e evitar que doenças causadas por vírus, bactérias e outros parasitas se tornem novas pandemias.

Administração

A Administração é um curso que dura quatro anos e fornece as habilidades necessárias para atuar com todas as etapas da criação e da implementação de um negócio.

Além disso, ela o auxilia a conhecer os aspectos legais, tributáveis, financeiros, ambientais e fiscais envolvidos em negociações comerciais, contratações trabalhistas, adoção de sociedades, abertura de novos empreendimentos etc. Ou seja, pontos essenciais para deixar uma companhia no verde, mesmo em momentos de crise.

Rede de Computadores

Por fim, não podíamos deixar de citar um dos cursos tecnólogos em alta para 2021: o de Rede de Computadores. Com duração de dois anos, ele o prepara para trabalhar nas mais diferentes organizações desenvolvendo, coordenando e realizando a manutenção dos sistemas de redes que serão utilizados por funcionários, parceiros e até os clientes delas.

Ou seja, espaços virtuais que servem para distribuir dados, armazenar arquivos, compartilhar informações pessoais, registrar dados bancários e financeiros e muito mais. isto é, ações que podem comprometer diretamente os serviços das empresas, especialmente em um período que o trabalho virtual só aumenta.

Como escolher qual curso fazer?

Você já sabe qual curso estará em alta em 2021, mas está indeciso pela diversidade de opções? Então é uma boa colocar algumas estratégias em prática para encontrar a melhor opção. Por exemplo:

  • pesquise sobre os tipos de funções, cargos, locais de trabalho e média salarial que os profissionais formados em cada curso podem ter quando ingressam no mercado;
  • veja quais são as especialidades disponíveis em cada carreira e qual o foco do trabalho desenvolvido nelas para testar a sua afinidade;
  • informe-se sobre como é o campus onde são ministrados esses cursos e quais são as atividades desenvolvidas em sala de aula e como alternativa extracurricular;
  • converse com acadêmicos que já estão na metade dessas graduações ou mesmo se formando para se inteirar da realidade universitária em cada curso.

Onde fazer os melhores cursos em 2021?

Você se interessou por um ou mais dos cursos em alta para 2021? Então fique atento à lista abaixo, pois reunimos algumas das melhores instituições de ensino do país onde é possível fazer não só essas graduações, mas também pós-graduações. Veja:

Aliás, há duas características compartilhadas por elas — e que, sem dúvidas, vale a pena ressaltar aqui. A primeira é que todas contam com diferentes processos seletivos, como vestibular tradicional, vestibular online e inscrição com nota do Enem.

A segunda, por sua vez, é que elas ofertam bolsas e benefícios variados para os calouros terem menos custos com as mensalidades durante a formação. Bem interessante, não é?

Agora que você já matou a curiosidade e sabe quais os cursos em alta para 2021, comece a avaliar mais a fundo o projeto pedagógico e as atividades curriculares de cada um deles. Quanto mais a fundo você conhecê-los, mais fácil será encontrar a formação que vai realizá-lo pessoal e profissionalmente.

Para ajudar nessa missão, você também pode contar com o nosso teste vocacional que avalia seus hobbies, habilidades e matérias preferidas e aponta a carreira que se encaixa em todas essas características!

Extensivo 2023
Você pode gostar também