Muitos jovens se interessam em conhecer, estudar e até mesmo trabalhar com atividades relacionadas à religião, mas não fazem ideia de que existe um curso voltado especificamente para esse objetivo: a faculdade de Teologia. Se você também sabe pouco a respeito dessa graduação e os diferenciais dela, não se preocupe!

Extensivo 2023

Neste post, não faltam detalhes sobre como ela é no dia a dia, como é possível ingressar nela, as experiências que essa formação proporciona e, inclusive, quais são as possibilidades profissionais existentes para depois do recebimento do diploma. Ficou animado em explorar o curso? Pois vamos ao texto!

Como é a faculdade de Teologia?

O curso de Teologia abre as portas para você conhecer, refletir e investigar mais a respeito do que é a fé, como ela se manifesta e qual foi a evolução que ela teve ao longo da História — mais especificamente, o que contribuiu para o surgimento de diferentes religiões, dogmas e até mesmo escrituras sagradas ao redor do mundo.

Mas não acaba aí, já que ele se aprofunda na crença cristã, resgatando desde as tradições e os rituais que a cercam até a influência dela na cultura e na construção da sociedade ocidental. Abaixo, você confere mais detalhes dessa formação. Veja!

Duração do curso

A duração do curso de Teologia depende diretamente do tipo de habilitação dele. Se for um bacharelado, por exemplo, ele terá oito semestres. Se for uma graduação tecnológica, por outro lado, ele pode variar de quatro a seis semestres.

Grade curricular da faculdade de Teologia

A grade curricular de Teologia explora bastante diferentes conteúdos relacionados à formação das religiões, dedicando uma parte das disciplinas para o debate teórico e reflexivo sobre a estrutura bíblica e os ensinamentos dela. Abaixo, listamos algumas das principais matérias que você terá:

  • Teologia da América Latina;
  • Teologia Sistemática;
  • História do Cristianismo;
  • Teologia e Exegese Bíblica;
  • Filosofia da Religião;
  • Religiões Mundiais;
  • Liturgia Cristã;
  • Tipologia Bíblica;
  • Aconselhamento Pastoral;
  • Teologia Bíblica do Velho e do Novo Testamento.

Estágio obrigatório

Assim como ocorre com outras graduações, o curso de Teologia também conta com estágio supervisionado realizado em instituições conveniadas à faculdade — em algumas instituições pode ser apenas um, em outras cerca de dois.

teologia

Qual a diferença entre Teologia e Ciências da Religião?

Se você pesquisar por faculdade de Teologia na internet, facilmente esbarrará com o curso de Ciências da Religião. Diante disso, é natural se questionar se ambos significam a mesma coisa ou se, na verdade, são formações diferentes. Que tal, então, esclarecermos o assunto para não restarem dúvidas?

A graduação em Teologia, como mostramos, é um estudo aprofundado da fé, geralmente relacionadas à religião cristã. Portanto, ela tem um perfil confessional — que é como definimos uma área ou uma atividade interligada a uma crença específica.

Já a formação em Ciências da Religião segue um caminho diferente. Por mais que também estude a fé, ela não tem uma conexão com uma crença pré-determinada. Ao contrário, esse campo frequentemente pesquisa e compara as diferenças e similaridades entre as religiões.

Logo, são dois cursos distintos — e você pode perceber isso desde o programa pedagógico até a grade curricular de cada formação. Por isso, fique atento para não confundi-los!

Há faculdade de Teologia a distância?

São muitos os motivos para você querer estudar a distância, a começar pela praticidade e pela independência de montar o próprio cronograma de estudos na rotina sem sair de casa.

Para completar, você tem a possibilidade de investir o tempo livre para iniciar outra formação paralela, começar a trabalhar ou fazer cursos livres para deixar o currículo mais robusto e preparado para as seleções de estágio e, futuramente, de emprego.

Além de tudo isso, como estamos em um contexto de pandemia,em que muitas faculdades presenciais estão com as aulas, práticas laboratoriais e atividades acadêmicas presenciais suspensas, não são poucos os estudantes que estão optando pela graduação EAD, viu?

Portanto, se você se encaixa em algum dos casos citados, saiba que há faculdade de Teologia a distância. Afinal de contas, como já falamos, essa é uma graduação essencialmente teórica e expositiva, o que facilita para que ela possa ocorrer em ambientes virtuais sem qualquer prejuízo para o aluno.

Onde estudar Teologia?

Há um dado bem curioso quando se trata de faculdade de Teologia no Brasil: ele não é ofertado nas universidades públicas, apenas nas particulares. Isso se deve ao fato de que a rede pública disponibiliza apenas a graduação em Ciências da Religião. Portanto, se você deseja ser um futuro teólogo, deve pesquisar e avaliar instituições como:

  • Centro Universitário Estácio;
  • Universidade Luterana do Brasil;
  • UniCesumar;
  • UNIASSELVI;
  • Universidade Metodista de São Paulo;
  • Faculdade Pitágoras;
  • Centro Universitário INTA (UNINTA);
  • Faculdade Batista de Minas Gerais;
  • Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA);
  • Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE);
  • Universidade Anhembi Morumbi.

Quanto custa uma faculdade de Teologia?

O valor vai depender da instituição escolhida e dos benefícios que você terá como estudante. Afinal, muitos dos centros universitários particulares destinam vagas para o Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo, que cobre até 100% do valor das suas mensalidades — tornando, assim, a faculdade de Teologia grátis.

Para completar, alguns deles também contam com alternativas extras de bolsas para reduzir as suas despesas durante a vida acadêmica — que podem cobrir parcialmente em até 50% as matrículas e/ou mensalidades ao longo da graduação.

Eligis - teste vocacional e profissional

Como é o mercado de trabalho na área?

É inegável que, após se formarem, muitos teólogos constroem a carreira em igrejas e centros religiosos. Porém, você tem a possibilidade de atuar em diferentes locais do mercado de trabalho.

Por exemplo, em organizações e instituições não governamentais, em capelanias de hospitais e asilos, em editoras gráficas e produtoras audiovisuais eclesiásticas, em centros de pesquisa e coleta de informação, meios de comunicação, universidades etc.

Agora que já sabe o que esperar da faculdade de Teologia, reflita se esse é o curso certo para você. Em caso positivo, não perca tempo: pesquise as instituições que o oferecem, conferindo os diferenciais delas, as opções de vestibular oferecidas e o que é preciso para obter bolsa de estudo. Assim, a sua vida acadêmica começa organizada e com economia!

E já que falamos sobre faculdade a distância, aproveite para entender melhor como elas funcionam e conhecer algumas instituições que são grandes referências nessa modalidade!

Extensivo 2023
Você pode gostar também